Conheça os principais desafios das startups no Brasil e possíveis soluções

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Compreender os principais desafios das startups no Brasil é atribuição de todo empreendedor que escolhe o caminho da inovação.

Afinal, além das incertezas inerentes ao próprio modelo de negócio, há as intempéries externas relacionadas à dinâmica mercadológica, política e geopolítica.

Alguns riscos podem ser perfeitamente evitados e outros, apenas administrados.

Ao empreendedor, cabe analisar e refletir acerca dos principais desafios das startups de forma a posicionar e reposicionar o negócio quando necessário.

Se você quer se preparar para enfrentar e superar os obstáculos dessa jornada, comece pela leitura deste artigo e descubra possíveis soluções.

Quais são os principais desafios das startups brasileiras?

Os principais desafios das startups brasileiras podem ser divididos em duas grandes categorias:

  • Desafios internos, relacionados à estruturação do modelo de negócio, profissionalização da gestão, desenvolvimento tecnológico, gestão de pessoas, etc.
  • Desafios externos: taxa de juros, cenário macroeconômico, incertezas fiscais, riscos geopolíticos, entre outros.

Nesse contexto, confira a seguir os principais desafios das startups em suas diferentes fases de crescimento e algumas possíveis soluções: 

1. Validação da ideia

O primeiro grande desafio das startups no Brasil é a validação da ideia de negócio junto ao público-alvo.

Embora o MVP (Minimum Viable Product) seja um conceito bastante apreciado dentro do ecossistema inovador, nem sempre a validação é feita do jeito certo.

Pode acontecer de o empreendedor, seguro de que sua ideia é revolucionária, simplesmente ignorar os sinais captados durante os testes de mercado e insistir em um projeto fadado ao fracasso.

Como enfrentar esse desafio?

A solução para esse desafio é adotar a metodologia customer development de Steve Blank: foco no cliente, não no produto

Muitas startups não passam da fase de ideação porque não dão o devido valor ao feedback dos clientes durante o MVP.

2. Monetização (modelo de receita)

Um outro importante desafio para as startups brasileiras diz respeito ao modelo de receita, ou seja, à monetização do produto ou serviço.

Aos olhos do investidor, esse é um aspecto fundamental do planejamento financeiro, mesmo que a startup ainda esteja em fase pré-operacional.

Sem um modelo de receita bem definido (assinatura, on demand, afiliados, advertising), não há como fazer projeções financeiras razoáveis.

Como enfrentar esse desafio?

A solução para o desafio da monetização começa pela escolha adequada do modelo de receita para o tipo de serviço ou produto que você pretende oferecer.

Para uma startup do tipo SaaS, por exemplo, um modelo de assinatura pode ser o mais adequado.

Já o modelo de receita freemium pode ser usado como uma estratégia de atrair o cliente, oferecendo a ele uma versão limitada gratuita na intenção de despertar seu interesse por um pacote mais completo.

3. Marketing e vendas

Estratégias eficientes de marketing e vendas também fazem parte dos principais desafios das startups, sobretudo as que atuam no âmbito da inovação disruptiva ou radical

Em alguns casos, a startup propõe uma inovação incremental para algo que já existe, mas em outros, pode ser que ainda nem exista mercado.

Imagine o delivery de comida antes do Ifood: os pedidos eram feitos majoritariamente por telefone. 

Ao criar uma plataforma de marketplace que se tornaria líder do segmento, a empresa precisou explicar ao público o funcionamento do serviço de forma didaticamente clara.

Portanto, dependendo do tipo de solução que você pretende oferecer, pode ser necessário um investimento significativo em marketing e vendas.

Como enfrentar esse desafio?

O marketing digital, sem dúvida, é uma importante ferramenta de comunicação entre as startups e seus leads.

Por meio de campanhas bem elaboradas, é possível alcançar um determinado público a partir de parâmetros bastantes específicos.

Uma das vantagens das métricas do marketing digital é que, se uma estratégia não está apresentando os resultados desejados, é possível fazer ajustes imediatos e reavaliar a performance do funil de vendas.

4. Tecnologia (e profissionais de TI)

A tecnologia faz parte do core business da maioria das startups e é um desafio importante, principalmente diante da escassez de mão de obra especializada. 

Uma pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) revela que o Brasil precisará de 797 mil profissionais de tecnologia até 2025.

Esse é o lado da demanda. 

Do lado da oferta de profissionais, apenas 53 mil pessoas com esse perfil são formadas por ano, número muito aquém do necessário.

Além da falta de mão de obra qualificada, as startups locais ainda lidam com a concorrência de empresas internacionais que contratam brasileiros.

Como enfrentar esse desafio?

Nos casos de startups que oferecem soluções tecnológicas, o ideal é que pelo menos um dos sócios seja autoridade no assunto e tenha pleno conhecimento técnico.

Assim, mesmo que alguma área seja terceirizada, a supervisão do trabalho garantirá a qualidade da entrega.

Quanto à falta de profissionais de TI, agravada pelo “assédio” de empresas estrangeiras, trata-se de um desafio para startups que pode ser enfrentado de diferentes maneiras, como:

  • Contratação além-fronteiras a exemplo do que as empresas de fora estão fazendo aqui: há agências de recrutamento e seleção especializadas em contratações internacionais
  • Estratégias de atração e retenção de talentos, como o partnership, modelo de gestão que eleva os melhores profissionais à condição de sócio do negócio.

