Back office outsourcing: entenda o que é e quais as vantagens

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Os benefícios do back office outsourcing para a otimização da sua estrutura administrativa vão muito além da redução de custos.

Trata-se de um serviço que pode contribuir com a profissionalização da gestão interna de maneira transformadora, principalmente em modelos de negócios inovadores.

Não por acaso, o back office outsourcing é uma estratégia bastante adotada no Brasil. 

Uma pesquisa revela que somos um dos países que mais adota estratégias de terceirização nesse sentido, com destaque para a contabilidade.

Quer saber o motivo?

Avance na leitura e descubra quais as principais vantagens de delegar a parceiros especialistas suas demandas administrativas e burocráticas.

O que é back office outsourcing?

Back office outsourcing é a terceirização das atividades de bastidores de uma empresa, conhecidas também como “parte de trás do escritório”.

Algumas rotinas classificadas como back office incluem processamento de dados, gerenciamento financeiro, marketing e outras tarefas administrativas.

São funções que, embora não estejam visíveis aos olhos do cliente, fazem parte da estrutura de funcionamento de todo negócio.

O back office outsourcing, portanto, é a terceirização dessas tarefas a parceiros especializados, permitindo que a startup se concentre em suas atividades principais. 

Exemplos de back office outsourcing

Para facilitar a compreensão do conceito de back office outsourcing, elencamos alguns exemplos a seguir.

Processamento de dados

As startups fundamentalmente precisam da análise de dados para orientar planos e decisões, mas nem sempre vale a pena criar uma estrutura para isso.

Ao terceirizar o processamento de dados, incluindo a entrada de informações em sistemas, tratamento e manutenção de bancos de dados, a empresa ganha tempo e economiza dinheiro.

Serviços contábeis e financeiros

Tarefas como escrituração contábil, emissão de guias, conciliação bancária e gestão de folha de pagamento, também podem ser facilmente terceirizadas por meio do back office outsourcing.

A pesquisa que citamos no início deste artigo, por exemplo, lista a contabilidade como o serviço que as empresas brasileiras mais terceirizam.

Recursos Humanos e Departamento Pessoal

No âmbito do RH, a gestão de benefícios e da folha de pagamento são áreas comuns de back office outsourcing.

Você pode terceirizar também o processo de recrutamento e seleção e treinamento, incluindo equipes remotas.

Vantagens do back office outsourcing

O back office outsourcing é uma estratégia inteligente de otimização de gestão administrativa, especialmente startups que precisam focar no core business.

A seguir, confira os motivos pelos quais você deve considerar o serviço.

Redução de custos

Uma das principais vantagens da terceirização do back office é a redução de custos com contratação de pessoal, compra de equipamentos e manutenção de infraestrutura.

Vale mencionar que você pode terceirizar todas as funções administrativas e contábeis ou apenas uma parte.

Foco no core business

Ao delegar tarefas operacionais a especialistas, sua startup pode se concentrar na atividade principal em busca da inovação e do crescimento.

Vale destacar que a gestão de empresas inovadoras precisa ser enxuta e ágil, levando em conta o ambiente de riscos e incertezas.

Acesso a especialistas

Empresas de outsourcing geralmente contam com profissionais altamente qualificados em diversas áreas — afinal, esse é o negócio delas. 

Ter acesso a esses profissionais garante mais qualidade na entrega, o que dá tranquilidade ao gestor em saber que seu back office está em boas mãos.

Escalabilidade operacional

O back office outsourcing oferece também escalabilidade e flexibilidade, o que é ótimo para negócios em fase de crescimento exponencial

Na medida em que sua empresa cresce, pode contratar mais pacotes de serviços conforme sua necessidade. 

Como terceirizar o financeiro e o RH de uma startup?

O financeiro e o RH de uma startup, como vimos, podem fazer parte do back office outsourcing dentro de uma estratégia de otimização de custos e eficiência operacional.

Para escolher o parceiro certo, você precisa:

  1. Avaliar suas necessidades e identificar quais serviços a serem terceirizados
  2. Selecionar um parceiro de outsourcing especialista em startups e empresas de tecnologia
  3. Discutir os termos da terceirização, os aspectos contratuais e o alinhamento de expectativas
  4. Implementar a terceirização de forma gradual, começando pelas tarefas mais simples. 

Dentro do ecossistema startup, a Comece tem soluções completas para o seu back office – desde atividades rotineiras de compliance fiscal à terceirização financeira e de RH. 

Como principal player contábil do Brasil especializado em negócios inovadores, oferecemos consultoria contábil, business intelligence, due diligence e muito mais. 

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