As métricas para startups fazem parte do arsenal de ferramentas essenciais à gestão eficiente e inteligente dos negócios inovadores.
Sem elas, o gestor simplesmente não tem informações de qualidade para tomar as decisões certas no momento certo.
Seria como navegar sem direção, uma missão fadada ao fracasso.
Com as métricas para startups, por outro lado, o empreendedor consegue medir o desempenho do negócio de diferentes maneiras, da “queima” mensal de caixa aos resultados no longo prazo.
Continue a leitura para se aprofundar mais sobre o tema!

O que são métricas para startups?
Métricas para startups são instrumentos de gestão usados para mensurar o desempenho de tarefas, ações e processos em diferentes aspectos do negócio, como operacional, financeiro, patrimonial e de resultados.
Como medidas de valor absoluto, têm como principal função alimentar os indicadores de desempenho, conhecidos pela sigla KPI (Key Performance Indicator), esses, sim, de valores relativos.
Uma métrica analisada isoladamente diz muito pouco sobre a realidade de uma empresa.
Porém, quando usada em conjunto com outras complementares, tem um poder transformador.
Ao fornecer insights valiosos através dos indicadores de desempenho, permite ao gestor chegar a conclusões claras sobre como agir, interagir ou intervir.

Para que servem as métricas para startups?
As métricas para startups servem para medir o desempenho do negócio em diferentes aspectos, seja financeiro, patrimonial ou operacional.
Há uma variedade de métricas que podem ser usadas conforme cada modelo de negócio, levando em consideração os diferentes estágios de maturidade.
Nesse aspecto, vale destacar que as métricas, por mais sofisticadas que sejam, têm vantagens, mas também limitações.
No entanto, se combinadas do jeito certo, além de evidenciar a performance do negócio, permitem a identificação de eventuais falhas e ineficiências a tempo de serem corrigidas.
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Quais as principais métricas para startups?
Há diversos tipos de métricas para startups, criadas com os mais diversos objetivos, da eficiência de uma campanha de marketing à taxa de crescimento exponencial.
A seguir, listamos algumas das principais.
Ao implementá-las em sua empresa, a dica é começar aos poucos, sem complicar desnecessariamente o processo.
À medida que o negócio ganhar musculatura, você pode incorporar novos processos de forma a garantir uma escalabilidade sustentável.
1. Breakdown de receita
O breakdown de receita é uma métrica que permite o acompanhamento discriminado do faturamento por contrato, perfil de clientes, localização geográfica ou tipo de serviço.
Tem como objetivo mensurar, por exemplo, quais tipos de cliente estão contribuindo mais e quais estão contribuindo menos com a receita total em determinado período.
Para calcular o índice, basta dividir a receita total pelo perfil de cliente, tipo de contrato ou geografia.
2. MRR (Monthly Recurring Revenue)
O MRR, ou Receita Mensal Recorrente, é uma métrica bastante usada por negócios que oferecem software como serviço (SaaS).
Sua missão é calcular as receitas recorrentes, aquelas que dão previsibilidade de caixa, excluindo os recebimentos esporádicos e pontuais.
Além do MRR, que mede as receitas mensalmente, é possível usar também a métrica ARR, que mede as receitas anuais.
O cálculo é simples: basta multiplicar a receita média de cada cliente pela quantidade de clientes assinantes.
3. Take rate
O take rate (taxa de intermediação) é uma métrica adotada principalmente por negócios que operam plataformas de marketplace.
Trata-se basicamente do percentual cobrado sobre cada transação executada na plataforma, sendo, portanto, a principal fonte de receita da empresa.
Quanto maior o take rate, melhor o poder de negociação, o que indica também a qualidade da proposta de valor do negócio.
4. CAC (Customer Acquisition Cost)
O Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é uma métrica para startups que considera todos os gastos relacionados à captação de leads, como:
- Campanhas de marketing e custos relacionados
- Comissão de vendedores ou afiliados
- Ferramentas de automatização
- Contratação de agências de branding
- Descontos concedidos aos novos clientes, entre outros.
Perceba que a empresa deve ter uma contabilidade detalhada, com ferramentas que possibilitem classificar os diversos tipos de despesas a fim de calcular corretamente o CAC.
A fórmula pode ser descrita assim:
- CAC = (Soma dos Custos de Vendas) / (Quantidade de Novos Clientes).
5. CAC Payback
Se o CAC mede o quanto a empresa gastou para captar cada um de seus novos clientes, o CAC Payback mensura o tempo de retorno desse “investimento”.
