Tração em startups: conheça os principais desafios dessa fase

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Alcançar a fase de tração em startups não é tarefa fácil.

Muitos negócios potencialmente escaláveis morrem antes dos primeiros sinais de crescimento exponencial e sequer chegam a tracionar.

Os motivos são os mais diversos, da falta de recursos à reprovação do modelo de negócio pelo público-alvo. 

Chegar à fase de tração significa alcançar a maturidade e se tornar relevante para o mercado, o que também desperta o interesse dos investidores

Siga a leitura para entender melhor quais são os principais desafios desse estágio.

O que é tração em startups?

Tração em startups (growth stage) é uma das últimas fases de desenvolvimento das empresas de tecnologia, quando o negócio alcança o status de maturidade. 

Dependendo da metodologia adotada, a tração pode ser considerada a quarta fase de um total de cinco, como destacado neste artigo.

A essa altura, a empresa já validou seu modelo de negócio, alinhou a solução ao mercado (product-market fit) e está em busca de captar mais clientes.

Quais as demais fases das startups?

Além da fase de tração em startups, outras etapas de crescimento de empresas tecnológicas são:

  1. Ideação (pré-seed): fase de descoberta da ideia, investigação das dores do público e levantamento das hipóteses sobre os produtos e serviços
  2. Validação (seed): fase do MVP (Minimum Viable Product), em que a startup busca confirmar suas hipóteses por meio da experimentação
  3. Operação (early stage): a startup já conseguiu validar o seu produto e tem alguma receita, mas ainda não alcançou o break-even point
  4. Tração (growth stage): fase de crescimento e escalabilidade
  5. Scale-up (expansion stage): a startup já cresceu e se multiplicou (provavelmente com recursos de mais de uma rodada de investimentos) e está próxima do “exit”, evento que marca a saída dos investidores.

Principais desafios da fase de tração em startups

Apesar de ser considerada a fase da maturidade, a tração em startups também tem seus desafios.

Os principais são:

  • Manter o ritmo de crescimento das receitas acima do crescimento das despesas (crescimento exponencial)
  • Aperfeiçoar os canais de aquisição de clientes, também chamado de channel-product fit
  • Pensar em estratégias que vão além do crescimento orgânico, como um processo de M&A (fusões e aquisições) ou internacionalização.

Em entrevista ao Portal Exame, o investidor-anjo e presidente da Associação Anjos do Brasil, Cassio Spina, afirma que escalar é um desafio grande.

“No laboratório, o empreendedor tem tudo sob controle, equipe pequena, gestão simples. Quando vai escalar, tem que começar a implantar processos e controles. Essa transformação é muito difícil”, diz.

Como tracionar a sua startup

A fase de tração em startups, como vimos, marca o início do ciclo de crescimento acelerado do negócio — e crescer dói.

Você precisa criar bases sólidas que sustentem a escalabilidade, o que implica integrar pessoas e processos de forma a garantir que a empresa funcione mesmo quando você não estiver por perto.

Nesse aspecto, algumas dicas são:

  • Estruture uma equipe alinhada com os objetivos da empresa (talvez valha a pena adotar o partnership)
  • Automatize processos e adote métodos ágeis de gestão
  • Ajuste os canais de aquisição de clientes
  • Prepare sua startup para captar recursos
  • Adote a cultura do empreendedorismo colaborativo e crie uma rede de parceiros estratégicos.

Quanto aos processos contábeis e financeiros, uma dica é terceirizar suas demandas com a Comece com o Pé Direito, principal player contábil especializado em empresas inovadoras do Brasil.

Assim, você ganha tempo para focar na tração do seu negócio e escalar.

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