Métricas para startups: entenda para que servem e conheça as principais

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As métricas para startups fazem parte do arsenal de ferramentas essenciais à gestão eficiente e inteligente dos negócios inovadores.

Sem elas, o gestor simplesmente não tem informações de qualidade para tomar as decisões certas no momento certo. 

Seria como navegar sem direção, uma missão fadada ao fracasso.

Com as métricas para startups, no entanto, o empreendedor consegue medir o desempenho do negócio de diferentes maneiras, da “queima” mensal de caixa aos resultados no longo prazo.

Continue a leitura enquanto nos aprofundamos mais sobre o tema ao longo deste post!

O que são métricas para startups?

Métricas para startups são instrumentos de gestão usados para mensurar o desempenho de tarefas, ações e processos em diferentes aspectos do negócio, como operacional, financeiro, patrimonial e de resultados.

Como medidas de valor absoluto, têm como principal função alimentar os indicadores de desempenho, conhecidos pela sigla KPI (Key Performance Indicator), esses, sim, de valores relativos.

Uma métrica analisada isoladamente diz muito pouco sobre a realidade de uma startup, mas se usada em conjunto com outras métricas complementares, tem um poder transformador.

Ao fornecer insights valiosos através dos indicadores de desempenho, permitem ao gestor chegar a conclusões claras sobre como agir, interagir ou intervir.

Para que servem as métricas para startups?

As métricas para startups servem para medir o desempenho do negócio em diferentes aspectos, seja financeiro, patrimonial ou operacional.

Há uma variedade de métricas que podem ser usadas conforme cada modelo de negócio, levando em consideração os diferentes estágios de maturidade.

Nesse aspecto, vale destacar que as métricas, por mais sofisticadas que sejam, têm vantagens, mas também limitações.

No entanto, se combinadas do jeito certo, além de evidenciar a performance do negócio, permitem a identificação de eventuais falhas e ineficiências a tempo de serem corrigidas.

Quais as principais métricas para startups?

Há diversos tipos de métricas para startups criadas com os mais diversos objetivos, da eficiência de uma campanha de marketing à taxa de crescimento exponencial.

A seguir, listamos algumas dessas ferramentas de maneira genérica, sem considerar o estágio ou algum segmento específico. 

Ao implementá-las em sua startup, a dica é começar aos poucos, sem complicar desnecessariamente o processo.

À medida que a empresa ganhar musculatura, você pode incorporar novos processos de forma a garantir uma escalabilidade sustentável.

1. Breakdown de receita

O Breakdown de Receita é uma métrica que permite o acompanhamento discriminado do faturamento por contrato, perfil de clientes, localização geográfica ou tipo de serviço. 

Tem como objetivo mensurar, por exemplo, quais tipos de cliente estão contribuindo mais e quais estão contribuindo menos com a receita total em determinado período.

Para calcular o índice, basta dividir a receita total pelo perfil de cliente, tipo de contrato ou geografia.

2. MRR (Monthly Recurring Revenue)

O MRR, ou ou Receita Mensal Recorrente, é uma métrica bastante usada por startups que oferecem software como serviço (SaaS).

Sua missão é calcular as receitas recorrentes, aquelas que dão previsibilidade de caixa, excluindo os recebimentos esporádicos e pontuais.

Além da MRR, que mede as receitas mensalmente, é possível usar também a métrica ARR, que mede as receitas anuais.

O cálculo é simples: basta multiplicar a receita média de cada cliente pela quantidade de clientes assinantes.

3. Take Rate

O Take Rate (taxa de aceitação) é uma métrica adotada principalmente por startups que operam plataformas de marketplace.

Trata-se basicamente do percentual cobrado sobre cada transação executada na plataforma, sendo, portanto, a principal fonte de receita da startup.

Quanto maior o Take Rate, melhor o poder de negociação, o que indica também a qualidade da proposta de valor do negócio.

4. CAC (Customer Acquisition Cost)

O Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é uma métrica para startups que considera todos os gastos relacionados à captação de leads, como:

  • Campanhas de marketing e custos relacionados 
  • Comissão de vendedores ou afiliados
  • Ferramentas de automatização
  • Contratação de agências de branding
  • Descontos concedidos aos novos clientes, entre outros.

Perceba que a empresa deve ter uma contabilidade detalhada, com ferramentas que possibilitem classificar os diversos tipos de despesas a fim de calcular corretamente o CAC.

A fórmula pode ser descrita assim:

  • CAC = (soma de todos os custos de vendas) / (quantidade de novos clientes).

5. CAC Payback

Se o CAC mede o quanto a startup gastou para captar cada um de seus novos clientes, o CAC Payback mensura o tempo de retorno desse “investimento”.

Funciona como um break-even point específico, a partir de quando o cliente cobre os custos de sua própria aquisição e começa a dar “lucro” para a startup.

A fórmula de cálculo é a seguinte:

  • CAC Payback = CAC / Margem Bruta.

6. CLTV (Customer Lifetime Value)

A principal função do CLTV enquanto métrica para startups é medir a quantidade de dinheiro que os clientes desembolsaram durante o tempo em que fizeram negócios com a empresa.

Há diferentes fórmulas de cálculo do índice, algumas capazes de trazer a valor presente o total de entradas de caixa por meio de uma taxa de desconto.

Entre as fórmulas mais simples, você pode adotar a seguinte:

  • CLTV = (valor do ticket médio) * (número de compras no período) * (tempo de relacionamento do cliente).

7. Burn rate

O Burn Rate (taxa de queima) é uma métrica usada para descobrir em quanto tempo a startup consome seu caixa para manter as operações.

Para empresas que apresentam alguma receita, é possível usar também o Múltiplo de Burn, representado pela seguinte fórmula:

  • Múltiplo do Burn = (Burn Rate) / (ARR incremental líquido).

Nesse caso, quanto menor o múltiplo, melhor.

Significa que a empresa está queimando menos caixa para gerar novas receitas, o que pode indicar um crescimento sustentável.

8. Runway

O Runway é uma métrica financeira que tem como propósito descobrir por quanto tempo (em meses) o caixa disponível suporta o funcionamento da startup.

A fórmula de cálculo é:

  • Runway = posição de caixa / Burn Rate.

Em conjunto com outros indicadores, pode estimar a data em que a startup precisará recorrer a uma nova rodada de investimentos.

Use o Business Intelligence para aproveitar as métricas

As métricas para startups, como vimos, dizem muito sobre a saúde financeira e operacional do negócio e são fundamentais à tomada de boas decisões.

Mas é preciso usar uma combinação de indicadores que faça sentido, considerando o tipo de negócio, modelo de receita, fase de crescimento, entre outros fatores.

Nesse aspecto, Business Intelligence é essencialmente importante, ao reunir dados provenientes de diversas fontes, tratá-los e transformá-los em informações confiáveis e de fácil compreensão.

Afinal, os dados são ativos de alto valor na era 4.0, mas precisam ser usados com inteligência.

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Qualquer dúvida, estamos à disposição para conversar!

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