Funciona como um break-even point específico, a partir de quando o cliente cobre os custos de sua própria aquisição e começa a dar “lucro” para o negócio.
A fórmula de cálculo é a seguinte:
- CAC Payback = CAC / Margem Bruta.
6. CLTV (Customer Lifetime Value)
A principal função do CLTV como métrica para startups é medir a quantidade de dinheiro que os clientes desembolsaram durante o tempo em que fizeram negócios com a empresa.
Há diferentes fórmulas de cálculo do índice, algumas capazes de trazer a valor presente o total de entradas de caixa por meio de uma taxa de desconto.
Entre as fórmulas mais simples, você pode adotar a seguinte:
- CLTV = (Valor do Ticket Médio) x (Número de Compras no Período) x (Tempo de Relacionamento do Cliente).
7. LTV/CAC
O LTV/CAC, correlação entre Lifetime Value e Customer Acquisition Cost, é uma métrica composta fundamental para empresas inovadoras.
Sua função é estabelecer a relação entre o valor total que um cliente gera ao longo de sua vida útil com a empresa e o custo para conquistá-lo.
Em outras palavras, o LTV/CAC indica se a empresa está lucrando ou perdendo dinheiro com cada novo cliente.
A fórmula de cálculo é bem intuitiva:
- LTV/CAC = LTV / CAC.
Para analisar o indicador, você deve ter em mente o seguinte: LTV/CAC maior que 1 indica que a empresa está lucrando com cada novo cliente.
Igual a 1, está no zero a zero.
LTV/CAC menor que 1 indica que ela está perdendo dinheiro com cada novo cliente.
8. Growth rate
O growth rate, ou taxa de crescimento, é uma métrica que indica a velocidade com que a empresa cresce em um determinado período.
Essa informação é essencial para avaliar a saúde financeira e operacional, considerando a efetividade das estratégias de negócio.
A fórmula de cálculo é a seguinte:
- Growth Rate (%) = ((Valor Final – Valor Inicial) / Valor Inicial) x 100.
Suponhamos que a receita de uma empresa em janeiro de 2024 foi de R$ 10 mil e em dezembro de 2024 foi de R$ 15 mil.
Qual a taxa de crescimento da receita nesse período?
Usando a fórmula, temos:
- Growth Rate (%) = [(R$ 15.000 – R$ 10.000) / R$ 10.000] * 100 = 50%.
Você pode aplicar a métrica também em outros aspectos do negócio, como crescimento da base de clientes, crescimento de Receita Média por Cliente (ARPU), entre outros.
9. Burn rate
O burn rate (taxa de queima) é uma métrica usada para descobrir em quanto tempo a empresa consome seu caixa para manter as operações.
Para empresas que apresentam alguma receita, é possível usar também o Múltiplo de Burn, representado pela seguinte fórmula:
- Múltiplo do burn = (Burn Rate) / (ARR incremental líquido).
Nesse caso, quanto menor o múltiplo, melhor.
Significa que a empresa está queimando menos caixa para gerar novas receitas, o que pode indicar um crescimento sustentável.
10. Runway
O runway é uma métrica financeira que tem como propósito descobrir por quanto tempo (em meses) o caixa disponível suporta o funcionamento da empresa.
A fórmula de cálculo é:
- Runway = Posição de Caixa / Burn Rate.
Em conjunto com outros indicadores, pode estimar a data em que a empresa precisará recorrer a uma nova rodada de investimentos.
11. Churn rate
O churn rate, ou taxa de cancelamento, serve para medir o percentual de clientes que cancelaram seus serviços ou assinaturas em um determinado período.
Um churn rate alto indica que a empresa está perdendo clientes rapidamente, o que prejudica a receita, o lucro e o crescimento do negócio.
A fórmula de cálculo dessa métrica é:
- Churn Rate (%) = (Número de Clientes Cancelados / Número Total de Clientes no Início do Período) x 100.
Vamos imaginar que sua empresa tenha 1 mil clientes no início de determinado mês e, durante ele, 100 clientes cancelaram seus serviços.
Qual o churn rate nesse caso?
Aplicando os valores à fórmula, temos:
- Churn Rate (%) = (100 / 1.000) x 100 = 10%.
12. NRR (Net Revenue Retention)
O NRR, ou Retenção de Receita Líquida, mede a capacidade da empresa de manter e expandir a receita vinda da base de clientes existente ao longo de um período.
Ele considera não apenas a receita recorrente mantida, mas também upgrades, downgrades e churn, oferecendo uma visão real da saúde da relação com os clientes.
Um NRR acima de 100% indica crescimento na base atual, mesmo sem adquirir novos clientes, o que demonstra eficiência e alto valor percebido.
