Recrutamento e seleção estratégico: qual a importância e como fazer?

recrutamento e seleção estratégico2
Blog > Gestão de Pessoas > Recrutamento e seleção estratégico: qual a importância e como fazer?

Se o que você precisa é formar um time imbatível, um recrutamento e seleção estratégico é o seu melhor aliado nessa missão. 

Imagine montar uma equipe dotada não apenas de habilidades técnicas, mas que veste a camisa e se posiciona como defensora da empresa. 

Neste artigo, vamos desbravar o universo do recrutamento e seleção estratégico e entender por que é tão importante no mundo dos negócios.

Vamos observar também como a terceirização do RH pode dar aquele empurrãozinho nas suas estratégias de recrutamento.

Vamos nessa?

O que é recrutamento e seleção estratégico?

Recrutamento e seleção estratégico é uma abordagem que vai além da simples busca por candidatos para preencher vagas em uma empresa ou startup. 

Tampouco se resume a um jogo de palavras bonitas.

Trata-se da busca por talentos que considera não apenas especificações técnicas, mas habilidades comportamentais alinhadas aos objetivos da organização. 

Afinal, não queremos preencher uma vaga apenas, mas construir uma equipe engajada, comprometida e que se sinta parte de algo maior.

Em tempos de escassez de mão de obra qualificada, sobretudo diante da concorrência de empresas internacionais que contratam brasileiros, recrutar e selecionar bons colaboradores não é uma tarefa fácil. 

Por isso mesmo, os líderes precisam dar ao processo a mesma importância despendida aos planos estratégicos e às metas monitoradas pelos indicadores de desempenho

Afinal, os recursos humanos são os maiores ativos que qualquer empresa pode ter.

Qual a importância do recrutamento e seleção estratégico?

A principal missão do recrutamento e seleção estratégico é trazer para a equipe profissionais que respiram a essência da startup

Muito mais do que executar tarefas, devem estar alinhados aos objetivos e metas e ter aquela “vibração” de querer conquistar o mundo junto. 

Identificar essas habilidades nos candidatos ao cargo requer bastante do headhunter — e sua experiência como recrutador conta muito. 

O mais importante nem sempre está explícito “preto no branco”.

Às vezes está em nuances quase imperceptíveis

Lilian Brito, People Development Leader da Comece com o Pé Direito, empresa de contabilidade digital focada em startups, diz que o processo precisa ser assertivo. 

“Fazer um bom recrutamento e seleção é fundamental, pois um processo bem estruturado se torna estratégico para conseguir mapear e contratar os melhores talentos de acordo com o momento da empresa”, afirma. 

Segundo ela, ao dar a devida atenção ao processo, a empresa evita contratações erradas que podem resultar em prejuízos decorrentes, por exemplo, de baixa produtividade ou demissões prematuras.

Como recrutar de forma estratégica?

Se recrutamento e seleção é estratégico, como fazer do jeito certo?

Não há uma receita de bolo, mas o primeiro passo é entender os objetivos do seu negócio, aonde você quer chegar. 

Lílian Brito alerta para o alinhamento de expectativas nessa fase pré-recrutamento e seleção.

“Não é possível construir uma boa estratégia de contratação se o RH e os líderes não falarem a mesma língua. Afinal, os perfis a serem analisados precisam convergir para o propósito da empresa”, diz a especialista da Comece com o Pé Direito.

A seguir, trazemos algumas dicas de como promover um recrutamento e seleção estratégico e montar uma equipe com a cara do seu negócio.

Compreensão clara sobre os objetivos organizacionais

Antes de iniciar o processo de recrutamento e seleção, é essencial compreender os objetivos estratégicos da startup.

Isso ajudará a determinar quais competências e habilidades serão necessárias para colocar os projetos em prática. 

Vale ressaltar que o conhecimento técnico é apenas parte da equação — pense também na cultura organizacional da empresa e como novos colaboradores devem se alinhar a ela.

Perfil do candidato ideal

O passo seguinte é criar o perfil detalhado do candidato ideal, levando em consideração não apenas as habilidades técnicas, como também os valores, a cultura e as características comportamentais que se enquadram na empresa.

Essa é uma das fases mais importantes do processo de recrutamento e seleção estratégico.

Portanto, dedique um tempo a ela.

Uma das maneiras de traçar o perfil do candidato é criar “personas” com descrições detalhadas que ajudem você a enxergar com mais clareza o candidato que tem tudo a ver com seu negócio.

Canais de recrutamento adequados

Ao divulgar as vagas, escolha criteriosamente os canais de recrutamento para alcançar o público desejado.

Anúncios de emprego em sites especializados e redes sociais são boas opções, bem como parcerias com instituições educacionais, associações de classe e organizações representativas.

Com as ferramentas da internet e uma boa estratégia de divulgação, é possível atingir o público certo com facilidade.

Entrevistas e avaliações

Nessa fase, realize entrevistas estruturadas e avaliações que permitam identificar não apenas as habilidades técnicas, mas também a aderência ao perfil cultural e comportamental dos candidatos.

Mesmo quando o processo de recrutamento e seleção é feito por agências terceirizadas, essa é uma fase da qual você deve participar, caso seja possível.

Uma entrevista de emprego bem conduzida transmite muita informação não dita nos currículos e enriquece muito o processo.

Feedback e acompanhamento pós-contratação

Após o recrutamento e seleção, é estratégico oferecer um feedback aos novos colaboradores e monitorar sua integração e desempenho.

Um onboarding bem feito garante que os novos membros se integrem à cultura da empresa e entrem no ritmo de trabalho com tranquilidade.

Terceirização do RH ajuda a melhorar estratégias de recrutamento e seleção

A terceirização do RH é uma estratégia eficiente em diferentes aspectos, principalmente do ponto de vista de otimização de recursos.

Ao terceirizar as rotinas burocráticas do RH e departamento pessoal, a empresa tem tempo e condições de focar no que é importante, construindo um time interno muito mais alinhado com a cultura, desenvolvimento, clima e pessoas.

De acordo com Lilian Brito, a terceirização de rotinas torna possível dedicar tempo ao recrutamento e seleção estratégico, “o que resulta em contratação com perfis muito mais assertivos”.

O BPO de RH e departamento de pessoal é um dos serviços oferecidos pelo hub de soluções contábeis, financeiras e trabalhistas da Comece com o Pé Direito, empresa de contabilidade digital especializada em empresas inovadoras.

Saiba tudo sobre nossa atuação no departamento de pessoal e gestão de RH!

Deixe uma resposta