Softwares de business intelligence: veja quais são os melhores

softwares business intelligence0
Blog > Gestão > Softwares de business intelligence: veja quais são os melhores

Escolher a melhor opção entre os softwares de business intelligence pode parecer uma decisão trivial, mas deve ser tomada com critério. 

Afinal, há diversas ferramentas à disposição no mercado e você deve avaliar as funcionalidades de cada uma, levando em conta prós e contra, conforme as necessidades do seu negócio.

Neste post, confira as opções mais bem avaliadas pelos usuários, dicas de como integrar o software de business intelligence a seu ERP, além de uma solução alternativa que pode fazer muito sentido

Não deixe de ler até o final!

Por que usar softwares de business intelligence?

Os softwares de business intelligence ocupam cada vez mais espaço no contexto da gestão de empresas, principalmente startups que buscam o crescimento exponencial.

O motivo é simples de entender.

Por meio da análise de dados, empreendedores e investidores têm o embasamento necessário para tomar decisões sobre os mais diferentes aspectos de uma empresa.

Afinal, os softwares de business intelligence oferecem uma arsenal de recursos para coleta, organização, análise e visualização de dados

Com os relatórios de dashboards ricos em informação de qualidade, você pode:

  • Tomar decisões mais inteligentes e estratégicas, sem margem para “achismos”
  • Melhorar sua eficiência operacional por meio da identificação de gargalos e não conformidade
  • Aumentar a receita e a lucratividade, ao compreender melhor as necessidades e expectativas de seus clientes.

Vale ressaltar que um software de business intelligence pode ser configurado para transformar dados brutos em informações gerenciais sobre os diferentes setores.

Além de exibir dados históricos, identifica também padrões e tendências que ajudam o gestor a prever acontecimentos futuros.

Quais os melhores softwares de business intelligence?

Há diversos softwares de business intelligence disponíveis, sendo os principais oferecidos pelas maiores empresas de tecnologia do mundo, como Microsoft e Google.

A seguir, confira os mais populares e bem avaliados.

Microsoft Power BI

O Power BI é um dos principais softwares de business intelligence do mercado, capaz de atender empresas dos mais diversos tamanhos e segmentos.

Oferece soluções completas, como recursos para coleta, organização, análise e visualização de dados.

É uma boa opção para startups que precisam de uma ferramenta robusta e escalável, principalmente em fases mais avançadas de crescimento.

Google Data Studio

O Google Data Studio é uma plataforma de business intelligence gratuita e fácil de usar, ideal para pequenas e médias empresas.

Oferece uma ampla variedade de recursos de visualização de dados e integração com outras ferramentas da própria empresa, como o Google Analytics.

Tableau

O Tableau também é uma plataforma reconhecida pela interface intuitiva e recursos avançados de visualização de dados. 

Caso você esteja interessado em criar dashboards e relatórios visualmente atraentes, pode ser uma boa opção.

Qlik Sense

Além de prezar pela experiência intuitiva, o Qlik Sense oferece também recursos de análise avançados, como inteligência artificial e machine learning

Trata-se de uma boa opção para negócios que desejam explorar seus dados de forma mais profunda e obter, por exemplo, insights preditivos.

Domo

Para startups que buscam uma solução em nuvem, a Domo é um plataforma de business intelligence que oferece uma visão unificada de todos os dados da empresa. 

Oferece solução completa e escalável, o que a torna uma boa alternativa para startups que estão na fase de tração em diante. 

Como fazer a integração entre softwares de business intelligence e ERP?

A integração entre o software de business intelligence e o ERP de sua startup é fundamental para garantir que os dados utilizados na análise estejam sempre atualizados. 

O processo pode ocorrer de diferentes maneiras, como:

  1. Conexão direta: através de APIs ou outros mecanismos de integração, o software de BI conecta-se diretamente ao ERP e extrai os dados necessários
  2. Extração: os dados podem ser extraídos do ERP manualmente ou através de ferramentas automatizadas e depois importados para o software de business intelligence
  3. Usando o data warehouse: os dados do ERP podem ser armazenados em um repositório central e depois acessados pelo software de BI.

Como deu para perceber, essa parametrização deve ser feita por um profissional que domina os aspectos técnicos para evitar distorções que desqualificam os relatórios de BI.

Quer aproveitar melhor os dados? Conte com especialistas

A escolha do melhor software de business intelligence, como você pode ver, é apenas o começo do processo. 

Uma gestão data driven com estrutura própria demanda investimento em TI e profissionais encarregados pela análise.

Há, no entanto, outra alternativa que pode ser bem mais eficiente para o seu negócio: a terceirização de suas demandas com a Comece.

Além de pacotes completos de serviços contábeis e financeiros, oferecemos projetos de BI sob medida para diferentes áreas de sua startup, como vendas, marketing, pessoal e muito mais. 

É disso que você precisa?

Então, venha para a Comece! 

Nossa missão é ajudar o seu negócio a decolar!

Deixe uma resposta