A fórmula é a seguinte:
- NRR (%) = [(Receita Recorrente Inicial + Expansões – Downgrades – Churn) / Receita Recorrente Inicial] x 100.
Para entender melhor, imagine uma empresa com receita recorrente inicial de R$ 100 mil, R$ 20 mil em expansões, R$ 5 mil em downgrades e R$ 10 mil em churn.
A conta fica assim:
- NRR = [(100.000 + 20.000 – 5.000 – 10.000) / 100.000] x 100 = 105%.
13. NPS (Net Promoter Score)
O NPS é uma métrica de satisfação e lealdade do cliente, amplamente utilizada para entender a probabilidade de recomendação do produto ou serviço.
Baseia-se em uma pergunta simples: “Em uma escala de 0 a 10, qual a chance de você recomendar nossa empresa para um amigo ou colega?”.
As respostas se dividem em promotores (9-10), neutros (7-8) e detratores (0-6).
Para chegar ao resultado do indicador, a fórmula é:
- NPS = (% de Promotores – % de Detratores).
Veja um exemplo:
- Promotores: 60% dos respondentes
- Neutros: 20% dos respondentes
- Detratores: 20% dos respondentes
- NPS = 60% – 20% = 40.
14. Turnover e absenteísmo
O turnover, ou taxa de rotatividade, mede a frequência com que colaboradores deixam a empresa em um determinado período.
Para empresas de tecnologia e inovação, acompanhar esse índice é essencial, pois equipes estáveis e engajadas tendem a gerar mais produtividade, manter o conhecimento dentro da organização e sustentar a cultura da organização.
Um turnover elevado pode indicar problemas de gestão, desalinhamento cultural ou falta de perspectiva de crescimento para os profissionais.
A fórmula para calcular esta métrica é a seguinte:
- Turnover (%) = (Número de Desligamentos no Período / Número Médio de Colaboradores) x 100.
Se uma empresa teve 4 desligados no período examinado e o número médio de colaboradores é 40, a conta fica assim:
- Turnover = (4 / 40) x 100 = 10%.
15. Margem EBITDA
A margem EBITDA (Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization) indica a lucratividade operacional antes de fatores financeiros e contábeis.
Ela mostra a eficiência do negócio em gerar lucro a partir das operações, sem a influência de impostos, juros e depreciação.
É especialmente útil para comparar empresas de diferentes portes ou estruturas de capital.
A fórmula para calcular a margem EBITDA é a seguinte:
- Margem EBITDA (%) = (EBITDA / Receita Líquida) x 100.
Então, se o EBITDA da empresa é R$ 150 mil e a receita líquida é R$ 500 mil, a conta fica assim:
- Margem EBITDA = (150.000 / 500.000) x 100 = 30%.
Como monitorar e analisar métricas em startups?
Para monitorar e analisar métricas em startups, você precisa de um dashboard que reúna as informações de maneira clara por meio de gráficos e outras informações visuais.
Assim, com uma passada rápida de olhos é possível ter uma visão ampla da performance da empresa.
O dashboard, no entanto, é a ponta do iceberg (no bom sentido).
Por trás de cada métrica e indicador, há um processo de análise de dados constituído por um projeto de business intelligence detalhadamente estruturado.
Esse processo envolve:
- Definição das principais métricas, que podem variar dependendo do tipo de negócio e do estágio de desenvolvimento
- Escolha da ferramenta de análise de dados, como Google Analytics, Power BI, Tableau, dentre outras
- Coleta e tratamento de dados
- Criação de dashboards e relatórios
- Monitoramento das métricas e compartilhamento das informações com os profissionais de interesse.
Ao analisar e interpretar as métricas e indicadores, é fundamental que você compare os resultados com os benchmarks da indústria e metas internas.
Assim, terá mais embasamento para tomar decisões, como ajustar as estratégias de marketing ou realocar recursos para áreas que mostram maior potencial.
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Use o business intelligence para aproveitar as métricas
As métricas para startups, como vimos, dizem muito sobre a saúde financeira e operacional do negócio e são fundamentais para a tomada de boas decisões.
Mas é preciso usar uma combinação de indicadores que faça sentido, considerando o tipo de negócio, modelo de receita, fase de crescimento, entre outros fatores.
Nesse aspecto, business intelligence é essencialmente importante, ao reunir dados provenientes de diversas fontes, tratá-los e transformá-los em informações confiáveis e de fácil compreensão.
Afinal, os dados são ativos de alto valor na era da indústria 4.0, mas precisam ser usados com inteligência.
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