BPO de RH: por que terceirizar tarefas de recursos humanos

bpo rh0
Blog > Gestão > BPO de RH: por que terceirizar tarefas de recursos humanos

Sabia que o BPO de RH pode ajudar sua empresa a gerir com eficiência os recursos humanos e ainda reduzir custos e despesas?

A terceirização de atividades relacionadas à gestão de pessoas é uma alternativa viável, principalmente se sua startup estiver nas fases iniciais de desenvolvimento.

Afinal, pode ser que você ainda não tenha um organograma estruturado ou pessoas habilitadas a tomar conta do setor.

Se é o caso, descubra ao longo deste post o que o BPO de RH pode fazer pelo seu negócio.

O que é BPO no RH?

BPO no RH é a terceirização de serviços relacionados à gestão de recursos humanos.

A sigla é formada pela iniciais de Business Process Outsourcing, ou Terceirização de Processos de Negócios, em tradução livre.

Empresas de diferentes tamanhos e segmentos adotam o BPO para diversas áreas, como RH, contábil, jurídica, administrativa, dentre outras.

O objetivo é delegar a um escritório especializado algumas atividades-meio para focar na atividade-fim, ou core business.

O BPO no RH segue a mesma linha de raciocínio. 

Ao terceirizar algumas tarefas relacionadas à gestão de pessoas, o gestor enxuga gastos e ganha tempo para dedicar-se ao que realmente importa.

Como funciona o BPO em RH?

Ao adotar o BPO no RH, sua startup passa a contar com uma importante parceira na organização dos processos internos que demandam tempo e atenção.

Com a ajuda da tecnologia, todo o serviço pode ser feito de maneira remota e com informações compartilhadas em tempo real.

Aqui na Comece Com o Pé Direito, assumimos tanto processos da área de Recursos Humanos de sua startup quanto do Departamento Pessoal.

Importante ressaltar que, apesar de lidar com pessoas e serem conceitualmente confundidos, DP e RH são setores diferentes. 

O Departamento de Pessoal cuida de processos burocráticos rotineiros, como emissão de guias de INSS, FGTS, IRRF e folha de pagamento. 

E o Recursos Humanos trata da gestão de pessoas, como contratação, demissão, treinamento, planejamento de férias, dentre outras atividades. 

O que as empresas de BPO de RH fazem

As empresas de BPO de RH oferecem pacotes de serviços que podem ser personalizados de acordo com a necessidade de cada cliente.

Como vimos, as atribuições de RH e Departamento Pessoal são diferentes, então vamos listar os principais serviços separados.

Principais serviços de BPO de RH

  1. Admissão, rescisão e férias: por meio de um plano personalizado, toda gestão do processo de contratação, demissão e planejamento de férias é feito de acordo com a legislação
  2. Orientações técnicas: empresas de BPO em RH também assessoram seus clientes, esclarecendo dúvidas e orientando-os a respeito da relação de trabalho entre o colaborador e a empresa
  3. People Analytics: ao contratar o BPO em RH, sua startup pode contar com um processo eficiente de coleta e análise de dados para embasar melhor as decisões
  4. Agendamentos e controles: a terceirização inclui, ainda, agendamentos de exames laborais na medicina do trabalho, controle de ponto eletrônico, gestão de benefícios, dentre outros serviços
  5. Tecnologia de ponta: a implantação e a gestão de plataforma de RH pode ser feita em nuvem, seguindo as regras legais da LGPD

Principais serviços de BPO de Departamento de Pessoal

É possível terceirizar também processos relacionados ao dia a dia do Departamento de Pessoal

São serviços rotineiros e burocráticos que envolvem, dentre outros assuntos, a legislação trabalhista.

A terceirização no Departamento Pessoal inclui:

  1. Elaboração de folha de pagamento
  2. Emissão de guias de FGTS, INSS e IRRF
  3. Procedimentos relacionados às rotinas do e-Social
  4. Acompanhamento de dissídios coletivos
  5. Acompanhamento das mudanças na legislação que impactem a relação dos colaboradores com a empresa. 

Como nem todas as organizações, principalmente as startups, contam com setores de RH e DP separados, os serviços listados acima podem ser agrupados dentro de um plano customizado.

Vantagens da terceirização do RH

A principal vantagem do BPO de RH, assim como outros tipos de terceirização, é a redução de custos e despesas

Mas o serviço também proporciona outros ganhos e conveniências, como os listados a seguir:

  • RH sob os cuidados de especialistas: empresas de BPO de RH contam com estrutura e profissionais qualificados para prestar o melhor atendimento a seu cliente, sempre conforme as normas legais vigentes
  • Redução de gastos: ao adotar o BPO de RH, sua startup reduz custos e despesas com estrutura e pessoal dedicado exclusivamente à gestão de pessoas de processos trabalhistas
  • Menos demanda por espaço: ao terceirizar parte ou todos os serviços de RH, sua empresa também otimiza espaço que, em última análise, reflete em redução de despesa
  • Foco no core business: com processos que tomam tempo aos cuidados de uma empresa especializada, você tem mais tempo para focar na atividade principal do seu negócio.

Como contratar uma empresa de BPO de RH

A gestão de processos relacionados aos Recursos Humanos é estratégico para a sua empresa, portanto, escolha com cuidado qual empresa de BPO contratar.

O primeiro passo é definir quais serviços você precisa.

Seu interesse é terceirizar todos os procedimentos relacionados ao RH ou apenas alguns?

Feito isso, siga os passos a seguir para acertar na escolha do parceiro ideal:

Avalie o know-how da empresa de BPO em RH

Você encontrará diversas empresas no mercado oferecendo terceirização, mas nem todas possuem capacitação técnica suficiente para prestar um serviço de qualidade.

Investigue o histórico da candidata, procure saber quem são os profissionais responsáveis pelo trabalho e se há uma boa reputação.

Avalie o suporte de atendimento

Prefira empresas que ofereçam um suporte de atendimento adequado às suas necessidades. 

A candidata a assumir seu RH precisa dispor de equipe disponível para tirar dúvidas e canais de atendimento eficientes, como chat, telefone, e-mail, WhatsApp dentre outros.

Escolha um parceiro que seja estratégico

Por fim, escolha um parceiro que seja capaz de ajudar o seu negócio a decolar

Nesse contexto, avalie outros serviços que a empresa de BPO de RH tem capacidade para oferecer, mesmo que, a princípio, você não necessite deles. 

Pode ocorrer de, mais tarde, você precisar de consultorias estratégicas que serão úteis em tomadas de decisão sobre o futuro do negócio.

E então, o que achou do conteúdo? Pensando em adotar o BPO de RH para a sua startup? 

Se sim, conheça as soluções da Comece Com o Pé Direito. 

Com os nossos serviços de gestão de pessoas e Departamento Pessoal você fica tranquilo para dedicar-se ao seu core business enquanto nós focamos na melhoria e crescimento do seu RH.

Os serviços de BPO de RH e DP são 100% online.

Agende agora mesmo um bate-papo com nossos especialistas e saiba mais.

Leave a Reply