A análise de dados financeiros é uma prática essencial na busca pela compreensão da saúde financeira de um negócio.
Sem ela, nenhum gestor pode tomar decisões de qualidade que garantam a sustentabilidade no longo prazo.
Afinal, todas as operações e transações, seja de uma startup ou de uma grande corporação, têm relação direta com as finanças.
Mas como fazer uma análise do jeito certo?
É preciso um analista financeiro full time para essa missão?
Nas próximas linhas, vamos explorar as virtudes da análise de dados financeiros e o que a tecnologia e a inteligência de dados contábeis têm a ver com isso.
O que é análise de dados financeiros?
A análise de dados financeiros é o exame minucioso das informações contábeis e financeiras de uma startup, visando entender seu desempenho, eficiência operacional, solidez financeira e potencial de crescimento.
Envolve, portanto, uma avaliação completa do fluxo de caixa presente e futuro, DRE, balanço patrimonial e outros registros contábeis.
O principal propósito da análise de dados financeiros é fornecer insights valiosos à tomada de decisão a partir de informações confiáveis e de fácil compreensão.
Com a transformação digital, esse trabalho ficou mais fácil e nem é preciso ser um especialista em planilhas para decifrar os dados financeiros de um negócio.
Há ferramentas capazes de automatizar o processo de tratamento e análise de dados financeiros, fornecendo relatórios completos e atualizados sobre as operações.
É a beleza das soluções de business intelligence, machine learning e IA.
Se parametrizadas do jeito certo, podem processar grande quantidade de dados, analisar padrões e tendências e orientar planos futuros com base na análise preditiva.
Qual a importância da análise de dados financeiros nas empresas?
O papel que a análise de dados financeiros é fundamental à boa gestão de todo negócio, seja uma startup em fase de ideação ou uma grande corporação listada em bolsa.
Ao fornecer uma visão clara e detalhada da saúde financeira, permite aos gestores identificar os pontos fortes e os que precisam ser melhorados.
A seguir, confira algumas das razões pelas você deve considerar a análise de dados financeiros no seu cotidiano enquanto gestor encarregado de tomar decisões:
Avaliação da saúde financeira
Uma das principais vantagens da análise de dados financeiros é o diagnóstico da saúde da empresa.
Por meio de relatórios e indicadores (falaremos mais deles adiante), você tem um raio X completo das finanças: capital de giro, equivalentes de caixa, índices de liquidez, etc.
Identificação de tendências e padrões
Os dados financeiros históricos também permitem observar padrões e tendências que ajudam a antecipar acontecimentos.
Mesmo no contexto volátil das startups, o passado é o principal indicativo de como será o futuro — embora nenhuma previsão seja uma “profecia”.
Identificação de gargalos, inclusive em outras áreas
A análise de dados financeiros tem capacidade de descobrir ainda ineficiências em outras áreas, como o setor operacional, comercial ou de marketing.
Isso é possível porque todos os setores e departamentos têm influência e são influenciados pelo financeiro.
A campanha de marketing, o suporte de TI, o desenvolvimento de produtos ou o custo de armazenagem de um estoque são alguns exemplos.
Se uma operação mal sucedida respinga no caixa, uma análise financeira pode rastrear o problema e abrir caminhos para medidas corretivas.
Acesso a investimentos
Uma startup que leva a sério as finanças e usa a inteligência de dados para gerir com profissionalismo sua contabilidade certamente tem mais chances de conseguir a atenção de investidores.
Além do mais, nenhum agente do mercado de capitais investiria em um projeto sem uma análise de dados financeiros consistente.
Faz parte das premissas básicas da due diligence.
Exemplos de dados financeiros para monitorar e analisar
A análise de dados financeiros é a base dos KPIs e outras métricas usadas por startups para monitorar o desempenho e planejar investimentos.
Nesse contexto, os principais indicadores usados por empresas de alto potencial de escalabilidade são:
- CAC (Custo de Aquisição de Clientes): indicador que reúne todos os gastos para transformar leads em clientes, como campanhas de marketing, comissão de vendas ou custos com marketplace
- CAC Payback: indicador financeiro que mede o tempo de retorno de cada investimento feito na captação de clientes
- LTV (Lifetime Value): mede quanto cada cliente desembolsou durante o tempo em que fez negócios com a empresa
- CAC/LTV: indica se o cliente está deixando mais ou menos dinheiro do que o “investimento” na sua captação
- MRR (Receita Mensal Recorrente): indicador muito comum em startups que oferecem soluções como serviço usado para calcular as receitas que dão previsibilidade de caixa.
Esses são apenas alguns exemplos de indicadores que podem ser alimentados pela análise de dados financeiros, mas há diversos outros, como margem de lucro, ROI, ROE, Ebitda, etc.
Cabe mencionar que todo indicador tem qualidades e defeitos.
Para que a análise seja completa, a dica é fazer um cruzamento de indicadores, como o CAC/LTV, de modo a obter uma visão holística da performance do negócio.
Como fazer a análise de dados financeiros?
A análise de dados financeiros exige uma abordagem sistemática e aprofundada que pode ser conduzida da seguinte maneira:
1. Identificação de metas e objetivos
O primeiro passo para fazer uma análise de dados financeiros completa é definir claramente os objetivos da análise.
O que você deseja avaliar?
Quais perguntas precisa responder?
Quais planos precisa traçar com base no resultado da análise?
2. Aplicação de ferramentas e técnicas analíticas
Em seguida, você precisará escolher as ferramentas de análise de dados — softwares especializados, aplicativos — para coletar dados, calcular índices e criar gráficos.
3. Coleta e organização de dados
Para que o resultado da análise dos dados financeiros seja fidedigno, você precisa se certificar de que os bancos de dados são confiáveis.
As ferramentas precisam acessar todos os dados financeiros relevantes, incluindo projeções financeiras, extratos bancários e registros contábeis.
4. Elaboração de relatórios e recomendações
Por fim, crie relatórios claros e concisos que destaquem as descobertas e forneçam insights e recomendações de valor.
Contabilidade consultiva com análise de dados financeiros
Como vimos, a análise de dados financeiros é item obrigatório do check list de todo CEO, CFO ou outro cargo C-level envolvido nas decisões estratégicas de uma startup.
A Comece com o Pé Direito é o principal hub de soluções contábeis e financeiras para startups, scale-ups e empresas digitais do Brasil.
Além de pacotes completos de serviços para o seu backoffice, oferecemos contabilidade consultiva com inteligência de dados que traça um raio-x completo do seu negócio.
Conheça nossas soluções de BI para decisões estratégicas baseadas em dados.