Podemos afirmar que a inteligência de dados se tornou a principal bússola de gestores e empreendedores pós-transformação digital, especialmente no universo das startups.
Nunca se produziu tantos dados como atualmente.
De acordo com um levantamento da IDC, empresa de inteligência de mercado, são gerados por dia cerca de 2,5 quintilhões de bytes de dados.
Para se ter uma ideia da dimensão disso, 1 quintilhão é 1 seguido de 18 zeros.
O problema é que quantidade nem sempre é sinônimo de qualidade: filtrar e usar os dados de maneira inteligente requer ferramentas de alta performance.
Leia este texto até o fim para entender como funciona.
O que é inteligência de dados?
Inteligência de dados é o processo de extração, tratamento e transformação de dados brutos provenientes do big data em informações e insights úteis à gestão de negócios.
Por meio da análise desses dados é possível identificar padrões e tendências e analisar oportunidades, além de monitorar riscos e ameaças.
Mas como separar o que é informação útil do que é ruído em meio a uma montanha gigantesca de dados que só cresce?
A resposta está no arsenal do business intelligence, conjunto de ferramentas tecnológicas capaz de extrair, higienizar, tratar e contextualizar os dados de maneira organizada.
Dependendo de como são parametrizadas, essas ferramentas fornecem relatórios intuitivos e visuais, incluindo o cruzamento de KPIs conforme a realidade de cada modelo de negócio.

Qual a importância da inteligência de dados?
Em um contexto no qual as informações são abundantes, mas dispersas e sobrepostas, a inteligência de dados é o que diferencia o joio do trigo.
Afinal, não basta ter acesso a bancos de dados gigantes, mas embaralhados e desconexos.
É preciso ter as ferramentas certas para “garimpar” os dados relevantes e valiosos para os objetivos do seu negócio.
Pense no quanto sua empresa gera de dados todos os dias: transações financeiras, interações com clientes, campanhas de marketing, etc.
Agora pense no quanto de dados os seus clientes geram sobre os próprios hábitos de consumo e sobre a relação dele com o seu negócio.
Analisá-los pode ajudar muito na criação de estratégias de marketing e vendas assertivas capazes de turbinar o faturamento e alavancar o crescimento.
Benefícios da inteligência de dados para as empresas
Se você chegou até aqui, certamente já entendeu como a inteligência de dados pode transformar negócios e representar uma importante vantagem competitiva.
A seguir, confira com mais detalhes seus principais benefícios, especialmente para startups e empresas de tecnologia.
Decisões fundamentadas em dados confiáveis
A inteligência de dados fornece às empresas informações sólidas baseadas em evidências para tomar decisões com muito mais qualidade.
Com uma estratégia eficiente de BI, você tem acesso a relatórios e insights atualizados e não corre o risco de decidir o futuro do seu negócio com base em “achismo”.
Identificação de padrões e tendências
Ao analisar grandes conjuntos de dados, é possível identificar padrões e tendências que não seriam perceptíveis sem a ajuda de instrumentos tecnológicos.
Por meio da análise preditiva, por exemplo, você pode se antecipar às mudanças de mercado ou às preferências de seu cliente.
Vantagem competitiva
Mesmo que sua startup atue em um segmento totalmente inovador, é importante atentar-se à concorrência para se posicionar estrategicamente frente aos demais players.
Nesse contexto, a inteligência de dados permite que empresas e startups otimizem estratégias, incluindo diferenciação de produtos, abordagens de marketing, entre outras.
Melhoria dos processos internos
A inteligência de dados pode contribuir também com o aperfeiçoamento dos processos internos, como identificação de gargalos e ineficiências operacionais.
Além de reduzir custos e aumentar a produtividade, contribui para a entrega de soluções muito mais eficientes.
Foco na experiência do cliente
Na relação com o cliente, a inteligência de dados tem um papel central na compreensão dos hábitos de consumo, histórico de compras, preferências e comportamentos.
O Customer Relationship Management (CRM) é uma dessas estratégias, cujo objetivo é gerir a interação com clientes.
O objetivo é construir relacionamentos sólidos, aumentar os níveis de satisfação e impulsionar o crescimento do negócio.
Planejamento de curto, médio e longo prazo
Você também precisará da inteligência de dados para fazer um bom planejamento, seja ele de nível estratégico, tático ou operacional.
Com base em dados históricos e na análise de tendências, poderá criar modelos de previsão que ajudem no planejamento de recursos, estoques e fluxo de caixa.
Acompanhamento de metas e KPIs
Esse é um aspecto central da inteligência de dados: os indicadores-chave de desempenho – KPIs.
Além de permitir o monitoramento do progresso em relação às metas estabelecidas, os indicadores podem ser contextualizados, dando uma visão mais realista do negócio.
A relação CAC/LTV é um exemplo, assim como o Ebitda/Indicador de Liquidez Corrente Imediata.
Como aplicar a inteligência de dados na contabilidade?
Especificamente sobre a inteligência de dados na contabilidade, gravamos um episódio do podcast “Por Dentro do Foguete”, que discute o assunto com riqueza de detalhes.
Vale a pena ouvir.
Sem entrar muito nos detalhes técnicos, as principais etapas são:
1. Manter o financeiro estruturado
O primeiro passo para implantar a inteligência de dados na contabilidade é organizar o setor.
Significa que sua empresa precisa registrar detalhadamente todas as movimentações, de forma a gerar demonstrações contábeis fidedignas.
2. Estabelecer uma comunicação direta com o contador
Outro aspecto essencial é a comunicação sincera com o contador.
É importante que o profissional conheça a empresa tão bem quanto o próprio sócio para conseguir oferecer o suporte necessário à tomada de decisões.
3. Escolher a solução adequada às suas necessidades
Caso sua empresa tenha movimentação econômico-financeira que justifique a estruturação de um setor contábil, você pode contratar as ferramentas de análise de dados e colocá-las à disposição de sua equipe.
Outra opção é escolher um parceiro contábil estratégico que ofereça, além dos serviços básicos, a inteligência de dados no contexto da contabilidade consultiva.
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