Gestão de caixa: o que é, qual a importância e como fazer?

gestão de caixa0
Blog > Financeiro > Gestão de caixa: o que é, qual a importância e como fazer?

Como está a gestão de caixa da sua empresa?

Há liquidez o suficiente para os compromissos de curto e médio prazo?

Como gestor de negócios, você precisa ter respostas de “bate-pronto” para perguntas como essas.

Do contrário, suas operações podem estar em risco.

Ao longo deste texto, vamos explorar o conceito de gestão de caixa e destacar como o BPO financeiro pode ser seu grande aliado nessa tarefa.

Preparado?

O que é gestão de caixa?

Gestão de caixa é o conjunto de ferramentas e estratégias por meio das quais o CFO administra o dinheiro em uma startup, incluindo receitas, custos/despesas e investimentos.

Em outras palavras, é a gestão de entradas e saídas de capital, de modo a garantir que a empresa tenha dinheiro o suficiente para cumprir com suas obrigações, principalmente as de curto e médio prazo.

O termo “caixa” no contexto financeiro significa reserva em espécie, provisão em dinheiro ou investimentos de alta liquidez (resgatáveis a qualquer momento). 

A gestão de caixa, portanto, é o manejo desse dinheiro de forma que não falte recursos para pagar as contas e investir nos projetos relevantes.

Qual a importância da gestão de caixa nas empresas?

A gestão de caixa é fundamental para a saúde financeira das empresas por diferentes motivos.

Sem o gerenciamento correto dos recursos, é impossível prever problemas a tempo de solucioná-los, como o risco de liquidez

Além disso, uma boa gestão de caixa auxilia na tomada de decisões estratégicas, como investimentos, expansão, pagamento de dívidas ou distribuição de lucros.

Vale ressaltar que o caixa pode ser gerado pelas atividades operacionais, pelas atividades financeiras (rendimento de investimentos) ou pela injeção de capital de investidores.

Como fazer a gestão de caixa de forma eficiente?

Para fazer uma gestão de caixa eficiente e alinhada aos objetivos do seu negócio, você pode seguir um roteiro com os seguintes passos:

Registre todas as transações financeiras

Esse primeiro passo é também o mais importante

Mantenha um registro preciso de todas as entradas e saídas de dinheiro, incluindo vendas, despesas, recebimento de clientes e pagamentos a fornecedores.

Sem os registros detalhados, não é possível fazer a contabilidade do negócio ou estruturar indicadores de desempenho.

Elabore um fluxo de caixa

Crie também uma projeção de fluxo de caixa, considerando receitas e despesas previstas. 

Esse planejamento orçamentário ajudará a antecipar momentos de maior ou menor necessidade de recursos.

Adote uma política austera de controle de gastos

A gestão de caixa envolve limites e controles rigorosos sobre os gastos, garantindo que não ultrapassem a capacidade de pagamento da empresa.

Estratégias de terceirização de atividades menos relevantes e automação de processos podem ajudar muito nisso.

Utilize tecnologia e sistemas integrados

A tecnologia é uma grande aliada, portanto, faça uso de softwares de gestão de caixa que otimizem as transações e facilitem a análise de dados.

Como o BPO financeiro facilita a gestão de caixa?

O BPO financeiro, estratégia de terceirização de todas as rotinas do seu negócio, pode facilitar muito a gestão de caixa por diferentes razões.

Ao contar com apoio de especialistas em processos financeiros e gestão de contas você ganha tempo e economiza recursos — afinal, não precisa contratar equipes e manter estrutura para isso.

A Comece com o Pé Direito oferece BPO financeiro completo para startups, scale-ups e outras empresas digitais, incluindo dashboards e relatórios de Business Intelligence.

Fale conosco e saiba mais!

Deixe uma resposta