Cargos C-level: conheça os principais e entenda o perfil dos executivos

cargos c level0
Blog > Gestão > Cargos C-level: conheça os principais e entenda o perfil dos executivos

Os cargos C-level, aqueles que possuem a letra inicial “C”, representam os altos escalões da hierarquia corporativa.

Mesmo as startups e seus modelos inovadores de organograma usam C-level em sua estrutura — CEO, CFO, CTO, entre outros.

Quer saber mais sobre as áreas de atuação desses executivos e sua importância estratégica para o sucesso dos negócios?

Então, siga a leitura até o final!

O que são cargos C-level?

Cargos C-level são os mais altos postos de liderança de uma organização, seja ela uma grande empresa de capital aberto ou uma startup em fase de ideação

A letra “C” é a inicial de “Chief” — do inglês, chefe.

“Level” significa nível.

Esses executivos “nível-C” são os responsáveis ​​por tomar decisões estratégicas sobre os rumos e o futuro do negócio.

É de esperar, portanto, que suas ações, orientadas pelo modo de pensar e visão de mundo, impactem o desempenho e o crescimento da empresa.

Quais são os cargos C-level?

Os principais cargos C-level de uma organização empresarial são:

CEO (Chief Executive Officer)

O CEO é o principal C-level da empresa, responsável pelas decisões estratégicas, liderança e representação da organização perante os stakeholders.

Não por acaso, é o que mais aparece na mídia quando se trata de negócios de grande porte.

CFO (Chief Financial Officer)

O CFO é o C-level responsável pelas finanças, incluindo gestão de orçamentos, relatórios financeiros, investimentos e gestão de caixa.

Costuma ser figura presente em rodadas de investimento e apresentação de resultados a investidores.

CTO (Chief Technology Officer)

O CTO é o executivo C-level responsável pela divisão tecnológica, de pesquisa e desenvolvimento de produtos. 

No universo das startups, têm papel crucial ao liderar as equipes de criação e modernização de produtos, serviços e soluções.

CMO (Chief Marketing Officer)

É o C-level encarregado pelas estratégias de marketing, posicionamento de marca, publicidade, relações públicas e satisfação do cliente.

Tem papel fundamental no crescimento das vendas, especialmente quando o público-alvo é o B2C — consumidores finais.

Qual o perfil de um profissional C-level?

Os executivos C-level geralmente têm perfil profissional que combina habilidades técnicas, de liderança e comportamentais ao mesmo tempo. 

Para ocupar um cargo dessa magnitude, o C-level precisa ter:

  1. Visão de longo prazo capaz de antecipar tendências, compreender o mercado e desenvolver estratégias alinhadas aos objetivos da empresa 
  2. Liderança e habilidades de comunicação capazes de inspirar equipes e delegar responsabilidades
  3. Capacidade de tomar decisões rápidas e assertivas, considerando os riscos e oportunidades
  4. Adaptabilidade e resiliência para enfrentar desafios e se adaptar a ambientes dinâmicos e em constante mudança, como o ecossistema startup.

Como qualificar as decisões de um C-level?

Mesmo que o C-level tenha capacidade nata de liderar e influenciar pessoas, é preciso se qualificar, se atualizar e contar com parcerias de impacto na qualificação de decisões.

Nesse contexto, vale destacar a contabilidade consultiva, serviço baseado em inteligência de dados essencial à tomada de decisões. 

Com a transformação digital, os dados se tornaram ativos de alto valor, mas é preciso saber usá-los para tirar o melhor proveito.

Por isso, a Comece com o Pé Direito, empresa de contabilidade digital especializada em startups e empresas inovadoras, vai além do básico.

Por meio do Business Intelligence e consultorias contábeis, nossos clientes têm informações atualizadas e confiáveis para tomar decisões com muito mais segurança. 

Clique aqui e descubra um hub completo de soluções contábeis e financeiras para seu negócio ir mais longe.

Deixe uma resposta