Ferramentas de gestão de dados: entenda a importância e confira dicas

0
Blog > Gestão > Ferramentas de gestão de dados: entenda a importância e confira dicas

As ferramentas de gestão de dados são indispensáveis à gestão estratégica de startups que visam crescer e escalar, sobretudo na Era 4.0.

Produzidos em quantidades e velocidades cada vez maiores, os dados se tornaram ativos de alto valor para empresas e organizações, mas é preciso saber tirar o máximo proveito deles.

Sem bons recursos de gerenciamento de dados, não é possível fazer uma gestão data-driven e tomar decisões com segurança e assertividade.

Avance na leitura e entenda.

O que são ferramentas de gestão de dados?

Ferramentas de gestão de dados são softwares e aplicativos capazes de extrair, filtrar e carregar dados de diferentes fontes, inclusive de big data, e transformá-los em relatórios gerenciais úteis à tomada de decisão.

Sua função é “garimpar” diferentes bancos de dados, tanto internos quanto externos à startup, em busca de informações que possam gerar insights sobre diferentes aspectos do negócio.

Dependendo de como é configurada, uma ferramenta de gestão de dados pode monitorar os hábitos de compras dos clientes, a performance de um funil de vendas ou a estimativa do fluxo de caixa futuro.

Pode também fazer previsões através da análise preditiva ao usar técnicas de machine learning para identificar probabilidades de resultados.

Graças à hiperconectividade, às mídias sociais e à democratização da internet, inclusive a internet das coisas (IoT), nunca a humanidade produziu tantos dados como atualmente.

Uma pesquisa da Seed Scientific (em inglês) mostra que, somente em 2020, o total de dados gerados no mundo foi de 44 zettabytes (um zettabyte corresponde a cerca de 6 sextilhões de bytes).

Para ter uma ideia o que isso representa, se 40 zettabytes fossem acomodados em discos Blu-Ray, o peso equivaleria ao de 424 porta-aviões.

E os números não param de aumentar.

A própria Seed Scientific estima que, até 2025, deve haver 175 zettabytes de dados produzidos em âmbito global.

Qual a importância das ferramentas de gestão de dados?

A principal função das ferramentas de gestão de dados é extrair, transformar e carregar dados (ETL) em um repositório central (Data Warehouse).

Para assegurar a qualidade deles, essas ferramentas dispõem de funcionalidades que garantem a “higienização” e a proteção dos dados conforme as determinações legais, notadamente a LGPD no Brasil.

Dependendo do nível de sofisticação do sistema, pode ser possível automatizar relatórios com interfaces intuitivas e ilustradas, inclusive atualizados em tempo real.

O uso de uma metáfora ajuda a entender melhor como toda essa dinâmica funciona.

Imagine as diferentes fontes de dados (internas e externas à startup) como uma mina que cresce à medida que mais e mais dados são gerados.

Sem boas ferramentas de escavação, o mineiro simplesmente não consegue avançar. 

No contexto das startups, vale ressaltar que as ferramentas não fazem todo o trabalho sozinhas, por mais eficientes que sejam.

Para usá-las do jeito certo, pode ser necessária a contratação de uma empresa de consultoria especializada em business intelligence para promover os ajustes de acordo com as necessidades do negócio.

Dicas de ferramentas de gestão de dados para startups

Há diversos tipos de ferramentas de gestão de dados no mercado, cada uma com suas características e recursos específicos.

A seguir, confira alguns exemplos que podem ser úteis à gestão da sua startup:

1. Power BI

Lançado pela Microsoft em 2015, o Power BI é uma ferramenta de gestão de dados capaz de permitir que os usuários criem relatórios e dashboards personalizados.

Pode ser usado por startups que atuam em diferentes áreas e segmentos, como fintechs, legaltechs, agrotechs, healthtechs, entre outras.

2. Watson Analytics

A Watson Analytics, da IBM, é uma ferramenta de gestão de dados criada para computação cognitiva e análise preditiva baseada em inteligência artificial (IA).

Tem como objetivo permitir que qualquer usuário faça upload de seus dados e descubra insights por meio de visualizações gráficas de fácil compreensão.

3. Tableau

Adquirida pela Salesforce em 2019, a Tableau tem diversas ferramentas de gerenciamento de dados, algumas delas gratuitas. 

Ao interagirem com bancos de dados relacionais, computação em nuvem e planilhas, permitem a geração de gráficos e outras formas intuitivas de visualização. 

4. SAS

Pioneira no mundo em business intelligence, o SAS é um sistema integrado que reúne diferentes ferramentas de gestão de dados para diversas finalidades. 

As aplicações consistem em gerenciamento de arquivos, análise estatística e geração de gráficos e relatórios a partir de quatro ações básicas: acessar, manipular, analisar e apresentar. 

5. Google Cloud Platform

Ferramenta de computação em nuvem do Google, fornece uma série de serviços que incluem armazenamento, análise de dados e aprendizagem de máquina.

O Google Cloud Platform pode ser usado para variadas missões, desde melhorar a descoberta de produtos de varejo à detecção de fraudes bancárias.

6. Cyfe

Usado principalmente em estratégias de vendas online, o Cyfe é uma ferramenta de gestão de dados que também usa conexão com diferentes bancos de dados. 

Por meio de um painel interativo, permite aos usuários automatizarem a recuperação de dados, fazerem diferentes tipos de análises e aplicarem os dados às estratégias do negócio.

7. Qlik Cloud

A principal finalidade da Qlik Cloud enquanto ferramenta de gestão de dados é fechar as lacunas entre insights e ações com a única plataforma em nuvem.

Criada para inteligência ativa, proporciona ao usuário acesso aos dados e analytics em tempo real orientados por inteligência artificial.

Para falar sobre a importância de compreender os seus números financeiros e saber de que forma o BI pode ajudar no entendimento destes dados, convidamos para o nosso podcast Por dentro do Foguete, Bruna Battimanza e Giuliano Schossler, Heads de Business Intelligence da Comece com o Pé Direito, para debater junto com o nosso CEO, Ângelo Machado, como coletar, organizar, compartilhar e monitorar todos os dados brutos em informação útil para tomada de decisões estratégicas.

Ouça agora mesmo.

Dashboard financeiro e contábil para qualificar a gestão de dados

As ferramentas de gestão de dados, como vimos, são diversas e podem ser usadas para diferentes objetivos conforme o modelo de negócio de cada startup.

No aspecto contábil-financeiro, temos ainda uma dica extra: as ferramentas de business intelligence da Comece com o Pé Direito, empresa especializada em soluções para negócios inovadores.

Com as nossas ferramentas de BI, você tem à disposição:

  • Análise tributária
  • Controle orçamentário
  • Projeções de resultados
  • Desempenho econômico e muito mais.

Por meio de dashboards fáceis de usar, você pode monitorar os indicadores de desempenho, interpretar as informações de maneira clara e simplificada e tomar decisões com muito mais segurança e assertividade.

Fale com um de nossos consultores e saiba como as ferramentas de gestão de dados da Comece com o Pé Direito podem ajudar o seu negócio a decolar!

Deixe uma resposta