Empresas de business intelligence (BI): entenda os benefícios do serviço

empresas business intelligence0
Blog > Gestão > Empresas de business intelligence (BI): entenda os benefícios do serviço

As empresas de business intelligence exploram um nicho conectado a um dos ativos mais importantes da economia moderna: os dados.

Por meio de ferramentas de análises, ajudam seus clientes a aplicar o poder dos dados em favor do crescimento do negócio, especialmente no contexto das startups.

Afinal, tomar decisões embasadas é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, principalmente quando se trata de soluções inovadoras e disruptivas

Quer saber mais?

Então, siga a leitura e descubra como as empresas de business intelligence podem ajudar sua startup a decolar.

O que são empresas de business intelligence (BI)?

Empresas de business intelligence são organizações especializadas em coletar, analisar e transformar dados brutos em informações valiosas à tomada de decisões.

Em geral, são prestadoras de serviços de consultoria/assessoria em BI para outras empresas em funções, como:

  • Definição e implantação de ferramentas de business intelligence
  • Parametrização de sistemas
  • Definição e implementação de indicadores de desempenho, etc.

O termo “business intelligence”, vale relembrar, refere-se ao uso de tecnologias, processos e ferramentas capazes de transformar dados dispersos e desconexos em insights e informações de alto valor. 

Por meio de dashboards e relatórios alimentados pela análise de dados, o CEO, CFO ou outro C-level tem uma visão clara da performance do negócio. 

De posse de informações relevantes e confiáveis, tem condições de tomar decisões com muito mais qualidade.

O que faz uma empresa de business intelligence?

As empresas de business intelligence, em geral, prestam serviços para outras empresas que precisam da análise de dados mas não dispõem de um departamento de TI.

Essa terceirização faz muito sentido, sobretudo para startups em fases embrionárias que precisam enxugar a estrutura de custo.

Ao delegar a função a um parceiro especialista, pode focar no que realmente importa: seu core business.

De maneira geral, uma empresa de business intelligence tem como função:

  • Escolher a melhor ferramenta de BI para o cliente (Power BI, IBM Watson Analytics, Google Data Studio e Tableau são algumas)
  • Definir as fontes de dados usadas para alimentar a ferramenta e gerar os relatórios e dashboards
  • Extrair os dados das fontes, que podem ser planilhas de Excel, sistemas ou dados armazenados em nuvem (processo conhecido como ETL)
  • Modelar esses dados de maneira que possam ser estruturados e integrados
  • Aplicar os cálculos e análises, usando as funcionalidades da ferramenta de business intelligence
  • Disponibilizar relatórios e dashboards para o cliente de maneira clara, objetiva e compreensiva.

Vale ressaltar que, dependendo dos objetivos do cliente, a empresa de business intelligence precisa ter acesso a dados sensíveis, como relatórios contábeis e informações pessoais de colaboradores.

É preciso muito cuidado no manuseio desses dados, sempre em observância ao que determina a legislação, especialmente a LGPD.

Quais as vantagens de contratar empresas de business intelligence?

A economia de recursos certamente é uma das principais vantagens de se contratar uma empresa de business intelligence, mas os benefícios vão além. 

A seguir, confira os principais.

Decisões baseada em dados e não em “achismos”

Uma startup que usa o poder do BI a seu favor tem embasamento para tomar decisões, seja no âmbito tático, operacional ou estratégico.

Os dados, quando dispostos na forma de gráficos, tabelas e indicadores, orientam o gestor tal como um painel de instrumentos de um veículo orienta o motorista.

Para debater mais sobre o assunto no episódio 10 do nosso podcast falamos sobre como utilizar a inteligência de dados dentro da contabilidade e quais as principais ferramentas e tecnologias utilizadas na análise de dados contábeis.

Personalização de relatórios

As soluções de BI oferecem também a capacidade de personalizar relatórios de acordo com as necessidades específicas de cada setor ou departamento.

A função da empresa de business intelligence, nesse aspecto, é parametrizar a ferramenta de forma a garantir que as informações relevantes sejam acessíveis a quem precisar delas.

Análise preditiva

Ao utilizar algoritmos avançados e inteligência artificial, as empresas de business intelligence podem oferecer ainda análises preditivas (que predizem o futuro).

Ao criar linhas de tendências com base no comportamento passado, essa previsão permite às startups se anteciparem e se prepararem.

Vantagem competitiva

Por fim, vale ressaltar que as empresas que utilizam BI têm uma vantagem competitiva importante frente a seus pares.

Munidas de informação de qualidade, conseguem reagir rapidamente às mudanças no ambiente de negócios e se antecipar às necessidades do cliente.

Empresa de contabilidade consultiva com business intelligence

Agora que você sabe o que fazem as empresas de business intelligence, pode estar se perguntando: “Como contratar um parceiro assim para minha startup?”

“Será que é possível reunir, em um único pacote, um conjunto completo de soluções contábeis e financeiras?”

A resposta para ambas as perguntas é sim. 

A Comece, empresa contábil especialista em startups, oferece contabilidade consultiva com business intelligence e diversas outras soluções para o seu negócio crescer e escalar.

Por que escolher a Comece

Desde 2013, a Comece é parceira de empresas das áreas de inovação e tecnologia, auxiliando empreendedores a tomarem decisões assertivas a partir da análise estratégica de dados.

Com a expertise e o suporte personalizado de nossa empresa, a implementação e uso do Business Intelligence se torna uma tarefa simples e eficaz.

Clique aqui, agende um horário com um de nossos especialistas e saiba mais!

Deixe uma resposta