Empresa de BPO financeiro: como ela ajuda sua startup a crescer

Empresa de BPO financeiro0
Blog > Financeiro > Empresa de BPO financeiro: como ela ajuda sua startup a crescer

Uma empresa de BPO financeiro funciona como um parceiro estratégico importante para o crescimento da sua startup. 

Ao contratar seus serviços, você pode terceirizar todas as rotinas de finanças para reduzir custos e focar no que realmente interessa: seu core business.

Além disso, passa a contar com relatórios, análises e diagnósticos que deixam você sempre a par do desempenho financeiro do negócio e ajudam na tomada de decisão.

Está avaliando ter o suporte de uma empresa de BPO financeiro? 

Então, continue lendo para entender quais são as vantagens e escolher o parceiro certo para deixar suas finanças em boas mãos.

O que é BPO financeiro?

Uma empresa de BPO financeiro é um prestador de serviços especializado em terceirização da área de finanças

A sigla BPO significa Business Process Outsourcing, ou Terceirização de Processos de Negócio, que é uma tendência global entre empresas de todos os portes e segmentos.

Ao contratar esse tipo de empresa, você pode terceirizar de forma parcial ou integral as atividades financeiras do seu negócio.

Essa é uma estratégia que funciona como uma forma de poupar tempo, reduzir custos e tornar sua gestão mais eficiente.

Na prática, a empresa de BPO financeiro assume o departamento e as principais rotinas dele.

Isso inclui tarefas como gestão do fluxo de caixa, gestão de contas a pagar e a receber, projeções orçamentárias e outras mais.

Com essa parceira, você não precisa se preocupar internamente com demandas do tipo e, de quebra, ganha tempo e recursos para focar no crescimento da sua startup ou scale-up.

E o mais interessante é que esse é um serviço que pode ser ideal para o seu negócio, não importa o tamanho ou a fase em que se encontre.

Apesar de parecer restrito a empresas de maior porte, o BPO Financeiro vem se tornando cada vez mais popular entre os pequenos e médios.

De acordo com uma pesquisa da Clutch realizada em 2021, 8 em cada 10 pequenas empresas dos EUA pretendem terceirizar funções do negócio até o fim do ano. 

Além disso, a área financeira é a segunda mais terceirizada (23%), ficando atrás apenas do departamento de TI (27%). 

BPO x Terceirização: quais são as diferenças?

Afinal, será que existe diferença entre BPO e terceirização? Qual das duas opções é a melhor para a sua empresa? Vamos saber agora!

A terceirização é uma velha conhecida no mundo dos negócios e consiste em contratar empresas ou profissionais quando a sua própria empresa não realiza determinado tipo de serviço.

Uma empresa de BPO não deixa de ser um tipo de terceirização, mas ela atua de forma muito mais completa, com mão de obra altamente qualificada.

Uma empresa de BPO Financeiro, a depender dos serviços contratados, não apenas cuida de determinada área, mas oferece relatórios completos que ajudam no crescimento da organização.

Como atua uma empresa de BPO financeiro?

As empresas de BPO financeiro cuidam de toda a rotina da área de finanças e também atuam com projeções, planejamento estratégico e análises econômico-financeiras. 

O pacote de serviços depende da necessidade da contratante e do escopo firmado entre as partes.

A ideia é que o fornecedor assuma as principais responsabilidades do departamento e ajude a empresa a manter suas contas em dia e acompanhar seu desempenho financeiro. 

Serviços de BPO financeiro

Alguns serviços básicos prestados pela empresa de BPO Financeiro são:

  • Conciliação bancária
  • Emissão de notas fiscais
  • Controle do fluxo de caixa
  • Gestão das contas a pagar e a receber. 

Nas rotinas, também entra a emissão e envio de boletos e geração da DRE (Demonstração de Resultado do Exercício) financeira.

Outra responsabilidade comum do BPO Financeiro é a preparação dos documentos que precisam ser enviados ao contador.

Em contratos mais completos, a empresa pode oferecer análises e diagnósticos financeiros mais aprofundados e serviços estratégicos, como projeção de caixa, orçamento e planejamento financeiro. 

Entretanto, uma empresa de BPO financeiro pode ir além. Ela pode realizar a análise de todos os processos da sua empresa para remodelar e melhorar sua estrutura financeira como um todo.

A área financeira é complexa. E muitas vezes é muito mais difícil resolver o problema internamente – contratando novos funcionários, despendendo tempo e dinheiro – do que terceirizar todo o setor para especialistas.

Além de uma equipe com profundo conhecimento técnico, o setor financeiro pode se beneficiar também das soluções de BPO tecnológicas já utilizadas na empresa terceirizada, que se mantém atualizada na área para manter-se competitiva e oferecer o melhor serviço aos seus clientes.

Por que terceirizar o setor financeiro?

