Saiba como fazer fluxo de caixa em 3 passos e entenda a importância

como fazer fluxo de caixa0
Blog > Financeiro > Saiba como fazer fluxo de caixa em 3 passos e entenda a importância

Pesquisando como fazer fluxo de caixa de sua startup?

Esse é um aspecto fundamental do controle contábil de toda empresa, sem o qual o gestor não tem informações confiáveis sobre a saúde financeira do negócio.

Trata-se, basicamente, do registro de todas as entradas e saídas de dinheiro em determinado período de tempo, bem como o saldo do caixa. 

No passo a passo a seguir, confira como fazer fluxo de caixa de forma simples e prática e obter uma visão clara sobre a posição financeira da sua empresa.

Como fazer fluxo de caixa em 3 passos

Para entender como fazer fluxo de caixa do jeito certo, o primeiro passo é classificar as entradas e saídas de dinheiro por categorias.

As principais são:

  • Fluxo de caixa operacional: inclui todas as transações financeiras (entradas e saídas) relacionadas à atividade principal da empresa, como vendas de produtos ou serviços, pagamento de fornecedores, salários, impostos, entre outras
  • Fluxo de caixa de investimento: inclui todas as transações de compra e venda de imóveis, equipamentos, investimentos financeiros ou aquisição de outras empresas
  • Fluxo de caixa de financiamento: abrange emissão ou recompra de ações, pagamento de dividendos, obtenção de empréstimos ou pagamento de dívidas.

Esclarecidas as categorias, vamos ao passo a passo de como fazer fluxo de caixa.

1. Defina o período do fluxo de caixa

O primeiro passo para fazer um fluxo de caixa é definir um período de tempo, que pode ser diário, semanal, mensal, trimestral ou anual.

Ao determinar a janela temporal, você deve considerar o saldo do fluxo de caixa anterior, de forma a criar um registro histórico alinhado à realidade do negócio.

2. Identifique as categorias de fluxo de caixa

O passo seguinte é identificar as categorias do fluxo de caixa, sendo:

Em cada uma delas, considere o saldo remanescente e insira as entradas e saídas com as devidas descrições, de forma a permitir o cálculo do saldo final de cada uma das categorias.

3. Calcule o fluxo de caixa líquido

Após apurar o saldo do fluxo de caixa de cada uma das categorias, some todos eles para obter o saldo de caixa líquido total.

Com base nas informações do fluxo de caixa atual, projete o fluxo de caixa futuro e use-o como base para tomar decisões, como investimentos, financiamentos ou ajustes nas operações.

Qual ferramenta usar para fazer fluxo de caixa

Vimos até aqui como fazer fluxo de caixa do ponto de vista das informações necessárias que você precisa apurar para alimentar a ferramenta de gestão de sua preferência.

Quanto ao instrumento usado para fazer o fluxo de caixa, a escolha depende basicamente do nível de complexidade das operações do seu negócio.

Uma simples planilha online pode ser usada para fazer um fluxo de caixa, embora talvez não seja a opção mais eficiente.

No âmbito das empresas, especialmente startups, o mais recomendável é a utilização de software contábil capaz de facilitar o processo de registro e cálculos.

A seguir, confira um exemplo de fluxo de caixa feito com planilha:

 PrevisãoRealizado
ENTRADAS  
Previsão de recebimento vendas10.0008.000
Contas a receber — vendas realizadas5.0005.000
Outros recebimentos3.0003.000
TOTAL DAS ENTRADAS18.00016.000
SAÍDAS  
Fornecedores8.00010.000
Folha de pagamento3.0003.000
Despesas500500
Impostos e encargos300300
TOTAL DAS SAÍDAS11.80013.800
1 (ENTRADAS – SAÍDAS)6.2002.200
2 SALDO ANTERIOR2.0000,00
3 SALDO ACUMULADO (1 + 2 )8.2002.200
4 NECESSIDADE EMPRÉSTIMOS  
5 SALDO FINAL (3 + 4)8.2002.200

O exemplo acima é apenas didático.

Uma planilha de fluxo de caixa deve ser detalhada e conter todas as entradas e saídas de caixa, inclusive as menos relevantes.

Por que sua empresa precisa fazer fluxo de caixa?

Saber como fazer fluxo de caixa é fundamental para as finanças de qualquer negócio, mesmo as startups pré-operacionais.

Faz parte do registro básico da contabilidade desde a entrada dos primeiros recursos desembolsados pelos sócios (capital social).

Entre os motivos para manter um fluxo de caixa organizado e detalhado, podemos destacar:

  • Monitoramento da liquidez: ao registrar a quantidade de dinheiro que entra e sai do caixa, é possível saber se há recursos o suficiente para cobrir as obrigações financeiras de curto e médio prazo
  • Ajuste do capital de giro: por meio do fluxo de caixa é possível saber se há necessidade de aumentar ou reduzir o capital de giro, recurso destinado às operações do dia a dia
  • Necessidade de novos aportes financeiros: por meio do fluxo de caixa o empreendedor tem condições de saber se precisará ou não recorrer a uma nova rodada de capitalização
  • Projeção financeira e orçamentária: com base na análise do fluxo de caixa é possível uma startup estabelecer também metas financeiras com mais assertividade
  • Demonstração de fluxo de caixa aos investidores, sobretudo em rodadas de captação.

Não há dúvidas de que sua empresa precisa saber como fazer fluxo de caixa, de forma a obter informações essenciais sobre liquidez, sustentabilidade financeira e capacidade de cumprir as obrigações financeiras.

Além de desempenhar um papel fundamental na tomada de decisões, contribui com o planejamento financeiro e com o monitoramento do desempenho em diferentes intervalos de tempo.

Descomplique sua gestão com nossa consultoria contábil para startups

Como vimos ao longo deste artigo, é importante que você saiba como fazer um fluxo de caixa e compreenda as informações financeiras no contexto da gestão do seu negócio. 

Isso não significa, no entanto, que você deve se envolver com o operacional da contabilidade ou contratar alguém para fazer manualmente todos os lançamentos de entrada e saída em planilhas pouco eficientes.

Com as soluções contábeis da Comece Com o Pé Direito, você delega esse trabalho a especialistas no assunto e foca no que realmente importa: seu core business. 

Oferecemos contabilidade completa para startups, com consultoria fiscal, financeira e trabalhista, além de ferramentas de business intelligence, consultoria em due diligence e muito mais. 

Veja como podemos ajudar o seu negócio a decolar!

Deixe uma resposta