Alcançar a fase de tração em startups não é tarefa fácil.
Muitos negócios potencialmente escaláveis morrem antes dos primeiros sinais de crescimento exponencial e sequer chegam a tracionar.
Os motivos são os mais diversos, da falta de recursos à reprovação do modelo de negócio pelo público-alvo.
Chegar à fase de tração significa alcançar a maturidade e se tornar relevante para o mercado, o que também desperta o interesse dos investidores.
Siga a leitura para entender melhor quais são os principais desafios desse estágio.
O que é tração em startups?
Tração em startups (growth stage) é uma das últimas fases de desenvolvimento das empresas de tecnologia, quando o negócio alcança o status de maturidade.
Dependendo da metodologia adotada, a tração pode ser considerada a quarta fase de um total de cinco, como destacado neste artigo.
A essa altura, a empresa já validou seu modelo de negócio, alinhou a solução ao mercado (product-market fit) e está em busca de captar mais clientes.
Quais as demais fases das startups?
Além da fase de tração em startups, outras etapas de crescimento de empresas tecnológicas são:
- Ideação (pré-seed): fase de descoberta da ideia, investigação das dores do público e levantamento das hipóteses sobre os produtos e serviços
- Validação (seed): fase do MVP (Minimum Viable Product), em que a startup busca confirmar suas hipóteses por meio da experimentação
- Operação (early stage): a startup já conseguiu validar o seu produto e tem alguma receita, mas ainda não alcançou o break-even point
- Tração (growth stage): fase de crescimento e escalabilidade
- Scale-up (expansion stage): a startup já cresceu e se multiplicou (provavelmente com recursos de mais de uma rodada de investimentos) e está próxima do “exit”, evento que marca a saída dos investidores.
Principais desafios da fase de tração em startups
Apesar de ser considerada a fase da maturidade, a tração em startups também tem seus desafios.
Os principais são:
- Manter o ritmo de crescimento das receitas acima do crescimento das despesas (crescimento exponencial)
- Aperfeiçoar os canais de aquisição de clientes, também chamado de channel-product fit
- Pensar em estratégias que vão além do crescimento orgânico, como um processo de M&A (fusões e aquisições) ou internacionalização.
Em entrevista ao Portal Exame, o investidor-anjo e presidente da Associação Anjos do Brasil, Cassio Spina, afirma que escalar é um desafio grande.
“No laboratório, o empreendedor tem tudo sob controle, equipe pequena, gestão simples. Quando vai escalar, tem que começar a implantar processos e controles. Essa transformação é muito difícil”, diz.
Como tracionar a sua startup
A fase de tração em startups, como vimos, marca o início do ciclo de crescimento acelerado do negócio — e crescer dói.
Você precisa criar bases sólidas que sustentem a escalabilidade, o que implica integrar pessoas e processos de forma a garantir que a empresa funcione mesmo quando você não estiver por perto.
Nesse aspecto, algumas dicas são:
- Estruture uma equipe alinhada com os objetivos da empresa (talvez valha a pena adotar o partnership)
- Automatize processos e adote métodos ágeis de gestão
- Ajuste os canais de aquisição de clientes
- Prepare sua startup para captar recursos
- Adote a cultura do empreendedorismo colaborativo e crie uma rede de parceiros estratégicos.
Quanto aos processos contábeis e financeiros, uma dica é terceirizar suas demandas com a Comece com o Pé Direito, principal player contábil especializado em empresas inovadoras do Brasil.
Assim, você ganha tempo para focar na tração do seu negócio e escalar.