KPIs de inovação: conheça os principais e entenda a importância

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Acompanhar os KPIs de inovação da sua empresa é um passo fundamental para quem deseja crescer de forma sustentável.

Em um ambiente cada vez mais tecnológico e em um mercado cada vez mais competitivo, como é o das startups e das empresas de tecnologia, os KPIs de inovação representam um ponto de partida para medir, monitorar e avaliar os processos de inovação da sua empresa.

Sem eles, fica difícil saber não apenas quanta inovação sua empresa está criando, mas também qual resultado essas inovações estão trazendo para a empresa.

Mas quais são os KPIs de inovação e como usá-los na prática?

Neste artigo, você vai conhecer alguns dos principais indicadores utilizados nessa área – e como aplicá-los no negócio.

Por que usar KPIs de inovação?

KPI, da sigla em inglês Key Performance Indicators, pode ser traduzido como “Indicadores-Chave de Desempenho”.

Em um contexto de inovação, são eles que vão fornecer os dados para que você possa medir, acompanhar e depois avaliar a inovação da sua empresa.

Considere, por exemplo, que a sua empresa investiu para criar um novo produto.

Houve uma pesquisa de mercado, um esforço de branding, incontáveis horas dedicadas a desenvolver e testar esse produto.

Como saber se o produto lançado trouxe resultado para a empresa?

Como saber se ele cobriu os investimentos feitos?

Como avaliar se ele deve ser mantido na gama de produtos ou deve ser descontinuado?

São essas respostas que os KPIs de inovação conseguem entregar.

Quais são os principais KPIs de inovação?

A seguir, listamos alguns dos principais KPIs de inovação que são acompanhados por empresas de tecnologia ou de alto crescimento.

Vale lembrar, porém, que esses KPIs podem variar de acordo com o nicho da sua empresa e com a sua maturidade no mercado.

Também é possível que você encontre alguns desses KPIs com outros nomes no mercado, porque não há exatamente um consenso ou material de referência que indique os KPIs de inovação que devem ser adotados pela indústria.

De qualquer forma, vale a pena conhecer esses KPIs de inovação para entender quais fazem sentido ou não para a sua empresa.

Taxa de lançamento de novos produtos ou serviços

A taxa de lançamento de novos produtos ou serviços, como o nome indica, mede a frequência com que a sua empresa lança novos produtos ou serviços no mercado.

Essa taxa pode indicar, por exemplo, que você lança um produto a cada trimestre, ou dois a cada trimestre.

Entre as startups, o mais comum é dividir o ano em três quadrimestres e acompanhar a evolução dos indicadores dentro desses períodos.

Quanto mais a sua empresa inovar, mais alta será essa taxa.

Nesse sentido, uma taxa consistente de lançamentos, que permanece sempre em patamares acima do mercado, pode indicar uma cultura de inovação sólida.

Receita de novos produtos ou serviços

Lançar um produto sempre é uma boa tática, certo?

Não exatamente.

A receita de novos produtos ou serviços é um KPI que acompanha exclusivamente a receita gerada pelos produtos que você lançou dentro de um intervalo de tempo.

Ela ajuda a mostrar o quão sustentáveis são esses produtos e dá uma boa ideia se vale a pena ou não manter ou aperfeiçoar esses produtos.

Se você descobrir, por exemplo, que um produto gerou uma receita mínima ou praticamente nula dentro de um quadrimestre, pode ser interessante fazer modificações no produto ou mesmo descontinuá-lo.

Percentual de receita proveniente de inovação

Semelhante ao KPI de inovação anterior, mas agora com um cálculo percentual, esse KPI indica a relevância da inovação dentro da operação da sua empresa.

Esse indicador ajuda a entender se vale a pena continuar investindo em inovação e se a empresa está tendo resultados satisfatórios, em comparação com as outras áreas do negócio.

Afinal, sempre é necessário colocar os resultados em perspectiva com o que a empresa já vem fazendo.

Isso vale especialmente para empresas tradicionais, mas também pode ser aplicado no contexto de startups.

Tempo de ciclo de inovação

Aqui, o ciclo de inovação é entendido como o processo necessário para lançar um novo produto ou serviço.

Esse KPI mede o tempo médio desde a concepção até o lançamento de um novo produto ou serviço.

Quanto menor esse tempo, mais ágil é a empresa no seu ciclo de inovação.

Empresas que levam muito tempo para lançar um produto ou serviço podem acabar perdendo mercado para concorrentes mais rápidos.

Market share

Por falar em perder mercado, o market share indica o percentual que a sua empresa detém dentro do seu segmento.

É um indicador útil em diversos momentos da sua empresa, e com a inovação não é diferente.

Vale a pena acompanhar o market share dentro desse contexto de inovação: como ele é afetado quando há alguma inovação nos processos ou algum produto ou serviço é lançado?

A empresa ganha mercado com as inovações e se consolida no segmento, ou a inovação não impacta o market share?

Essas e outras perguntas podem ser respondidas quando você analisa o market share e o compara com as iniciativas de inovação da empresa.

Principais KPIs financeiros de empresas de inovação

Além de KPIs de inovação, vale analisar e monitorar também os KPIs financeiros da sua empresa.

Esses dados são especialmente importantes para startups e empresas de alto crescimento, além de empresas que contam com aportes de investidores.

Afinal, sem o controle sobre os KPIs financeiros, os KPIs de inovação acabam ficando em segundo plano na hora de reportar os resultados da sua empresa.

Entre os principais KPIs financeiros, podemos citar:

  • MRR (Monthly Recurring Revenue)
  • ROI (Return on Investment)
  • GMV (Gross Merchandise Value)
  • NRR (Retenção de Receita Líquida)
  • Burn rate
  • LTV ou CLTV.

Para entender mais sobre cada um deles e conhecer outros KPIs relevantes para sua empresa, recomendamos nosso artigo completo sobre KPIs financeiros aqui no blog.

Como os KPIs ajudam a atrair investidores?

Acompanhar os seus KPIs financeiros e de inovação não é importante apenas para o desempenho da sua empresa no dia a dia.

Sim, eles auxiliam na tomada de decisão e devem ser acompanhados por quem coordena a estratégia da sua empresa, mas também permitem que você reporte e preste contas para terceiros.

Startups, assim como outras empresas que possuem diversos sócios ou investidores, precisam manter uma relação direta com esses agentes, e os KPIs cumprem uma função importante desse processo.

Em parte, porque eles traduzem o desempenho da empresa em poucos números e podem ser acompanhados em uma série histórica, mas também porque os investidores terão interesse em comparar os dados da sua empresa com o mercado.

E é aí que os KPIs acabam tornando muito mais eficiente esse acompanhamento

Para medir, monitorar e garantir a evolução dos seus KPIs, considere o serviço de Business Intelligence da Comece com o Pé Direito.

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