Contabilidade para SaaS: 6 momentos em que você vai precisar dela

A contabilidade para SaaS é pensada especificamente para as rotinas e desafios das empresas de software como serviço.

 

Afinal, esse modelo de negócio exige conhecimento sobre o mercado de tecnologia e sobre as leis que regulam suas atividades.

 

Por isso, o contador que atende a empresa SaaS precisa entender quais as melhores alternativas fiscais, como agilizar as rotinas e quais caminhos tomar para o crescimento.

 

Neste artigo, vamos deixar clara a importância da contabilidade para SaaS nos momentos decisivos da empresa.

 

Leia com atenção e veja por que vale a pena contratar o serviço. 

 

O que é contabilidade para SaaS

 

A contabilidade para SaaS abrange todos os serviços contábeis, financeiros, fiscais e trabalhistas para empresas que comercializam software como serviço. 

 

Nesse modelo de negócio, a empresa de tecnologia disponibiliza um software online e “aluga” a tecnologia para seus clientes.

 

Dessa forma, quem contrata paga uma mensalidade para usufruir do sistema pela internet, sem precisar comprar uma licença, instalar o programa no computador ou fazer atualizações. 

 

Ambos saem ganhando nessa dinâmica: os clientes que pagam apenas pelo que usam e não precisam se preocupar com atualização e manutenção do software, e os provedores que conseguem otimizar seus processos e lucrar com uma única solução online. 

 

O contrário dessa modalidade é o tradicional SaaP (Software as a Product), que consiste em vender o software como produto (venda de licença) para ser instalado pelo cliente.

 

Logo, o contador que atende uma empresa SaaS deve estar familiarizado com esses conceitos e entender quais leis e normas se aplicam a esse tipo de negócio — daí a importância de contratar serviços contábeis específicos para SaaS.

 

Importância da contabilidade para SaaS

 

A contabilidade para SaaS é pensada para atender as empresas do ramo em suas especificidades, já que o modelo de negócio é relativamente novo no mercado.

 

Antigamente, a maioria das empresas de tecnologia comercializavam a licença do software ou desenvolviam softwares sob encomenda, obrigando o cliente a instalar o programa e pagar por cada atualização e renovação.

 

Hoje, o SaaS vem ganhando espaço por ser um modelo mais prático, eficiente e vantajoso para empresas e clientes, utilizando a nuvem para a prestação de serviços online. 

 

Mas nem sempre a legislação fiscal e contábil acompanha esses avanços do mercado — principalmente no setor de tecnologia, onde as mudanças ocorrem em alta velocidade.

 

Por isso, muitos empreendedores têm dúvidas na hora de formalizar uma empresa de SaaS ou escolher um regime tributário, por exemplo. 

 

Nessa hora, é importante contar com uma empresa contábil alinhada às tendências do mercado de software, que seja capaz de enquadrar o negócio na lei corretamente e orientar o gestor sobre as melhores opções fiscais e societárias.

 

6 momentos em que você vai precisar da contabilidade para SaaS

 

Se você pretende empreender no mercado de tecnologia ou já tem uma empresa, a contabilidade para SaaS pode ser muito útil para o seu crescimento.

 

Confira alguns momentos em que ela será indispensável. 

 

1. Na hora de definir o tipo societário

 

Na hora de abrir sua empresa de SaaS, será que é melhor se formalizar como Empreendedor Individual (EI), Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) ou Sociedade Empresária?

 

Essas são apenas algumas das opções, mas só o contador pode dizer qual é mais indicada para abrir seu negócio de software como serviço. 

 

2. Na escolha das atividades da empresa

 

Afinal, o governo reconhece o modelo SaaS como prestação de serviços ou venda de produto?

 

Essa é uma pergunta fundamental para determinar o código CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) da empresa, que define qual a atuação do negócio e como ele será tributado/fiscalizado.

 

Como esse tipo de empresa vende a licença de uso do software, significa que o cliente não é dono da ferramenta, e sim usuário da mesma — logo, é considerado um serviço. 

 

Então, cabe à contabilidade definir com quais códigos a empresa será registrada de acordo com as atividades (Ex: Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis ou não customizáveis). 

 

3. Na definição do regime tributário

 

O regime tributário determina como serão cobrados os impostos da sua empresa, e há basicamente três opções: Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido.

 

Para a maioria das startups SaaS, o regime do Simples Nacional costuma ser o mais vantajoso, já que simplifica o recolhimento unindo todos os tributos em uma única guia. 

 

Mas atenção: para garantir o enquadramento pelo Simples, é preciso escolher os códigos de atividade corretos e ter certeza de que a empresa se encaixa nos requisitos.

 

Com o apoio da contabilidade para SaaS, você escolhe a opção mais vantajosa e não corre o risco de pagar impostos a mais ou ter problemas com a tributação

 

4. Na gestão contábil do dia a dia

 

A empresa de contabilidade para SaaS oferece serviços completos de contabilidade para manter as obrigações da empresa em dia e facilitar sua gestão.

 

Melhor ainda quando os serviços são prestados online, acompanhando o ritmo da sua empresa e agilizando o contato com os contadores.

 

Além disso, você terá apoio para emitir notas fiscais e boletos, fazer sua conciliação bancária e acompanhar o fluxo de caixa, por exemplo.

 

5. Na tomada de decisão

 

Outra função da contabilidade é fornecer informações importantes para você tomar decisões mais certeiras na gestão.

 

Com relatórios contábeis que mostram a situação econômica e financeira do negócio, fica mais fácil traçar as estratégias de crescimento da empresa, controlar custos, planejar investimentos e várias outras ações. 

 

6. Na captação de investimentos

 

Se você quer impressionar investidores e captar recursos para crescer, peça ajuda ao contador especializado em SaaS.

 

Ele saberá orientar você sobre como apresentar os relatórios de desempenho contábil e financeiro da empresa, além de deixar o negócio pronto para auditorias e Due Diligence

 

Contrate sua contabilidade para SaaS na Comece com o Pé Direito

 

A Comece com o Pé Direito é especialista em serviços contábeis online para startups e scale-ups — inclusive contabilidade para SaaS. 

 

Nós entendemos seu modelo de negócio e trabalhamos como parceiros para impulsionar seu crescimento e deixar todas as obrigações em dia.

 

Entre as soluções oferecidas, estão a gestão das rotinas contábeis, BPO Financeiro, pronto atendimento para mudanças nas leis, relatórios e análises financeiras, elaboração de folha de pagamento e muito mais. 

 

Entendeu como a contabilidade para SaaS é importante para o seu negócio?

 

Então, fale com a gente para contratar serviços sob medida e simplificar sua gestão.