Business intelligence dashboard: o que é, benefícios e como criar um

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O business intelligence dashboard faz parte do conjunto de ferramentas que simplifica a gestão de negócios, especialmente no contexto das empresas inovadoras.

Vai muito além de um conceito corporativo ou de um “modismo”.

Seu papel é traduzir, por meio de uma interface visual, dados complicados em informações compreensíveis, principalmente para o público não especialista.

Afinal, os dados são de grande valor para qualquer organização, mas não podem ficar represados no TI.

Devem ser acessíveis, sobretudo para os tomadores de decisão, algo que o dashboard de BI pode proporcionar.

Leia este texto até o fim para entender o que é business intelligence dashboard, sua importância e como fazer em sua startup.

O que é business intelligence dashboard?

Business intelligence dashboard é um painel de controle que exibe informações relevantes sobre o status de uma organização.

Sua função é compilar dados de várias fontes e transformá-los em gráficos, tabelas e indicadores visuais de fácil leitura, compreensão e interpretação. 

Por meio do business intelligence dashboard, os usuários têm uma visão geral da empresa, tanto do ponto de vista tático quanto operacional ou estratégico.

Em vez de perder tempo com relatórios complicados e planilhas intermináveis, você pode rapidamente interpretar as informações relevantes e tomar decisões inteligentes.

Vale ressaltar que o business intelligence, ou inteligência de negócios, diz respeito principalmente ao aparato de ferramentas de análise de dados.

Sua função é garimpar os bancos de dados aos quais está conectado em busca de informações que, de fato, merecem atenção.

O dashboard de business intelligence, por sua vez, é o painel onde os dados são exibidos em forma de infográficos após o processo de extração e tratamento.

Qual a importância do dashboard no business intelligence?

A principal função do business intelligence dashboard é traduzir para o “público leigo” as informações que fazem a diferença para o funcionamento do negócio.

Por “público leigo”, entenda-se profissionais que não são especialistas em TI. 

Um CEO ou CFO de uma startup até pode dominar a tecnologia da informação, mas não é sua função gastar tempo tentando decifrar informações técnicas.

O mesmo ocorre com quem ocupa cargos no âmbito tático ou operacional. 

O business intelligence dashboard tem como função entregar a esse público informações de seu interesse de maneira clara e compreensível.

Para isso, precisa:

  1. Dispor de uma interface personalizável (filtros que permitam o cruzamento de indicadores, por exemplo)
  2. Oferecer recursos que estimulem a colaboração entre diferentes membros da equipe
  3. Proporcionar interatividade
  4. Ser acessível remotamente por meio de navegadores ou aplicativos
  5. Ter capacidade de monitorar e compilar dados em tempo real.

Se parametrizado do jeito certo, o dashboard de business intelligence permite ao gestor reagir a mudanças no ambiente de negócios ou pivotar.

Como criar um business intelligence dashboard?

Para criar um business intelligence dashboard que faça sentido para seu negócio, você precisa seguir algumas diretrizes para não errar por escassez ou por excesso.

Não vamos entrar nos detalhes técnicos de como configurar a ferramenta (deixamos isso para os analistas), mas algumas dicas são válidas, como:

  • Pense no público que vai usar o dashboard de BI: é o CEO, CFO ou os supervisores de departamento?
  • Pense nos objetivos que a ferramenta precisa atender: métricas específicas ou gerais?
  • Escolha criteriosamente as fontes de dados: o sucesso de um dashboard de BI depende da qualidade e relevância dos dados que o alimentam
  • Contextualize os dados: o que o CAC tem a ver, por exemplo, com o LTV? (Veremos mais sobre os indicadores e métricas aditante)
  • Evite excessos: a principal função do business intelligence dashboard é permitir uma interpretação rápida do status do negócio, portanto, escolha as visualizações que melhor comunicam as informações desejadas
  • Garanta acessibilidade às pessoas certas: certifique-se de que o dashboard seja de fácil acesso às partes interessadas da startup.

Considerando aspectos como esses, a ferramenta oferecerá condições ao usuário de tomar decisões assertivas baseada em dados sólidos e confiáveis.

Em relação ao aspecto técnico, o melhor caminho pode ser buscar soluções oferecidas por parceiros especialistas.

A Comece, principal player contábil do Brasil especializado em startups e scale-ups, oferece business intelligence que analisa as principais métricas do seu negócio. 

Principais métricas financeiras para BI dashboards de startups

Vimos que o business intelligence dashboard tem como função extrair dados e transformá-los em métricas e indicadores visuais e de fácil compreensão. 

No universo das startups, esses indicadores nem sempre são os mesmos adotados por empresas convencionais, dada a particularidade do modelo de negócio.

Se você tem uma empresa de tecnologia e inovação, portanto, precisará de um dashboard de BI que contemple:

  • MRR (Receita Recorrente Mensal): indica a receita que a empresa espera receber todo mês, fornecendo insights sobre a estabilidade financeira
  • CAC (Custo de Aquisição de Cliente): avalia quanto a empresa gasta para adquirir um novo cliente, muito útil para avaliar a eficácia das estratégias de marketing e vendas
  • LTV (Valor do Tempo de Vida do Cliente): representa o valor total que um cliente médio gera durante sua relação com a empresa, ajudando a avaliar a rentabilidade do cliente
  • Burn Rate: indica a velocidade com que a startup está gastando seu capital, permitindo uma gestão mais eficaz dos recursos financeiros
  • Churn Rate: mede a taxa de perda de clientes ao longo do tempo – uma alta taxa de churn pode indicar problemas com a satisfação do usuário
  • CAC Payback: indica o tempo necessário para recuperar o custo de aquisição de um cliente – quanto mais rápido o payback, melhor para a saúde financeira da startup
  • Net Promoter Score (NPS): avalia a satisfação e a lealdade do cliente, bem como a probabilidade de recomendação do produto/serviço para outros.

Além de configurar as métricas e KPIs mais adequados ao seu tipo de negócio, é importante também fazer o cruzamento dos indicadores para obter uma visão mais fundamentada.

Afinal, nenhum indicador, por mais eficiente que seja, é infalível.

Todos têm pontos positivos e negativos.

Quando analisados em conjunto, podem oferecer uma visão mais completa e descontaminada de vieses.

Projetos de BI para empresas de tecnologia & inovação

Como vimos, o dashboard de business intelligence é uma ferramenta indispensável às empresas modernas, principalmente startups imersas no alto risco da inovação. 

Gerir uma empresa sem um dashboard equipado com indicadores financeiros e operacionais é como conduzir um carro sem o painel de instrumentos.

A criação de um dashboard de BI, no entanto, deve levar em conta as necessidades de cada negócio, com foco nos objetivos e na qualidade da fonte de dados.

Se é o que você precisa para gerir seu negócio com mais assertividade, conheça o business intelligence da Comece.

Além de projetos de BI sob medida, oferecemos um hub completo de soluções contábeis e financeiras com inteligência de dados especialmente para startups, scale-ups e negócios digitais.

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