Análise de dados com Power BI: o que é, vantagens e como funciona

análise de dados com power bi0
Blog > Gestão > Análise de dados com Power BI: o que é, vantagens e como funciona

A análise de dados com Power BI não é uma exclusividade de empresas de grande porte, como as companhias com ações listadas em bolsa.

Pode ser adotada também por pequenos e médios empreendimentos, incluindo startups em fases de ideação ou tração.

Trata-se de uma ferramenta indispensável à gestão eficiente e à tomada de decisões assertivas, como veremos ao longo deste post.

Avance na leitura e confira qual a melhor solução para usar o Power BI e alavancar seu negócio.

O que é análise de dados com Power BI?

Análise de dados com Power BI é o processo de transformação de dados brutos provenientes de diferentes fontes em informações relevantes e de fácil compreensão.

O Power BI, cabe mencionar, é uma das principais ferramentas de business intelligence adotadas por empresas de diferentes portes e segmentos.

Desenvolvido pela Microsoft, oferece recursos avançados para a elaboração de relatórios e dashboards, graças à compatibilidade com diferentes fontes de dados

Você pode fazer análise de dados com Power BI usando como fonte primária planilhas do Excel, dados de SQL server, informações do Google Sheets, etc.

Não por acaso, a solução da Microsoft é líder de mercado, conforme demonstra um levantamento da Gartner.

Por que fazer análise de dados com Power BI?

As razões pelas quais a análise de dados com Power BI faz sentido para tantos negócios são diversas, a começar pela facilidade de acesso ao aplicativo.

Você pode baixar gratuitamente o Power BI no site da Microsoft ou pela Microsoft Store, dentro do próprio Windows.

Outros benefícios da ferramenta incluem:

  1. Integração com uma variedade de fontes, como bancos de dados, serviços online e arquivos locais
  2. Interface intuitiva que permite ao analista criar dashboards dotados de métricas e indicadores relevantes e de fácil compreensão – inclusive para usuários “leigos”
  3. Capacidade de criar relatórios dinâmicos e atualizados em tempo real 
  4. Solução escalável, capaz de adaptar-se às necessidades de startups em fase de crescimento exponencial.

Com base em informações gráficas e relatórios atualizados, você pode tomar decisões mais inteligentes e estratégicas para o seu negócio.

No contexto das empresas inovadoras, a análise de dados pode revelar insights inesperados e abrir caminho, inclusive, para novas oportunidades de inovação.

Como funciona a análise de dados com Power BI?

O processo de análise de dados com Power BI, a exemplo de outras ferramentas de business intelligence, é dividido basicamente em cinco etapas.

1. ETL

A primeira etapa é o ETL (Extrair, Transformar e Carregar)

O Power BI pode se conectar a uma ampla variedade de fontes de dados, como planilhas de Excel, arquivos CSV, APIs e serviços em nuvem.

2. Modelagem de dados

No processo de análise de dados com Power BI, os dados brutos geralmente precisam ser limpos, transformados e modelados.

Nessa fase ocorre também o “relacionamento” ou integração dos dados provenientes de diferentes fontes, tanto internas quanto externas à startup.

3. Cálculos e análises

Aqui os dados “relacionados” passam por um processo de análise por meio das fórmulas específicas do Power BI, conhecidas como DAX.

As fórmulas permitem, por exemplo, que o relatório ou o dashboard seja atualizado automaticamente ou compartilhado por meio de links.

4. Criação de relatórios/dashboards

Esse é um dos aspectos mais relevantes da análise de dados com Power BI: a transformação dos dados desconexos em informações relevantes à tomada de decisões.

Um dashboard pode revelar, por exemplo, linhas de tendências, padrões e insights capazes de alterar totalmente os rumos de um projeto ou do modelo de negócio.

5. Compartilhamento online das informações.

Por fim, você pode compartilhar sua análise de dados com Power BI online com as equipes de interesse, inclusive com controle de acesso a dados sensíveis.

Com a expertise e o suporte personalizado da Comece, empresa de soluções de back office e gestão de dados para startups e empresas de tecnologia, a implementação do Power BI em sua empresa se tornará uma tarefa simples e eficaz.

5 dicas para usar o Power BI na sua startup

Agora que você sabe como funciona a análise de dados com Power BI, confira algumas dicas para implementar a ferramenta em sua startup.

  1. Determine metas e objetivos claros: isso o ajudará na criação de relatórios e visualizações relevantes para o crescimento da sua startup
  2. Capacite seus colaboradores: quanto mais familiarizados com a ferramenta, melhor
  3. Explore a conectividade por meio da integração de diferentes fontes
  4. Privilegie os recursos visuais para criar relatórios atraentes — mas sem exageros
  5. Automatize as atualizações: assim, você garante que as análises estejam sempre sustentadas por dados recentes.

Como você pode ver, implementar a análise de dados com Power BI dá trabalho, mas você não precisa cuidar de tudo sozinho. 

A Comece oferece projetos de dados personalizados no Power BI e está pronta para ajudar sua empresa a transformar dados brutos em insights valiosos para que sua equipe tome decisões baseadas nas melhores informações sobre o seu negócio.

Por que escolher a Comece

Desde 2013, a Comece é parceira de empresas das áreas de inovação e tecnologia, auxiliando empreendedores a tomarem decisões assertivas a partir da análise estratégica de dados.

Com nosso trabalho, melhoramos a forma como as empresas enfrentam os desafios diários na gestão dos seus negócios.

Com a Comece, mais do que uma única ferramenta de business intelligence, as empresas têm à disposição um hub completo de soluções contábeis e financeiras de alta performance para irem mais longe.

Agende um horário com um de nossos especialistas e saiba mais!

Deixe uma resposta