Inteligência de dados: entenda a importância e veja como aplicar na contabilidade

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Podemos afirmar que a inteligência de dados se tornou a principal bússola de gestores e empreendedores pós-transformação digital, especialmente no universo das startups.

Nunca se produziu tantos dados como atualmente.

De acordo com um levantamento da IDC, empresa de inteligência de mercado, são gerados por dia cerca de 2,5 quintilhões de bytes de dados.

Para se ter uma ideia da dimensão disso, 1 quintilhão é 1 seguido de 18 zeros.

O problema é que quantidade nem sempre é sinônimo de qualidade. 

Para filtrar os dados relevantes e usá-los de maneira inteligente é preciso ter à disposição ferramentas de alta performance.

Leia este texto até o fim para entender como funciona.

O que é inteligência de dados?

Inteligência de dados é o processo de extração, tratamento e transformação de dados brutos provenientes de diferentes fontes, como o big data, em informações e insights úteis à gestão de negócios.

Por meio da análise desses dados, é possível identificar padrões e tendências e analisar oportunidades, além de monitorar riscos e ameaças.

Mas como separar o que é informação útil do que é ruído, em meio a uma montanha gigantesca de dados que só cresce?

A resposta está no arsenal do business intelligence, conjunto de ferramentas tecnológicas capaz de extrair, higienizar, tratar e contextualizar os dados de maneira organizada.

Dependendo de como são parametrizadas, essas ferramentas fornecem relatórios intuitivos e visuais, incluindo o cruzamento de KPIs conforme a realidade de cada modelo de negócio.

Qual a importância da inteligência de dados?

Em um contexto no qual as informações são abundantes, mas dispersas e sobrepostas, a inteligência de dados é o que diferencia o joio do trigo.

Afinal, não basta ter acesso a bancos de dados gigantes, mas embaralhados e desconexos.

É preciso ter as ferramentas certas para “garimpar” os dados relevantes e valiosos para os objetivos do seu negócio.

Pense no quanto sua empresa gera de dados todos os dias: transações financeiras, interações com clientes, campanhas de marketing, etc.

Agora pense no quanto de dados os seus clientes geram sobre os próprios hábitos de consumo e sobre a relação dele com o seu negócio.

Analisá-los pode ajudar, por exemplo, na criação de estratégias de marketing e vendas assertivas capazes de turbinar o faturamento e alavancar o crescimento

Benefícios da inteligência de dados para as empresas

Se você chegou até aqui, certamente já entendeu como a inteligência de dados pode transformar negócios e representar uma importante vantagem competitiva

A seguir, confira com mais detalhes seus principais benefícios, especialmente para startups e empresas de tecnologia.

Decisões fundamentadas em dados confiáveis

A inteligência de dados fornece às empresas informações sólidas baseadas em evidências para tomar decisões com muito mais qualidade.

Com uma estratégia eficiente de BI, você tem acesso a relatórios e insights atualizados e não corre o risco de decidir o futuro do seu negócio com base em “achismo”.

Identificação de padrões e tendências

Ao analisar grandes conjuntos de dados, é possível identificar padrões e tendências que não seriam perceptíveis sem a ajuda de instrumentos tecnológicos.

Por meio da análise preditiva, por exemplo, você pode se antecipar às mudanças de mercado ou às preferências de seu cliente.

Vantagem competitiva

Mesmo que sua startup atue em um segmento totalmente inovador, é importante atentar-se à concorrência para se posicionar estrategicamente frente aos demais players.

Nesse contexto, a inteligência de dados permite que empresas e startups otimizem estratégias, incluindo diferenciação de produtos, abordagens de marketing, entre outras.

Melhoria dos processos internos

A inteligência de dados pode contribuir também com o aperfeiçoamento dos processos internos, como identificação de gargalos e ineficiências operacionais.

Além de reduzir custos e aumentar a produtividade, contribui para a entrega de soluções cada vez mais eficientes.

Foco na experiência do cliente

Na relação com o cliente, a inteligência de dados tem um papel central na compreensão dos hábitos de consumo, histórico de compras, preferências e comportamentos.

O Customer Relationship Management (CRM) é uma dessas estratégias, cujo objetivo é gerir a interação com os consumidores.

O objetivo é construir relacionamentos sólidos, aumentar os níveis de satisfação e impulsionar o crescimento do negócio.

Planejamento de curto, médio e longo prazo

Você também precisará da inteligência de dados para fazer um bom planejamento, seja ele de nível estratégico, tático ou operacional.

Com base em dados históricos e na análise de tendências, poderá criar modelos de previsão que ajudem no planejamento de recursos, estoques e fluxo de caixa.

Acompanhamento de metas e KPIs

Esse é um aspecto central da inteligência de dados: os indicadores-chave de desempenho – KPIs.

Além de permitir o monitoramento do progresso em relação às metas estabelecidas, os indicadores podem ser contextualizados, dando uma visão mais realista do negócio.

A relação CAC/LTV é um exemplo, assim como o Ebitda/Indicador de Liquidez Corrente Imediata.

Como aplicar a inteligência de dados na contabilidade?