Você pode adotar também a terceirização, inclusive das atividades-fim, desde que não comprometa o seu planejamento estratégico.

A estratégia de BPO tem sido, inclusive, uma tendência para o mundo corporativo, incluindo as startups.

5. Investimento, sobretudo Série A

Conseguir investimento para startups é uma missão desafiadora em qualquer fase do ciclo do negócio, sobretudo o investimento Série A

As startups que participam desse tipo de rodada geralmente encontram-se entre o early e o growth stage.

Já conseguiram, portanto, validar suas hipóteses por meio do MVP e têm algum nível de receita e market share.

Um estudo da plataforma Distrito mostra que apenas 26,4% das startups conseguem um investimento série A.

À medida que as séries avançam (C, D, E…), o funil fica ainda mais apertado. 

Como enfrentar esse desafio?

Para chamar a atenção dos investidores nas rodadas de investimento, além de um pitch bem feito, a startup que deseja vencer esse desafio precisa se profissionalizar

No sentido amplo, significa:

  • Escolher um mercado relevante
  • Criar um plano de negócios consistente
  • Definir um modelo de receita rentável 
  • Criar uma solução que resolva, de fato, a dor do cliente. 

6. Profissionalização contábil

Ainda sobre os principais desafios das startups no Brasil, a profissionalização contábil-financeira sem dúvida merece destaque.

Ainda é comum o empreendedor, principalmente nos estágios embrionários, negligenciar a organização contábil para focar em tarefas mais importantes. 

Ocorre que uma contabilidade mal organizada pode resultar, além de problemas fiscais e tributários, em perda de oportunidades de investimentos

Um investidor interessado em aportar em um projeto promissor não assina um contrato de investimentos sem antes proceder a due diligence.

Dependendo do resultado, pode desistir da ideia.

Como enfrentar esse desafio?

O primeiro passo para vencer o desafio das startups de profissionalizar o financeiro é pensar e agir como um unicórnio

A dica, nesse caso, é contar com parceiros de impacto, como a Comece Com o Pé Direito, empresa especializada em soluções contábeis e financeiras para startups e scale-ups.

No cenário mundial, quais os principais desafios das startups?

Parte dos principais desafios das startups brasileiras enumerados até aqui podem ser aplicados também às startups globais.

Contudo, vale destacar que algumas regiões, como o Vale do Silício, têm uma cultura empreendedora muito mais desenvolvida do que países emergentes como o Brasil. 

Assim, lidam também com desafios diferentes, desde a oferta de capital à disponibilidade de mão de obra qualificada.

Considerando uma análise mais factual, um desafio comum ao ecossistema inovador global, evidenciado em 2022, é a redução do volume de recursos destinados às empresas de inovação, a chamada “bolha das startups”.

Notícias de demissões em massa, sobretudo de unicórnios globais, ganharam as manchetes do noticiário especializado e são reflexos desse cenário adverso.

Entre as principais causas, destaque para o aperto monetário nas principais economias ocasionado pela escalada da inflação.

Em cenários assim, os investidores tendem a migrar seus recursos para ativos mais seguros, o que acaba impactando o mercado de startups como um todo.

Como a Comece com o Pé Direito pode ajudar?

Agora que você conhece os principais desafios de startups, descubra como a Comece Com o Pé Direito, empresa que é um hub de soluções contábeis e financeiras para o ecossistema inovador, pode ajudar.

Contabilidade consultiva

Mais do que cuidar de rotinas operacionais e burocráticas, a Comece com o Pé Direito oferece contabilidade consultiva para sua startup crescer e decolar. 

Trata-se de um serviço prestado por profissionais experientes e altamente capacitados que visa subsidiá-lo na tomada de decisões com informações sólidas e confiáveis.

BPO e BPM financeiro

Oferecemos também serviços de BPO e BPM financeiros para profissionalizar e descomplicar o seu negócio.

O BPO financeiro é uma estratégia de terceirização que contempla todo ou parte do seu setor financeiro.

O BPM financeiro, por sua vez, tem como objetivo profissionalizar a gestão financeira de startups que já têm equipe dedicada e um setor estruturado.

Business Intelligence

Na Comece Com o Pé Direto, você conta também com soluções em Business Intelligence, que transformam dados brutos em informações estratégicas e úteis à tomada de decisão.

Por meio da análise de dados, nossas ferramentas vasculham diferentes fontes e criam relatórios amigáveis em um dashboard intuitivo e de fácil interpretação.

Departamento Pessoal e RH

Terceirizamos ainda todas as rotinas do seu RH, com apoio à gestão de pessoas e às obrigações trabalhistas de sua equipe.

Além do atendimento rápido e ágil, oferecemos consultoria especializada em Departamento Pessoal para os gestores e demais membros de sua empresa.

Então, gostou das soluções da Comece Com o Pé Direito?

Para saber mais sobre o que podemos fazer pelo seu negócio, agende uma reunião com um de nossos especialistas.

Teremos o maior prazer em ajudar o negócio a decolar!

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