Retailtech: o que é, como funciona e exemplos de modelos e empresas

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Quer entender mais sobre retailtech (o que é, como funciona e qual a diferença para um e-commerce)?

As inovações trazidas pelas retailtechs estão na vanguarda da transformação pela qual passa o varejo nacional e internacional. 

Considerando o tamanho do mercado — somente no Brasil o faturamento anual é de R$ 1 trilhão —, fica claro que ainda há muito o que explorar.

Nas próximas linhas, descubra tudo sobre esse modelo de negócio, bem como alguns exemplos bem sucedidos para se inspirar.

Retailtech: o que é?

Retailtech é uma startup de varejo cuja missão é incorporar tecnologias aos diferentes processos do setor, tanto no âmbito interno quanto externo.

As soluções apresentadas são diversas, indo de automação de tarefas a análise de dados sobre vendas e comportamento do consumidor. 

Cabe mencionar que, com algumas exceções, o varejo sofre com a forte concorrência e a “guerra de preços”, sobretudo com a entrada dos players internacionais.

As mercadorias, pelo menos nas grandes varejistas, são vistas de certa forma como “commodities” (uma geladeira de determinada marca será a mesma nas lojas A, B ou C).   

Nesse ambiente desafiador, ganha quem é mais eficiente — e o objetivo das retailtechs é exatamente promover isso. 

Como funcionam as retailtechs?

As retailtechs oferecem soluções para diferentes segmentos dentro do varejo, como marketing, vendas, logística, gestão de estoque e atendimento ao cliente.

Desenvolvem tecnologias de ponta, como inteligência artificial, machine learning, big data e internet das coisas (IoT) para melhorar a eficiência e a produtividade.

Veja alguns exemplos de soluções desenvolvidas pelas retailtechs:

  • Marketing: as retailtechs podem ajudar as empresas varejistas a segmentar melhor seus clientes, personalizar campanhas e medir os resultados de suas ações promocionais
  • Vendas: podem também automatizar processos de vendas, como a recomendação de produtos e o atendimento ao cliente por meio da análise de dados
  • Gestão de estoque: as retailtechs podem, ainda, ajudar as empresas varejistas a controlar o estoque, evitando escassez ou excesso de produtos
  • Atendimento ao cliente: podem também oferecer canais de atendimento ao cliente mais eficientes e personalizados por meio de estratégias de CRM.

Qual a diferença entre retailtech e e-commerce?

De maneira geral, uma retailtech é mais abrangente do que um e-commerce. 

Além da venda online, atua também na integração de tecnologia em todas as etapas do processo, incluindo gestão de estoque, experiência de compra e automação de marketing.

O e-commerce, sem dúvida, é um componente fundamental das retailtechs, mas representa apenas uma parte do processo.

Exemplos de retailtech

O Brasil tem diversos exemplos de startups retailtech que atuam nos mais diferentes nichos do varejo. 

Um estudo da plataforma Distrito divulgado neste post mostra que há mais de 600 delas no país.

 A seguir, confira alguns:

  1. Nuvemshop: plataforma de e-commerce dedicada à criação de lojas virtuais para empresas de todos os portes, setores e segmentos
  2. Salesforce: plataforma de CRM que ajuda empresas a gerenciar relacionamentos com clientes
  3. Olist: plataforma de integração para pequenos e médios varejistas que permite a venda de produtos em diversos marketplaces de forma simplificada.

Contabilidade consultiva para retailtechs

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