Especificamente sobre a inteligência de dados na contabilidade, gravamos um episódio do podcast “Por Dentro do Foguete” que discute o assunto com riqueza de detalhes. 

Vale a pena ouvir.

Sem entrar demais nos detalhes técnicos, as principais etapas são:

1. Manter o financeiro estruturado

O primeiro passo para implantar a inteligência de dados na contabilidade é organizar o setor.

Significa que sua empresa precisa registrar detalhadamente todas as movimentações, de forma a gerar demonstrações contábeis fidedignas.

2. Estabelecer uma comunicação direta com o contador

Outro aspecto essencial é a comunicação sincera com o profissional contábil responsável.

É importante que ele conheça a empresa tão bem quanto o próprio sócio para conseguir oferecer o suporte necessário à tomada de decisões.

3. Escolher a solução adequada às suas necessidades

Caso sua empresa tenha movimentação econômico-financeira que justifique a estruturação de um setor contábil, você pode contratar as ferramentas de análise de dados e colocá-las à disposição de sua equipe.

Outra opção é escolher um parceiro contábil terceirizado que ofereça, além dos serviços básicos, a inteligência de dados no contexto da contabilidade consultiva.

Ferramentas de inteligência de dados

Existem diversas ferramentas e soluções de inteligência de dados que você pode usar no seu negócio. 

A escolha das mais adequadas depende basicamente do tamanho e da complexidade da sua operação, bem como do orçamento e das habilidades da equipe.

A seguir, confira as principais soluções disponíveis no mercado:

Tableau

Conhecido pela interface intuitiva, o Tableau proporciona a criação de visualizações interativas, como gráficos, mapas e painéis, que facilitam a compreensão de informações complexas.

Dispõe de várias funcionalidades que permitem “arrastar e soltar”, o que o torna acessível inclusive a usuários com pouca experiência técnica.

Power BI

Solução da Microsoft para visualização e análise de dados, o Power BI oferece uma gama de recursos para transformar dados em insights e informações relevantes.

Trata-se de uma das principais soluções de business intelligence disponíveis no mercado, acessível a empresas de diferentes portes e segmentos.

Qlik Sense

O Qlik Sense vai além da simples criação de visualizações

Trata-se de uma ferramenta que permite aos usuários explorarem seus dados livremente, descobrindo padrões e tendências com foco em análise preditiva

TensorFlow

Framework para desenvolvimento de modelos de aprendizado de máquina, o TensorFlow é uma biblioteca de código aberto.

Devido à sua flexibilidade, é uma das plataformas mais populares para machine learning e deep learning, com recursos e suporte para diversas linguagens de programação.

Scikit-learn

O Scikit-learn também é uma biblioteca Python gratuita e open-source voltada para aprendizado de máquina. 

É conhecida por sua simplicidade, flexibilidade e ampla variedade de algoritmos para tarefas comuns de machine learning.

Como fazer a integração dos dados?

A integração de dados é um processo por meio do qual informações de diferentes fontes são correlacionadas em um único sistema.

De maneira geral, as principais etapas desse processo são:

  • Identificação das fontes de dados que você quer integrar: pode incluir bancos de dados internos, arquivos CSV, APIs e cloud computing
  • Definição da ferramenta de integração de dados: existem várias disponíveis no mercado
  • ETL (Extração, Transformação e Carregamento), procedimento técnico que capta os dados, transforma-os em um formato compatível e importa para dentro do sistema
  • Higienização e validação dos dados: etapa essencial para garantir um relatório de BI confiável
  • Criação dos dashboards, incluindo a configuração das métricas, indicadores e relatórios de BI.

Para garantir o sucesso da integração dos dados, a dica é começar com um projeto piloto para testar e avaliar o processo.

É importante documentar o passo a passo e implementar ferramentas de automação que garantam mais eficiência e agilidade.

Como a inteligência de dados ajuda na tomada de decisões?

A tomada de decisão baseada em dados é fundamental por diferentes razões, principalmente para startups que precisam crescer exponencialmente.

Afinal, os dados minimizam a influência do viés e da intuição e não deixam brecha para “achismos”.

Com a inteligência de dados, CEOs, CFOs e outros C-levels têm uma compreensão clara e profunda das tendências e padrões, o que contribui para escolhas assertivas.

Vale ressaltar que, por mais que decisões erradas possam servir de aprendizado no universo das startups, o fato é que ninguém quer errar.

Além do mais, alguns erros são contornáveis.

Outros, podem acabar com um projeto que tinha tudo para prosperar

Conte com especialistas em business intelligence

A inteligência de dados, como vimos, é essencial para o sucesso dos negócios inovadores, mas implementar uma estrutura de BI, com todo aparato técnico e equipe responsável, pode pesar no orçamento.

Mas isso é motivo para preocupação. 

A Comece, principal hub de soluções para startups, scale-ups e outras empresas digitais, oferece projetos de BI sob medida para diversos aspectos do seu negócio, como contabilidade, marketing, vendas, operacional e muito mais.

Ao terceirizar suas demandas com a gente, você evita custos desnecessários e conta com a parceria de profissionais altamente qualificados.

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