Serviço de contabilidade online: como funciona e quais as vantagens?

serviço de contabilidade online0
Blog > Contabilidade > Serviço de contabilidade online: como funciona e quais as vantagens?

Se você está em busca de serviço de contabilidade online para facilitar a rotina contábil e financeira do seu negócio, chegou ao lugar certo.

Graças à transformação digital e ao surgimento de ferramentas tecnológicas, o jeito de fazer contabilidade mudou.

No lugar de pilhas de papel, arquivos digitais em nuvem.

Ao invés de equipes dedicadas a trabalhos repetitivos, softwares inteligentes capazes de automatizar processos com muito mais eficiência.

Nesse contexto, sai de cena o contador burocrata “guarda-livros” para dar lugar ao contador consultor, parceiro estratégico de seus clientes.  

A seguir, descubra o que é serviço de contabilidade online, como funciona e quais são suas principais vantagens.

Como funciona o serviço de contabilidade online?

O serviço de contabilidade online funciona por meio de plataformas digitais que permitem a seus usuários acessarem e gerenciarem informações contábeis-financeiras de qualquer lugar.

O termo “online” é uma expressão em inglês que significa “na linha” — usado comumente para se referir à conexão via internet

O serviço de contabilidade online, portanto, tem a característica de estar sempre disponível e acessível, desde que o usuário esteja conectado à rede. 

Trata-se de uma evolução do jeito de fazer contabilidade, com foco em premissas como simplificação de processos, automatização de relatórios, uso inteligente de dados e acesso em tempo real. 

Vale destacar que a contabilidade, online ou offline, precisa seguir à risca o que dispõe a legislação quanto às práticas contábeis adotadas no Brasil. 

O que muda são as ferramentas de trabalho: modernas e digitais versus convencionais e “analógicas”.

Para quem é indicado o serviço de contabilidade online?

De maneira geral, todas as empresas são elegíveis a usar o serviço de contabilidade online

Cabe mencionar que a contabilidade se divide em dois grandes grupos:

  1. Serviço de assessoria contábil, focado basicamente no compliance fiscal e na relação empresa-Fisco
  2. Serviço de consultoria contábil, feito sob medida para cada cliente com o objetivo de embasar a tomada de decisões.

Os serviços de contabilidade online básicos, como escrituração, cálculo de impostos, emissão de guias e declarações acessórias, são os mais suscetíveis à automatização. 

Todas as empresas, à exceção do MEI, precisam de um profissional contábil para responder por essas obrigações.

Há serviços de contabilidade online focados, por exemplo, em empresas do Simples Nacional ou especializadas em determinado setor. 

Quanto à contabilidade consultiva, estamos falando de soluções que vão além das obrigações legais e regulatórias.

A consultoria contábil é voltada ao aspecto gerencial do negócio, buscando orientar e embasar a tomada de decisão do gestor.

A área de atuação também é bastante ampla: planejamento tributário, análise de dados, BPM financeiro, entre outras soluções.

A Comece com o Pé Direito, por exemplo, é especialista em soluções consultivas e inteligência de dados para startups e empresas digitais.

Um nicho com muitas oportunidades no Brasil, graças à demanda por inovação nos mais diferentes aspectos do mercado.

Quais as vantagens do serviço de contabilidade online?

As vantagens do serviço de contabilidade online são diversas, seja do ponto de vista da automação de processos/redução de custos ou da contabilidade gerencial. 

As principais são:

  • Acesso aos dados em qualquer hora e qualquer lugar, o que permite uma gestão mais ágil e eficiente
  • Redução de custos, tanto para os escritórios que prestam serviço de contabilidade online quanto para os clientes
  • Eficiência operacional, especialmente em relação ao processamento contábil
  • Redução de erros e retrabalhos, levando em consideração que as rotinas, quando automatizadas, são livres de equívocos humanos
  • Oportunidade de agregar a contabilidade consultiva, ao liberar o contador e sua equipe para prestar consultorias e oferecer soluções, de fato, estratégicas 
  • Uso da inteligência de dados por meio de ferramentas de BI capazes de transformar dados desconexos em relatórios gerenciais intuitivos e de grande valor para o negócio.

A contabilidade online é importante também para o governo que, com mais dados à disposição para analisar, tem condições de fiscalizar com mais assertividade as obrigações dos contribuintes.

Tanto que o próprio governo criou o SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) com o objetivo de substituir a escrituração em papel e dar mais fluidez aos processos.

Como escolher um serviço de contabilidade online?

Para escolher o serviço de contabilidade online adequado ao seu modelo de negócio, o primeiro passo é avaliar as necessidades contábeis de sua startup.

Você precisa apenas de serviços básicos ou de soluções completas, como planejamento tributário, análise financeira e consultorias?

Com base no seu diagnóstico, o próximo passo é pesquisar os prestadores de serviços disponíveis, levando em conta aspectos como:

  1. Reputação da empresa de contabilidade online: uma avaliação das opiniões de clientes é um bom começo 
  2. Soluções oferecidas além dos serviços básicos: relatórios gerenciais e financeiros, integração com sistemas de gestão do cliente, etc.
  3. Suporte e atendimento: um serviço de contabilidade online precisa dispor de plataformas e outros meios eficientes que possibilitem uma comunicação clara e efetiva
  4. Segurança dos dados: como os documentos são arquivados em nuvem, é fundamental se certificar de que os protocolos de segurança são robustos o suficiente para evitar acesso não autorizado ou vazamento
  5. Uso da inteligência de dados como ferramenta de gestão. 

Na Comece com o Pé Direito, empresa de contabilidade online focada em startups e scale-ups, usamos o poder da análise de dados para oferecer a nossos clientes relatórios e insights valiosos sobre a performance do negócio.

Com a ajuda de ferramentas de BI, é possível analisar a evolução da receita, do lucro líquido, do faturamento por região, além de permitir a visualização de KPIs, ponto de equilíbrio e muito mais.

Serviço de contabilidade online especializado em empresas de inovação

Se você tem ou pretende ter uma empresa de inovação e está em busca de serviços de contabilidade online, a Comece com o Pé Direito tem o que você precisa.

Oferecemos pacotes completos para a gestão do seu back office, incluindo:

Agende um bate-papo com um de nossos especialistas e veja como podemos ajudar o seu negócio a decolar!

Deixe uma resposta