Interessado em saber mais sobre growth capital?
No universo dos investimentos em empresas privadas, essa é uma categoria intermediária localizada entre a fase de tração e a de consolidação.
Afinal, como funciona o growth capital?
Quais são os investidores desse estágio?
Como se preparar para captar recursos com foco em crescimento?
Para esclarecer essas e outras dúvidas, avance na leitura até o final deste artigo.
O que é growth capital?
Growth capital (capital de crescimento) é um tipo de investimento destinado a startups e scale-ups em fase de profissionalização e expansão.
Diferentemente do seed e do venture capital, o growth capital busca modelos de negócios já validados e com histórico de resultado.
Trata-se, portanto, de um estágio intermediário entre as fases embrionárias e a consolidação do negócio, quando a empresa alcança sua velocidade de cruzeiro.
Podemos dizer que os investidores de growth capital são, de certo modo, moderados: não se arriscam tanto a ponto de colocar dinheiro em uma ideia incipiente.
Mas também não se contentam em investir em empresas maduras que já entregaram seu potencial de crescimento.
Como funciona o growth capital?
O growth capital funciona como um tipo de investimento em equity, no qual o investidor aporta recursos na startup em troca de participação societária.
Uma rodada de captação desse porte envolve o cumprimento de algumas etapas, como:
- Identificação de investidores, que podem ser instituições financeiras, fundos de private equity ou grupos de investimento especializados
- Negociação de termos e condições do investimento, incluindo o volume de capital a ser investido em troca da participação societária
- Due diligence, incluindo uma análise detalhada das finanças e das operações
- Aporte do growth capital após a conclusão das negociações e da diligência prévia
- Monitoramento e apoio por parte dos investidores, que podem contribuir com sua experiência e networking.
Como conseguir growth capital para a sua empresa?
Agora que você sabe como funciona o growth capital, confira algumas dicas de como conseguir acesso a esses recursos para crescer.
1. Profissionalize sua startup
Antes de buscar o growth capital, avalie cuidadosamente a saúde financeira da sua empresa e defina metas claras de crescimento.
Os investidores têm muito interesse em saber como o dinheiro deles será usado e de que forma a alocação contribuirá para o crescimento exponencial.
2. Construa uma rede de relacionamentos
Networking é fundamental para atrair investidores de growth capital.
Participe de eventos, conferências e feiras relacionadas ao setor para conhecer pessoas que fazem parte desse universo.
3. Construa um plano sólido
Um bom plano de negócios deve incluir projeções financeiras realistas e uma estratégia clara para o crescimento da empresa.
Mostre como o growth capital será usado para gerar retornos sólidos, seja por meio de novas linhas de produtos, abertura de filiais ou processo de M&A.
Contabilidade consultiva e BPO para organizar o seu financeiro
Se você está interessado em conseguir capital e turbinar seus planos de crescimento, o primeiro passo é fazer o dever de casa e se preparar.
A boa notícia é que a Comece com o Pé Direito pode te ajudar.
Aqui você conta com contabilidade consultiva, business intelligence e soluções avançadas em BPO e BPM financeiro para manter as contas em dia.
Oferecemos também consultoria específica em Due Diligence para startups e investidores, visando preparar o seu negócio para as rodadas de investimento.
Com a Comece com o Pé Direito, seu negócio vai muito mais longe!