Elevator pitch: o que é, qual é o objetivo e como fazer?

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O elevator pitch faz parte da estratégia de startups quando o propósito é capturar, de maneira rápida e objetiva, a atenção de um potencial investidor, parceiro ou cliente. 

Trata-se de uma ferramenta que funciona muito bem em situações nas quais a comunicação precisa ser direta e assertiva.

Mas o que é exatamente um elevator pitch?

Como criar uma apresentação curta e ao mesmo tempo cativante e persuasiva?

Se você tem dúvidas como essas, continue a leitura e descubra algumas dicas que podem ajudá-lo a atrair a atenção do seu público-alvo.

O que é elevator pitch?

Elevator pitch é um tipo de apresentação curta e objetiva usada em diferentes circunstâncias no universo empresarial, seja para vender uma ideia ou captar recursos para uma startup.

Tem esse nome porque dura basicamente o tempo de uma viagem de elevador — ou seja, entre 30 segundos e 2 minutos no máximo.

O principal propósito do elevator pitch é reunir os elementos essenciais de uma ideia, projeto ou negócio de forma persuasiva a um investidor, parceiro de negócios ou cliente em potencial.

Quando feito do jeito certo, consegue capturar a atenção do interlocutor e conduzi-lo ao próximo passo, que pode ser uma reunião de negócios ou uma discussão mais detalhada.

Vale mencionar que há outros tipos de pitchs, como pitch deck, tweet pitch, pitch de imprensa e pitch de parceiros.

Cada um cumpre uma função em determinada circunstância.

O recomendado é você ter pitchs diferentes para situações diferentes, levando em conta que cada tipo de público exige um tom de mensagem.

Qual é o objetivo do elevator pitch?

O principal objetivo do elevator pitch é capturar a atenção do investidor, parceiro ou cliente dentro do menor tempo possível.

Para isso, deve despertar curiosidade o suficiente para que a pessoa que ouve queira saber mais sobre o que você está oferecendo.

Funciona de maneira semelhante a uma manchete de jornal.

A mensagem precisa ser curta o bastante para atingir o alvo, ao mesmo tempo em que deve ser clara e assertiva para não causar dúvidas ou mal entendido.

O elevator pitch eficaz deve transmitir, de maneira sucinta e direta, a proposta de valor do seu projeto ou startup, bem como os pontos-chave, de forma a criar uma conexão com o interlocutor.

No caso das startups, tem especial importância na prospecção de investidores em rodadas de captação.

Vale ressaltar que, embora o conceito remete à ideia de apresentação no “elevador” ou em circunstâncias inesperadas, trata-se de uma ferramenta comumente usada em eventos programados.

Um congresso dedicado à inovação, por exemplo, mesmo que não tenha o propósito específico de resultar em contrato de investimento, pode ser uma ótima oportunidade de usar o elevator pitch.

Afinal, em situações assim, pode ser que algum investidor esteja em busca do novo unicórnio ou parceiros estratégicos de negócios estejam em busca de oportunidades.

Como fazer um elevator pitch?

Criar um elevator pitch requer domínio de algumas estratégias de comunicação e um planejamento assertivo acerca da finalidade da apresentação. 

A seguir, confira alguns passos essenciais que podem ajudar nessa tarefa.

Conheça seu público-alvo

Antes de começar a criação do elevator pitch, o primeiro passo é entender quem será seu público-alvo.

Quais são suas necessidades e interesses?

Como ajustar o tom de voz?

No caso de pitch para investidores, pense em como seu projeto empreendedor — dedicado em resolver um problema de um público relevante — pode rentabilizar o investimento dele. 

Com o público bem definido, fica mais fácil elaborar a estratégia e conseguir a atenção desejada para o próximo passo.

Destaque sua proposta de valor

Um elevator pitch precisa destacar o que torna o projeto, produto ou serviço único e valioso

Por que alguém deveria se interessar pela sua ideia?

Como ela resolve uma dor para a qual ainda não há remédio?

Lembre-se de que estamos nos referindo a uma apresentação curta e objetiva, portanto, vá direto ao ponto.

Crie uma estrutura de apresentação clara

Organize seu elevator pitch de forma lógica e clara.

Comece com uma introdução envolvente, apresente a proposta de valor, forneça evidências ou exemplos que sustentam os argumentos e termine com um call to action.

A chamada para ação convida para o próximo passo e é fundamental nesse tipo de estratégia, afinal, o objetivo é convidar o investidor, parceiro ou cliente a saber mais. 

Nesse passo, é fundamental dominar táticas de marketing, especialmente digital, para fazer o que é importante ficar interessante.

A dica é contratar um profissional da área para ajudar a estruturar a apresentação.

Pratique e refine

Pratique seu pitch repetidamente até que você possa apresentá-lo de forma natural dentro do tempo desejado.

Obtenha feedback de colegas ou mentores e faça os ajustes necessários para melhorar a clareza e a eficiência da apresentação.

Por fim, adapte o elevador pitch ao contexto em que será apresentado.

Por exemplo, o pitch para um investidor deve ser diferente de um pitch para potenciais clientes ou parceiros de negócios — não vale um pitch genérico para toda e qualquer situação.

Exemplos de elevator pitch

bons exemplos de elevator pitch de startups no Brasil e no exterior que ajudam bastante a inspirar empreendedores que precisam usar a ferramenta.

TinDin: elevator pitch ensaiado e criativo

Um exemplo de elevator pitch curto, conciso e direcionado a investidores de um renomado programa de televisão é o da TinDin, plataforma de educação financeira transversal e gamificada.

Os empreendedores Fábio Rogério e Eduardo Schroeder apresentaram, de forma muito criativa, a plataforma aos “tubarões” do programa, como você pode conferir no vídeo.

Em poucos segundos, de maneira ensaiada, eles apresentam os três pilares principais de um elevator pitch:

  1. A oferta
  2. O que torna o projeto único
  3. Do que precisa para o projeto acontecer — e o que os investidores terão em troca.

Tesla: elevator pitch direto ao ponto

Um outro exemplo de elevator pitch para tirar boas lições é o da Tesla, apresentado por Elon Musk em Pequim, na China.

A um plateia de potenciais clientes e parceiros de negócios, o CEO disse:

“O que estamos tentando fazer com a Tesla é mudar o mundo, mostrando às pessoas que um carro elétrico pode ser divertido, sexy, rápido e de longo alcance. Para alcançarmos o sucesso, precisamos de pessoas que estejam dispostas a adotar novas tecnologias”.

O vídeo da apresentação (em inglês) também está disponível na internet.

Perceba que os três pilares do elevator pitch estão presentes na apresentação: o produto, o que o torna único frente os concorrentes e do que a empresa precisa para concretizá-lo.

Além do pitch: como atrair investidores para o negócio?

O elevator pitch, como vimos, tem papel fundamental em uma estratégia de captação de investimentos, algo essencial para startups em fase de crescimento. 

Atrair investidores para o seu negócio, no entanto, não se resume a uma apresentação ensaiada ou criativa.

Um pitch atraente e impecável pode até chamar a atenção, mas a empresa precisa estar preparada para as etapas que vêm a seguir — especialmente o crivo da due diligence.

Portanto, além de um elevator pitch convincente, você deve fazer o dever de casa, o que significa estar em dia com a organização contábil, financeira, fiscal e societária.

Você precisa profissionalizar o seu negócio.

Trata-se de um trabalho que começa bem antes da elaboração do pitch e que deve ser feito do jeito certo, com a ajuda de parceiros de impacto, como a Comece com o Pé Direito

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