Dados no RH: entenda como o people analytics ajuda as empresas

dados no rh0
Blog > Gestão de Pessoas > Dados no RH: entenda como o people analytics ajuda as empresas

A análise de dados no RH tem tudo a ver com a gestão moderna e inovadora das startups no contexto da nova economia.

Com as ferramentas certas, é possível transformar dados em insights valiosos que contribuem com uma gestão de pessoas muito mais eficiente e assertiva.

Os benefícios podem ser percebidos tanto nos processos seletivos quanto nas estratégias de retenção de talentos e redução do turnover.

Continue lendo para entender como funciona e tirar proveito dos dados em Recursos Humanos.

Qual a importância dos dados no RH?

Os dados no RH dizem muito sobre os diferentes aspectos da relação empresa-colaborador, desde o processo de recrutamento e seleção ao treinamento e demissão.

No processo de formação de equipes, por exemplo, podem ajudar o recrutador a verificar antecedentes, checar habilidades e avaliar a compatibilidade do candidato.

É possível ainda automatizar etapas, principalmente as iniciais, resultando em diminuição de custos e melhoria do processo.

Os dados no RH também são úteis ao gerenciamento de equipes, envolvendo treinamento, remanejamento e avaliação de desempenho.

Em outras palavras, uma gestão data-driven permite contratar a pessoa certa, treiná-la de forma a otimizar sua performance e reduzir o turnover.

Não por acaso, tem tudo a ver com as necessidades de startups.

People analytics: ferramenta para aproveitar dados no RH

Os dados no RH são ativos valiosos, mas precisam ser extraídos, tratados e transformados em informações que, de fato, sejam úteis à gestão de pessoas.

Vale lembrar que os dados podem estar amontoados ou dispersos em diferentes fontes, tanto internas quanto externas à startup.

Para extraí-los e validá-los de modo que estejam prontos para uso, você precisa do people analytics, a ferramenta por meio da qual será possível coletar, analisar e interpretar os dados de RH.

Ao utilizar métricas para entender o comportamento e o desempenho dos funcionários, o people analytics ajuda a organização a identificar padrões e tendências.

Trata-se de uma ferramenta que pode ser usada tanto no recrutamento quanto no treinamento, retenção e engajamento dos colaboradores.

A partir dos relatórios gerados pelo people analytics com base nos dados de RH, o gestor pode decidir sobre:

Cabe mencionar que as ferramentas de análise precisam ter acesso a dados precisos e confiáveis para que possam, de fato, gerar relatórios condizentes com a realidade.

Dados mal interpretados ou desatualizados resultam em relatórios distorcidos da realidade, o que não ajuda em nada a evolução da sua startup.

Como aplicar people analytics e gestão de dados no RH?

Chegou a hora de colocar em prática tudo o que falamos até aqui.

Veja, então, quais são as principais etapas para aplicar o people analytics na gestão de dados do RH:

1. Definição dos objetivos

O primeiro passo é definir os objetivos do RH, que devem estar alinhados ao planejamento estratégico da empresa

O que você pretende?

Promover um processo de recrutamento e seleção mais eficiente? 

Ou melhorar a gestão de equipes em busca da otimização de resultados com base em dados precisos sobre a performance individual e coletiva?

2. Escolha da ferramenta adequada

O people analytics, como vimos, é uma ferramenta por meio da qual os dados de RH são extraídos, tratados e transformados em informação útil à organização.

Com os objetivos definidos, você deve escolher a que mais se adequa ao seu negócio, considerando o custo-benefício do serviço.

3. Qualificação das fontes de dados

Durante o processo de implementação do people analytics, é preciso atentar-se também à qualidade das fontes de dados.

Afinal, a natureza dos dados (estruturados, semi-estruturados ou não-estruturados) e a origem deles (banco interno ou big data) influenciam diretamente no resultado final. 

4. Tomada de decisão

Com base nas informações produzidas, o gestor pode decidir sobre planos de carreira, necessidade de treinamento, ajuste nas políticas de contratação ou adoção do partnership com muito mais tranquilidade – e chances de acerto.

Vale ressaltar que o tamanho da startup ou scale-up tem relação direta com a adoção de ferramentas de análise de dados no RH.

Negócios que demandam equipes grandes certamente precisarão de soluções mais sofisticadas em comparação a startups formadas por poucos colaboradores.

BPO de RH com apoio na geração de dados

A análise de dados no RH, como podemos ver, pode ser usada em diferentes níveis dentro das startups, sobretudo considerando o estágio em que o negócio se encontra

Nesse aspecto, vale considerar a terceirização do RH como uma estratégia de profissionalização do setor.

Na Comece com o Pé Direito, por exemplo, assumimos tanto da parte de gestão de pessoas quanto das rotinas burocráticas do seu departamento pessoal. 

Oferecemos apoio também nas questões trabalhistas com atendimento 100% digital.

O BPO de RH faz sentido para você?

Dê o próximo passo e agende um bate-papo com um de nossos especialistas para saber mais!

Deixe uma resposta