Bootcamp: entenda como funciona o intensivo para programadores

bootcamp0
Blog > Inovação > Bootcamp: entenda como funciona o intensivo para programadores

O bootcamp, sobretudo na área de programação e TI, tem ganhado cada vez mais protagonismo em um mercado escasso de mão de obra qualificada.

Para as startups que precisam desses profissionais para criar soluções e crescer exponencialmente, pode representar uma mina de talentos.

A seguir, descubra o que é e como funciona o bootcamp, assim como as principais vantagens para startups e profissionais do setor.

O que é bootcamp de programação?

Bootcamp é um termo de origem militar adotado pela educação que significa treinamento intensivo para situações reais de combate.

No contexto do mercado de TI, trata-se de uma tática de aprendizado intensivo que capacita e qualifica profissionais em curto espaço de tempo, geralmente semanas ou meses.

Diferentemente dos cursos convencionais, o bootcamp foca em habilidades práticas e no aprendizado das tecnologias mais demandadas pelo mercado de trabalho.

Tem como missão, portanto, ensinar as competências essenciais, de modo a preparar os alunos para funções específicas — no caso do tema do nosso post, para o mundo real da programação.

Como funciona um bootcamp?

Os bootcamps de programação geralmente são oferecidos por escolas especializadas ou plataformas de educação online. 

A grade de programação é intensa e imersiva, o que demanda dos alunos alto nível de comprometimento e dedicação. 

Durante o bootcamp, o participante é exposto a uma combinação de aulas teóricas, projetos práticos, atividades colaborativas e sessões de mentoria. 

A ideia é orientá-lo durante o processo de aprendizado, fornecendo feedback contínuo que o ajude a aprimorar suas habilidades.

Ao sair do bootcamp, o “soldado está devidamente preparado para a guerra” do mercado de trabalho.

Vantagens do bootcamp para programadores e empresas

As vantagens do bootcamp para profissionais e empresas são evidentes, especialmente no contexto atual de mercado.

Conforme reportagem, o déficit de profissionais de TI deve chegar a quase 800 mil em 2025 apenas no Brasil. 

Para quem precisa se qualificar para ocupar uma vaga no mercado, as vantagens do bootcamp são:

  • Aprendizado intensivo em curto espaço de tempo
  • Foco em habilidades reais relacionadas às tecnologias e práticas mais relevantes para o mercado
  • Networking: durante os bootcamps, os alunos têm a oportunidade de construir uma rede de contatos com outros estudantes e profissionais da área.

Para as empresas, as principais vantagens são:

  • Agilidade na contratação, principalmente diante da demanda crescente por talentos de TI, inclusive de empresas internacionais
  • Profissionais atualizados e sintonizados à realidade e à demanda do mercado de trabalho
  • Diversidade de talentos: os bootcamps atraem estudantes de diferentes origens, classes sociais e etnias. 

Se sua startup precisa formar boas equipes, mas os processos de recrutamento convencionais são insuficientes, talvez seja uma boa ideia considerar os bootcamps.

Como vimos, trata-se de uma alternativa ágil e eficaz para a formação de desenvolvedores alinhados às demandas do mercado.

Nesse contexto, você pode promover, patrocinar ou participar de programas intensivos de aprendizagem ou incentivar seus colaboradores a participarem de bootcamps.

Afinal, o treinamento tem vantagens tanto para as organizações que buscam talentos quanto para os profissionais que precisam estar alinhados às tendências tecnológicas.

Gostou do artigo?

Então, deixe seu comentário e aproveite para conhecer as soluções contábeis e financeiras que a Comece com o Pé Direito tem para oferecer!

Somos o principal player contábil especializado em startups e empresas digitais do Brasil.

Deixe uma resposta