É fácil listar as vantagens que uma empresa de BPO financeiro traz para sua startup. Acompanhe, abaixo, por que terceirizar o setor financeiro:

Foco nas questões estratégicas

As rotinas de um setor de finanças não poupam tempo de uma empresa, pelo contrário. O setor é indispensável dentro de uma empresa, mas as tarefas são bastante burocráticas e complexas. 

Por isso, com uma empresa de BPO financeiro lhe oferecendo suporte, você economiza tempo com rotinas financeiras e pode se dedicar mais às questões estratégicas para escalar seu negócio

Mais economia

Com uma empresa de BPO Financeiro, você reduz custos administrativos, pois sai muito mais caro manter uma área interna com toda a estrutura e pessoal necessário do que terceirizar para uma empresa especializada.

Isso sem contar todo o tempo de contratação da equipe que, no caso de terceirização, já possui pessoal especializado e com experiência de mercado, preparado para enfrentar os diferentes desafios da área.

Mais eficiência na operação

Acompanhe de perto o desempenho financeiro e os KPIs da sua Startup com a informação estratégica repassada pela empresa de BPO Financeiro. 

Com um fornecedor, você tem acesso às últimas tecnologias de gestão financeira sem precisar investir, já que a empresa de BPO financeiro é focada na área. 

Além disso, você tem flexibilidade para contratar e dispensar diferentes serviços conforme o momento do negócio. Se determinada estratégia ou serviço faz sentido para você por apenas determinado período de tempo, ótimo! Basta falar com a empresa contratada e tudo pode ser resolvido de forma simples e fácil.

Sua operação vai ficar muito mais eficiente com uma área administrativa terceirizada.

Como escolher e contratar uma empresa de BPO

Agora que você sabe que a empresa de BPO financeiro vale a pena, só falta encontrar o parceiro ideal.

Veja como escolher o fornecedor certo com estas dicas:

1. Defina suas necessidades

Antes de contratar uma empresa de BPO financeiro, é importante saber exatamente o que você precisa.

Algumas empresas preferem manter uma parte da gestão financeira com a equipe interna, enquanto outras terceirizam toda a área administrativa e estratégica, por exemplo.

Cabe a você analisar as necessidades do seu negócio e procurar um pacote de serviços adequado.

2. Analise o contrato

É fundamental analisar com atenção o contrato com o prestador de serviços de BPO Financeiro.

Nesse documento, será definido o escopo dos serviços e questões importantes, como valores de remuneração, multa rescisória e condições da transferência das funções. 

3. Priorize a segurança

Obviamente, você precisa confiar na empresa que vai ter acesso a todos os seus dados financeiros, já que são informações estratégicas e confidenciais.

Por isso, avalie a reputação do negócio e os recursos de segurança da informação e proteção de dados utilizados. 

4. Avalie o suporte e treinamento

Outro ponto-chave da parceria é a qualidade do suporte e os treinamentos oferecidos pela empresa de BPO financeiro.

Prefira empresas que possuem atendimento em vários canais (e-mail, chat, WhatsApp, telefone, etc.) e se preocupam com o processo de implementação no seu negócio. 

5. Prefira um parceiro estratégico

Você até pode contratar uma empresa de BPO financeiro apenas para cuidar das tarefas repetitivas, mas vai valer mais a pena se a parte estratégica também estiver incluída.

Assim, você pode receber informações valiosas, relatórios e análises contínuas do seu negócio para tomar decisões mais certeiras.

Ainda tem dúvidas sobre as vantagens do BPO? Nós criamos um e-book em parceria com a Conta Azul, que vai te auxiliar a entender tudo sobre o BPO e conhecer os seus benefícios. Baixe agora gratuitamente.

No BPO Financeiro da Comece Com o Pé Direito você tem serviços exclusivos de diagnóstico, projeção orçamentária e envio de relatórios completos para acompanhar a performance da sua empresa.

E nada melhor do que contar com um parceiro que entende o universo das startups e trabalha no mesmo ritmo, concorda? Agora que você sabe como contratar uma empresa de BPO Financeiro, fale com a gente e faça a melhor escolha.

Por que escolher o BPO Financeiro da Comece?

A Comece Com o Pé Direito atua no mercado nacional e internacional há mais de 40 anos.  Ao longo dos anos levamos soluções criativas e efetivas para diferentes empresas. Ajudamos a escalar negócio e vimos muitas empresas crescerem.

 Se você busca mais segurança para a sua startup ou empresa, nossas soluções de BPO são o caminho certo para crescermos juntos, por meio de análise de dados, controle de custos e para tornar sua empresa mais ágil, eficiente e econômica!

A nossa proposta de BPO Financeiro vai desde a emissão de notas fiscais até o seu controle de fluxo de caixa e sua evolução ao longo do tempo. Dentro dos nossos serviços é possível selecionar aquilo que faz mais sentido para você e para a sua empresa.

O futuro da sua empresa começa no agora. Então que tal conhecer os nossos serviços de BPO e garantir a saúde financeira da sua empresa para o futuro? Agende um bate-papo com nossos especialistas e saiba como podemos te ajudar!

Related Posts

Leave a Reply