Se você quer saber como melhorar o setor fiscal das startups, aqui vão algumas dicas práticas que valem para negócios de todos os tamanhos.
O departamento fiscal, como sabemos, é cheio de burocracias que podem tumultuar a rotina de trabalho se não forem tratadas com a devida atenção.
Com organização e o parceiro certo, você pode melhorar o setor fiscal da sua startup e otimizar rotinas, abrindo caminhos para o crescimento exponencial.
Quer ver como?
Como melhorar o setor fiscal das startups
Para saber como melhorar o setor fiscal das startups, você precisa ter em mente que esse é o principal departamento responsável pela interface empresa-governo.
Suas rotinas são:
- Emissão de notas fiscais
- Escrituração fiscal
- Apuração de tributos
- Entrega de obrigações acessórias.
Confira algumas dicas práticas que podem ser úteis no seu dia a dia:
1. Organize as rotinas do setor fiscal
Mesmo que sua startup esteja na fase de ideação, você precisa organizar as rotinas do setor fiscal para manter o negócio em conformidade com o Fisco e com as boas práticas de mercado.
Para isso, precisará recorrer ao tripé da boa gestão: tecnologia, pessoas e processos.
Significa que precisará de pessoas qualificadas, munidas das ferramentas certas e orientadas por processos bem definidos.
2. Atenção ao gerenciamento de tempo
A falta de gestão de tempo é um grande obstáculo à produtividade em todos os departamentos, inclusive no setor fiscal de startups.
Não é algo simples de fazer, mas tente criar um senso de urgência e estimule o autogerenciamento dos colaboradores.
Há alguns métodos para isso, como o Pomodoro, criado pelo italiano Francesco Cirillo.
3. Automatize processos
A automação, sem dúvida, é um importante passo para melhorar o setor fiscal das startups.
Afinal, com as tecnologias disponíveis é possível capturar notas fiscais, escriturar livros contábeis, calcular guias de impostos e até enviar obrigações acessórias automaticamente.
O nível de complexidade do setor fiscal, claro, depende do tamanho das operações da empresa e do regime tributário adotado.
Uma startup do Inova Simples, por exemplo, tem rotinas bem mais simplificadas do que uma optante pelo Lucro Real.
De toda forma, há ferramentas que podem ser parametrizadas conforme a sua necessidade.
4. Terceirize as rotinas fiscais a uma empresa especializada
A terceirização é uma ótima estratégia de melhoria do setor fiscal de startups, independente do porte ou fase de crescimento.
Uma startup iniciante pode terceirizar todas as rotinas contábeis e fiscais, caso não seja possível contratar profissionais específicos para o setor, por exemplo.
Uma startup late stage, mesmo que tenha um departamento fiscal, pode usar a terceirização de parte da demanda como forma de otimizar a estrutura de custos.
Gestão fiscal em startups e empresas de tecnologia
Sabe quem é parceira de startups e empresas de tecnologia no aprimoramento do setor fiscal, contábil e financeiro?
Somos uma empresa de contabilidade digital especializada em startups e scale-ups que entende como ninguém as necessidades dos negócios inovadores.
Se você precisa melhorar o setor fiscal de sua startup, clique aqui e saiba como receber uma assessoria especializada.
Com a parceria da Comece Com o Pé Direito, você se desgarra das burocracias do dia a dia e ganha tempo para focar no que realmente importa: o crescimento do seu negócio!