Startup em crescimento: saiba como elevar o seu negócio a um outro patamar

startup em crescimento0
Blog > Empreendedorismo > Startup em crescimento: saiba como elevar o seu negócio a um outro patamar

Uma startup em crescimento já passou pelas fases de ideação e validação e muito provavelmente conseguiu a tração necessária para crescer exponencialmente.

A esta altura, os principais riscos de incubação e de product market fit ficaram para trás, mas ainda há desafios importantes a serem superados.

Para se tornar uma scale-up, pode precisar de novas rodadas de investimentos para adequar sua estrutura, além de profissionalizar a gestão e o departamento financeiro.

Siga a leitura e descubra como promover o crescimento de sua startup e elevar o seu negócio a outro patamar.

Quer ver sua startup em crescimento? Saiba como

Os elementos necessários a uma startup em crescimento reúnem análise de mercado, visão de negócios e um plano estratégico alinhado aos métodos ágeis e lean startup.

Não há uma receita pronta, afinal, cada negócio tem sua proposta de valor.

De todo modo, reunimos a seguir algumas dicas que podem ajudar você a promover o crescimento de sua startup, independentemente do setor ou segmento de atuação. 

1. Valide sua proposta de valor

Uma startup em crescimento precisa, antes de tudo, validar sua proposta de valor junto ao público-alvo.

Trata-se de uma fase que ocorre logo após a ideação, conhecida também como etapa pré-seed, em que a ideia de negócio ainda está sendo lapidada.

Os testes de mercado são feitos principalmente por meio do MVP (Minimum Viable Product), cujo objetivo é captar o feedback do público acerca da solução proposta. 

Sem validação, simplesmente não há crescimento.

2. Aprimore a experiência do cliente

Uma startup em crescimento também deve concentrar-se em oferecer uma experiência excepcional ao cliente.

O foco no cliente, como defende Steve Blank, empreendedor do Vale do Silício, deve acompanhar todas as etapas de crescimento de um negócio inovador. 

Portanto, facilite o processo de compra, dê suporte pós-venda e contribua com a satisfação do seu cliente, tornando-o um defensor da sua marca

3. Atraia e retenha talentos

Nenhuma startup em crescimento mantém sua trajetória ascendente sem uma equipe qualificada o suficiente para desenvolver soluções que atendam às expectativas do mercado. 

Sobretudo no segmento de Tecnologia da Informação (TI), há um “apagão” de mão de obra que afeta diretamente as empresas inovadoras.

Além da escassez de profissionais qualificados, o mercado sofre ainda com a concorrência de empresas internacionais que contratam brasileiros.

Nesse contexto, para atrair e reter os melhores talentos, a dica é promover um processo criterioso de recrutamento e seleção com uma política clara de benefícios.

Você pode criar um plano de cargos e salários que proporcione o crescimento dos colaboradores ou adotar o partnership, estratégia que eleva os melhores profissionais ao status de sócio.

4. Prepare-se para novas rodadas de investimento

Para uma startup em crescimento, mesmo que as operações garantam algum resultado econômico-financeiro, novas rodadas de investimento podem ser necessárias para alavancar o crescimento.

Há diferentes fontes de recursos para bons projetos, como investidores-anjo, fundos venture capital, subsídios governamentais ou equity crowdfunding.

Com as regulamentações recentes, vale destacar as plataformas digitais de financiamento como veículos de captação de grande potencial, dado o alcance da internet.

O que uma startup em crescimento deve fazer para conseguir investidores?

Uma startup em crescimento certamente tem mais chances de conseguir investidores do que uma startup em fase de ideação ou validação.

Ao alcançar o growth stage, o negócio já está em operação, o que significa que há histórico para mostrar, mesmo que o break-even ainda não seja realidade.

Vale destacar, no entanto, que conseguir investidores, mesmo para uma startup em crescimento, não é simples e fácil.

Ainda mais em cenários de aperto monetário, nos quais os investidores ficam reticentes quando o assunto é venture capital.

As oportunidades, contudo, existem e o mercado de capitais não para. 

Sendo assim, confira algumas dicas que podem aumentar suas chances de sucesso em uma rodada de captação:

  • Crie um modelo de negócios escalável e potencialmente rentável para um público grande o suficiente
  • Forme uma equipe engajada e qualificada
  • Demonstre conhecimento técnico sobre o core business de sua startup e paixão pelo empreendedorismo inovador
  • Profissionalize a gestão contábil-financeira de sua startup
  • Esteja aberto a parcerias estratégicas.

Parceiro estratégico para ajudar sua startup a crescer

Como vimos, uma startup em crescimento que precisa continuar sua trajetória ascendente deve se preparar e se profissionalizar.

Nesse contexto, nada melhor do que a parceria estratégica da Comece com o Pé Direito, principal hub de soluções contábeis e financeiras especializado em startups e scale-ups. 

Além de consultoria contábil, fiscal, financeira e trabalhista, aqui você conta com abertura de empresas, Business Intelligence, Due Diligence e muito mais.

Nossa missão é ajudar o seu negócio a decolar.

Qualquer dúvida, fale com a gente.

Deixe uma resposta