DataBase as a Service: o que é, como funciona, exemplos e vantagens

database as a service0
Blog > Inovação > DataBase as a Service: o que é, como funciona, exemplos e vantagens

Pensando em adotar soluções DataBase as a Service em sua startup?

Com o avanço da tecnologia, a maneira como as empresas gerenciam e utilizam seus dados também mudou e isso tem tudo a ver com os negócios inovadores.

Afinal, uma solução em nuvem que dispensa servidores nativos e garante escalabilidade sob demanda oferece vantagens que vão além da otimização de custos.

Quer saber mais sobre o que é e como funciona o DataBase as a Service?

No texto a seguir, entenda o conceito, suas aplicações práticas e conheça exemplos reais.

O que é DataBase as a Service (DBaaS)?

DataBase as a Service (DBaaS) é um modelo de serviço que oferece armazenamento e gestão de bancos de dados totalmente em nuvem, sem a necessidade de servidores próprios.

Em vez de gerenciar a própria infraestrutura de dados, a empresa utiliza um serviço de banco de dados hospedado e gerenciado por uma empresa terceirizada.

Trata-se de uma estratégia semelhante ao software como serviço (SaaS), analytics as a service ou finance as a service.

A ideia é simplificar processos e reduzir burocracias, principalmente entre empresas inovadoras que precisam focar no core business e otimizar a alocação de recursos.

Como funciona o DataBase as a Service?

Pelo modelo DataBase as a Service, o provedor de serviços em nuvem gerencia toda a infraestrutura, incluindo servidores, armazenamento, atualizações, segurança e backup. 

Como cliente, você pode acessar e gerenciar seu banco de dados por meio de interfaces web ou APIs fornecidas pela empresa contratada.

Como o DataBase pertence ao provedor e você paga somente pelo que usa, é função dele atualizar as tecnologias e manter os níveis de protocolo de segurança.

Exemplos de DataBase as a Service

As big techs também são as mais conhecidas por oferecerem soluções DataBase as a Service.

A seguir, confira alguns exemplos:

  • Amazon RDS (Relational Database Service): oferece uma variedade de bancos de dados relacionados, como MySQL, PostgreSQL, Oracle e SQL Server, gerenciados pela Amazon Web Services (AWS)
  • Microsoft Azure: fornece banco de dados SQL totalmente gerenciado, escalável e seguro
  • Google Cloud SQL: oferece uma variedade de opções de banco de dados relacionais, incluindo MySQL, PostgreSQL, SQL Server e Bigtable.

Vantagens do DataBase as a Service

O DataBase as a Service oferece diversas vantagens para empresas de diferentes tamanhos e segmentos que precisam de uma infraestrutura confiável, escalável e com o melhor custo x benefício.

Confira as principais:

  1. Simplicidade e agilidade: o DBaaS geralmente oferece uma configuração rápida e fácil, o que acelera o desenvolvimento de aplicativos e projetos
  2. Redução de custos: ao adotar o DataBase as a Service, sua startup elimina a necessidade de investir em hardware e em equipes especializadas
  3. Escalabilidade sob demanda: os provedores de DataBase as a Service também oferecem escalabilidade automática — é possível aumentar ou reduzir a demanda de acordo com as necessidades
  4. Segurança: é função dos provedores ainda a implementação de protocolos de segurança que atendam à legislação, em especial à LGPD.

Como podemos ver, o DataBase as a Service é uma tendência quando o assunto é gestão de bancos de dados.

Assim como as demandas contábeis, fiscais, financeiras e trabalhistas em relação à gestão do negócio como um todo.

Terceirizá-las a uma empresa contábil que entende o universo das empresas inovadoras, como a Comece com o Pé Direito, certamente é a melhor solução.

Deixe uma resposta