Empresas de IA: entenda a febre do mercado de inteligência artificial

empresas de ia1
Blog > Inovação > Empresas de IA: entenda a febre do mercado de inteligência artificial

As empresas de IA (Inteligência Artificial) nunca estiveram tão em evidência.

O motivo se explica em parte pela popularidade do ChatGPT

A ferramenta desenvolvida pela OpenAI atingiu 100 milhões de usuários mensais em janeiro de 2023 e recentemente ganhou nova versão, batizada de ChatGPT-4

Ao tornar-se o aplicativo de crescimento mais rápido da história, despertou a atenção de outros players, promovendo uma corrida das empresas de IA pela liderança do setor.

Saiba mais sobre o assunto neste texto.

Entenda a febre das empresas de IA (Inteligência Artificial)

As empresas de IA protagonizam uma verdadeira corrida pela liderança do mercado de Inteligência Artificial após o lançamento do ChatGPT, no final de 2022.

Anúncios de investimento em pesquisa e desenvolvimento relacionados ao assunto surgem de toda parte, das startups às big techs.

Conforme a Bloomberg News, menções a termos como “IA” e “aprendizado de máquina” dispararam nos últimos relatórios de balanços das principais empresas de tecnologia.

A Microsoft foi uma das primeiras a entrar no páreo e anunciou aportes bilionários na OpenAI, startup dona do ChatGPT. 

O Google tratou logo de apresentar o Bard, concorrente que protagonizou uma gafe no dia do lançamento.

Mark Zuckerberg disse que um dos objetivos da Meta é se tornar líder em IA generativa, assim como na IA de recomendação.

No mercado financeiro, a CNN disse que as empresas de IA são a última “moda” de Wall Street — e mostrou exemplos de como as ações de companhias do setor tiveram saltos extraordinários na bolsa.

Um artigo de opinião da Bloomberg faz algumas reflexões sobre como a febre das empresas de IA se parece com a “bolha das ponto.com” dos anos 2000.

Diante dos acontecimentos recentes, não há dúvidas de que a Inteligência Artificial vive um momento de efervescência, o que desperta o interesse até de quem não é da área.

Vale ressaltar, no entanto, que o mercado funciona em ciclos: crescimento, boom, recessão e recuperação.

Em algum momento, o próprio mercado se encarrega de fazer uma seleção natural, a exemplo do que ocorreu com as empresas “ponto.com” há duas décadas.

Nesse processo de depuração, as organizações que criarem soluções realmente relevantes terão mais chances do que as que simplesmente querem aproveitar o momento.

5 empresas de IA para ficar de olho

Na corrida tecnológica das empresas de IA, é difícil não ficar de olho nas big techs que já são referência no mercado.

Algumas são:

1. OpenAI

Desconhecida até 2022, quando lançou o ChatGPT, a OpenAI foi fundada em 2015 como uma organização de pesquisa sem fins lucrativos.

Dedicada a criar soluções para usuários B2C, anunciou em março de 2023 o novo ChatGPT4, uma versão atualizada que passa a contar com um modelo de linguagem mais profundo.

2. Microsoft

Gigante da tecnologia, a Microsoft, que investiu bilhões na OpenAI e integrou o ChatGPT ao Bing, também é uma empresa que vale ficar de olho.

Há quem acredite que, com a ferramenta agregada, o Bing passará a ser, de fato, uma ameaça à principal função do Google: fazer buscas na internet.

3. Google

Uma das principais empresas de tecnologia do mundo, o Google também faz parte da corrida das empresas de IA e já lançou seu chatbot de Inteligência Artificial, o Bard

Para as startups que pretendem explorar esse universo, o Google oferece também um arsenal de ferramentas e serviços, como o Google Cloud e o Google for Startups.

4. Meta

A dona do Facebook e do Instagram também é uma das empresas de IA que merecem atenção: em fevereiro de 2023, a Meta anunciou o Large Language Model Meta AI (LLaMA). 

Diferentemente da tecnologia da OpenAI e do Google, trata-se de um sistema de Inteligência Artificial que ajuda pesquisadores a desenvolver soluções tecnológicas.

Mark Zuckerberg disse que o LLaMA resolverá “problemas matemáticos e pesquisas científicas”.

5. Nvidia

Especializada em tecnologia de processamento de gráficos, a Nvidia também merece atenção entre as empresas de IA.

Suas pesquisas se destacam principalmente com as GPUs (Unidades de Processamento Gráfico) de alto desempenho, usadas para treinar modelos de Inteligência Artificial.

Como está o mercado de empresas de IA no Brasil?

As empresas de IA no Brasil atuam em um mercado com muitas oportunidades, mas também mais desafios em comparação ao cenário internacional.

Em parceria com a Abstartups e a Box 1824, o Google for Startups lançou um relatório inédito sobre os principais desafios de empresas de AI no Brasil.

Os principais dados são:

  • 76% das empresas de IA oferecem Inteligência Artificial como Serviço (AIaaS)
  • 69% oferecem soluções em B.I. & Analytics
  • 85,7% das empresas oferecem seus serviços e produtos para outras empresas (B2B)
  • US$ 365 milhões foram captados pelas empresas de IA apenas em 2020.

O estudo identificou ainda que, apesar de o Brasil ter muitas oportunidades para empresas de IA, as startups mapeadas disputam um espaço relativamente pequeno.

Um dos aspectos pontuados pelo relatório diz respeito ao fato de os clientes e a sociedade conhecerem pouco o significado de IA e seus benefícios para os negócios.

“Esse cenário se intensifica com a baixa diversidade no quadro de fundadores que, concentrados na mesma posição social, circulam e conhecem espaços muito iguais”, diz o relatório.

Qual o futuro das empresas de IA?

A corrida das empresas de IA é um indicativo de que o mercado de Inteligência Artificial tem tudo para continuar uma trajetória ascendente de crescimento. 

Uma pesquisa da IDC Brasil mostra que 20,5% das empresas brasileiras de grande porte pretendem implementar processos de automação nos próximos anos.

Apenas em 2023, os investimentos em IA, conforme o levantamento, devem ser da ordem de R$ 5 bilhões. 

“Ainda há o desafio de confiança de delegar a tomada de decisão para capacidades autônomas de IA no curto prazo”, disse Luciano Ramos, da IDC Brasil, em entrevista ao Convergência Digital.

Mas isso é algo que deve mudar com o tempo.

Entrave da mão de obra qualificada 

No contexto das startups, a falta de mão de obra qualificada é um desafio importante para consolidar projetos de Inteligência Artificial.

Até 2025, o estudo do Google estima que serão necessários 800 mil novos talentos em IA no Brasil, ao passo que apenas 53 mil profissionais são formados por ano. 

O cenário para captar recursos também não está muito favorável em 2023 devido à conjuntura macroeconômica, o que se apresenta como outro desafio.

Com preparo e empenho, porém, você conseguirá recursos para alavancar seu projeto.

Nessa missão, conte com a parceria da Comece com o Pé Direito e tenha acesso a pacotes de serviços completos para a sua startup.

Oferecemos contabilidade com consultoria fiscal, financeira e trabalhista para o seu negócio decolar.

Deixe uma resposta