Fluxo de caixa no Power BI: saiba como e por que fazer a projeção

fluxo de caixa power bi0
Blog > Financeiro > Fluxo de caixa no Power BI: saiba como e por que fazer a projeção

O fluxo de caixa no Power BI representa uma evolução da gestão financeira sustentada pela análise de dados no universo pós-transformação digital.

Especialmente no ecossistema startup, tem a função de monitorar a entrada e saída de recursos, além de identificar padrões e tendências essenciais à tomada de decisão. 

Nos tópicos a seguir, descubra como integrar o fluxo de caixa ao Power BI, além de uma solução completa em business intelligence para transformar sua startup.

Siga a leitura.

O que é fluxo de caixa no Power BI?

Fluxo de caixa no Power BI é o processo de gerenciamento de registros das entradas, saídas e saldos de caixa (inicial, operacional e final), usando como ferramenta o Power BI.

Vale dizer que você pode fazer o fluxo de caixa do seu negócio usando diferentes ferramentas, como sistemas contábeis ou mesmo uma planilha de Excel. 

O fluxo de caixa no Power BI tem a vantagem de integrar a análise de dados ao processo de gerenciamento do capital que circula pela empresa.

Por meio da ferramenta é possível criar gráficos interativos, relatórios personalizados e previsões realistas do fluxo de caixa futuro.

Por que fazer projeção de fluxo de caixa no Power BI?

Além de fazer o fluxo de caixa passado, com a ajuda do Power BI você pode estimar também o fluxo de caixa futuro.

A projeção é possível graças à análise preditiva que consegue identificar padrões e traçar tendências.

Uma startup que oferece alguma solução como serviço (SaaS), por exemplo, gera dados  suficientes para oferecer uma projeção de fluxo de caixa com bastante assertividade. 

O mesmo pode ocorrer com as vendas a prazo ou parceladas.

Mesmo nos casos em que a receita não é recorrente, você pode aproveitar as funcionalidades da ferramentas para fazer previsões.

Dentre as razões para isso, destacam-se:

  • Antecipação de desafios financeiros
  • Otimização do capital de giro
  • Negociações mais assertivas com fornecedores
  • Planejamento financeiro de longo prazo
  • Visão integrada com outras métricas financeiras.

Como fazer fluxo de caixa no Power BI?

Para fazer fluxo de caixa no Power BI, você precisa dominar a ferramenta e conhecer algumas etapas fundamentais da análise de dados. 

Você vai precisar:

  1. Extrair os dados financeiros da empresa, como receitas, despesas, investimentos e saldos iniciais (processo conhecido como ETL)
  2. Importar esses dados para o Power BI a partir de planilhas, sistemas contábeis ou outras fontes de arquivos compatíveis
  3. Modelar e higienizar esse dados de maneira que possam ser estruturados e integrados
  4. Aplicar os cálculos e análises, usando o arsenal de funcionalidades do Power BI
  5. Criar e compartilhar os relatórios com os colaboradores de interesse.

Com a ajuda dos recursos do Power BI, é possível categorizar movimentações, aplicar filtros temporais, analisar tendências, criar medidas personalizadas e KPIs específicos.

Caso você ache a tarefa complexa, saiba que existem empresas especializadas, como é o caso da Comece, que podem fazer tudo isso para você, entregando a análise dos resultados pronta.

Como criar um dashboard de fluxo de caixa no Power BI?

A criação de um dashboard de fluxo de caixa no Power BI é a etapa final do processo.

Sua função é proporcionar uma visão panorâmica da situação da empresa por meio de gráficos e tabelas dinâmicas.

Não há uma regra (o Power BI oferece inúmeras possibilidades de criação de um dashboard personalizado), mas algumas diretrizes gerais para a criação do painel são:

  • Arraste e solte os campos desejados para criar visualizações, como:
    • Gráfico de linhas para saldo do fluxo de caixa ao longo do tempo
    • Gráfico de pizza para receitas e despesas por categoria
    • Tabela para detalhar transações por período
    • Filtros para selecionar datas, categorias e contas
    • Medidores para mostrar saldo atual, receitas e despesas totais.

Quanto à formatação e personalização, você pode:

  • Aplicar cores, títulos e legendas
  • Utilizar indicadores visuais para destacar valores relevantes
  • Adicione elementos interativos, como segmentações e cartões.

Com o dashboard de fluxo de caixa pronto, você pode explorar os dados de maneira intuitiva por meio da aplicação de filtros para análises específicas e aprofundadas. 

Assim, poderá analisar despesas por categoria, saldos por mês/ano ou a performance das entradas e saídas de caixa por meio de infográficos fáceis de ler e entender.

Se precisar, a Comece oferece contabilidade consultiva com inteligência de dados personalizada e está pronta para ajudar sua empresa a transformar dados brutos em insights valiosos para que sua equipe tome decisões baseadas nas melhores informações sobre o seu negócio.

Para debater mais sobre o assunto no episódio 10 do nosso podcast falamos sobre como utilizar a inteligência de dados dentro da contabilidade e quais as principais ferramentas e tecnologias utilizadas na análise de dados contábeis.

Contabilidade consultiva com BI

Fazer fluxo de caixa com Power BI, como podemos ver, é trabalhoso e exige conhecimento técnico para parametrizar a ferramenta do jeito certo.

Um caminho mais eficiente, como já falamos, é contratar os serviços de contabilidade consultiva com inteligência de dados da Comece.

Com a expertise e o suporte personalizado de nossa empresa, a implementação do fluxo de caixa no Power BI se tornará uma tarefa simples e eficaz.

Por que escolher a Comece

Somos uma empresa de contabilidade digital especializada em startups que oferece um hub completo de soluções contábeis e financeiras de alta performance para seu negócio ir mais longe.

Desde 2013, a Comece é parceira de empresas das áreas de inovação e tecnologia, auxiliando empreendedores a tomarem decisões assertivas a partir da análise estratégica de dados.

Agende um horário com um de nossos especialistas e saiba mais!

Deixe uma resposta