Empresa de BPO financeiro: como ela ajuda sua startup a crescer

Empresa de BPO financeiro0
Blog > Financeiro > Empresa de BPO financeiro: como ela ajuda sua startup a crescer

Uma empresa de BPO financeiro funciona como um parceiro estratégico importante para o crescimento da sua startup. 

Ao contratar seus serviços, você pode terceirizar todas as rotinas de finanças para reduzir custos e focar no que realmente interessa: seu core business.

Além disso, passa a contar com relatórios, análises e diagnósticos que deixam você sempre a par do desempenho financeiro do negócio e ajudam na tomada de decisão.

Está avaliando ter o suporte de uma empresa de BPO financeiro? 

Então, continue lendo para entender quais são as vantagens e escolher o parceiro certo para deixar suas finanças em boas mãos.

O que é uma empresa de BPO financeiro?

Uma empresa de BPO financeiro é um prestador de serviços especializado em terceirização da área de finanças

A sigla BPO significa Business Process Outsourcing, ou Terceirização de Processos de Negócio, que é uma tendência global entre empresas de todos os portes e segmentos.

Ao contratar esse tipo de empresa, você pode terceirizar de forma parcial ou integral as atividades financeiras do seu negócio.

Essa é uma estratégia que funciona como uma forma de poupar tempo, reduzir custos e tornar sua gestão mais eficiente.

Na prática, a empresa de BPO financeiro assume o departamento e as principais rotinas dele.

Isso inclui tarefas como gestão do fluxo de caixa, gestão de contas a pagar e a receber, projeções orçamentárias e outras mais.

Com essa parceira, você não precisa se preocupar internamente com demandas do tipo e, de quebra, ganha tempo e recursos para focar no crescimento da sua startup ou scale-up.

E o mais interessante é que esse é um serviço que pode ser ideal para o seu negócio, não importa o tamanho ou a fase em que se encontre.

Apesar de parecer restrito a empresas de maior porte, o BPO Financeiro vem se tornando cada vez mais popular entre os pequenos e médios.

De acordo com uma pesquisa da Clutch realizada em 2021, 8 em cada 10 pequenas empresas dos EUA pretendem terceirizar funções do negócio até o fim do ano. 

Além disso, a área financeira é a segunda mais terceirizada (23%), ficando atrás apenas do departamento de TI (27%). 

O que fazem as empresas de BPO?

As empresas de BPO financeiro cuidam de toda a rotina da área de finanças e também atuam com projeções, planejamento estratégico e análises econômico-financeiras. 

O pacote de serviços depende da necessidade da contratante e do escopo firmado entre as partes.

A ideia é que o fornecedor assuma as principais responsabilidades do departamento e ajude a empresa a manter suas contas em dia e acompanhar seu desempenho financeiro. 

Serviços de BPO financeiro

Alguns serviços básicos prestados pela empresa de BPO Financeiro são:

  • Conciliação bancária
  • Emissão de notas fiscais
  • Controle do fluxo de caixa
  • Gestão das contas a pagar e a receber. 

Nas rotinas, também entra a emissão e envio de boletos e geração da DRE (Demonstração de Resultado do Exercício) financeira.

Outra responsabilidade comum do BPO Financeiro é a preparação dos documentos que precisam ser enviados ao contador.

Em contratos mais completos, a empresa pode oferecer análises e diagnósticos financeiros mais aprofundados e serviços estratégicos, como projeção de caixa, orçamento e planejamento financeiro. 

Vantagens das empresas de BPO financeiro

É fácil listar as vantagens que uma empresa de BPO financeiro traz para sua startup.

Acompanhe:

  • Você poupa tempo com rotinas financeiras e pode se dedicar mais às questões estratégicas para escalar seu negócio
  • Você reduz custos administrativos, pois sai muito mais caro manter uma área interna com toda a estrutura e pessoal necessário do que terceirizar para uma empresa especializada
  • Você tem acesso às últimas tecnologias de gestão financeira sem precisar investir, já que a empresa de BPO financeiro é focada na área
  • Você consegue acompanhar de perto o desempenho financeiro e KPIs da empresa com a informação estratégica repassada pelo fornecedor
  • Sua operação fica mais eficiente com uma área administrativa terceirizada
  • Você tem flexibilidade para contratar diferentes serviços conforme o momento do negócio.

Como escolher e contratar uma empresa de BPO

Agora que você sabe que a empresa de BPO financeiro vale a pena, só falta encontrar o parceiro ideal.

Veja como escolher o fornecedor certo com estas dicas:

1. Defina suas necessidades

Antes de contratar uma empresa de BPO financeiro, é importante saber exatamente o que você precisa.

Algumas empresas preferem manter uma parte da gestão financeira com a equipe interna, enquanto outras terceirizam toda a área administrativa e estratégica, por exemplo.

Cabe a você analisar as necessidades do seu negócio e procurar um pacote de serviços adequado.

2. Analise o contrato

É fundamental analisar com atenção o contrato com o prestador de serviços de BPO Financeiro.

Nesse documento, será definido o escopo dos serviços e questões importantes, como valores de remuneração, multa rescisória e condições da transferência das funções. 

3. Priorize a segurança

Obviamente, você precisa confiar na empresa que vai ter acesso a todos os seus dados financeiros, já que são informações estratégicas e confidenciais.

Por isso, avalie a reputação do negócio e os recursos de segurança da informação e proteção de dados utilizados. 

4. Avalie o suporte e treinamento

Outro ponto-chave da parceria é a qualidade do suporte e os treinamentos oferecidos pela empresa de BPO financeiro.

Prefira empresas que possuem atendimento em vários canais (e-mail, chat, WhatsApp, telefone, etc.) e se preocupam com o processo de implementação no seu negócio. 

5. Prefira um parceiro estratégico

Você até pode contratar uma empresa de BPO financeiro apenas para cuidar das tarefas repetitivas, mas vai valer mais a pena se a parte estratégica também estiver incluída.

Assim, você pode receber informações valiosas, relatórios e análises contínuas do seu negócio para tomar decisões mais certeiras.

Ainda tem dúvidas sobre as vantagens do BPO? Nós criamos um e-book em parceria com a Conta Azul, que vai te auxiliar a entender tudo sobre o BPO e conhecer os seus benefícios. Baixe agora gratuitamente.

No BPO Financeiro da Comece Com o Pé Direito você tem serviços exclusivos de diagnóstico, projeção orçamentária e envio de relatórios completos para acompanhar a performance da sua empresa.

E nada melhor do que contar com um parceiro que entende o universo das startups e trabalha no mesmo ritmo, concorda? Agora que você sabe como contratar uma empresa de BPO Financeiro, fale com a gente e faça a melhor escolha.

Related Posts

Leave a Reply