10 startups que deram certo e o que podemos aprender com elas

startups que deram certo3
Blog > Gestão > 10 startups que deram certo e o que podemos aprender com elas

Os cases de startups que deram certo, embora sejam a minoria, são ótimas fontes de inspiração para quem está começando a empreender.

Afinal, se um negócio deu certo, cresceu e escalou, o interesse em entender suas estratégias vencedoras aumenta naturalmente.

Neste artigo, vamos conhecer algumas iniciativas empreendedoras que obtiveram êxito e algumas práticas fundamentais que podem aumentar as chances de sua startup prosperar.

Siga a leitura.

10 casos de startups que deram certo

No Brasil e no exterior, os cases de startups que deram certo são amparados, em sua grande maioria, pelo desenvolvimento tecnológico e a transformação digital

São exemplos de negócios sustentados por pilares fundamentais, como gestão enxuta, eficiência contábil-financeira, governança e estratégias vencedoras.

A seguir, confira alguns exemplos:

1. QuintoAndar

O QuintoAndar é uma proptech, ou seja, uma startup do ramo imobiliário.

Trata-se de uma plataforma de aluguel de imóveis residenciais que simplifica o processo de locação para inquilinos e proprietários.

Sua principal vantagem competitiva está na facilidade de agendar visitas, realizar pagamentos e gerenciar contratos, tudo de forma digital.

A empresa ganhou destaque ao oferecer um modelo de locação sem a necessidade de fiador ou depósito caução, proporcionando uma experiência ágil e acessível.

2. Avenue

A Avenue é uma das startups que deram certo no mercado financeiro, mas com uma proposta totalmente diferenciada.

Sediada nos Estados Unidos, a corretora de valores foi fundada em 2018 com o objetivo de oferecer acesso simplificado aos investimentos internacionais para o público brasileiro. 

A fintech foi fundada por Roberto Lee, criador da Clear, que viu a necessidade de uma corretora que facilitasse o acesso de brasileiros ao mercado internacional.

3. Dr. Consulta

No segmento healthtech, uma das startups que deram muito certo no Brasil é o Dr. Consulta, rede de clínicas populares que tem como missão oferecer atendimento acessível. 

Seu principal diferencial é a oferta de atendimento rápido, preços transparentes e facilidade de agendamento de consultas por meio de aplicativo.

4. Vittude

Também no setor de saúde, a Vittude também é uma das startups que deram certo ao criar uma plataforma online que conecta usuários a profissionais de saúde mental

Além de oferecer terapia online e presencial, a empresa busca também desmistificar o tabu em torno do tema e tornar o suporte psicológico mais acessível e personalizado.

5. Beblue

Dentro do contexto dos benefícios ao consumidor, o Beblue é um aplicativo de cashback que oferece recompensas aos usuários por compras em estabelecimentos diversos.

Ganhou destaque como uma das startups que deram certo ao reunir uma ampla rede de parceiros, desde restaurantes a postos de gasolina.

6. Gympass

O Gympass é uma plataforma de assinatura que permite aos usuários acessarem diversas academias e estúdios fitness com muito mais facilidade e praticidade.

Cresceu e se tornou uma das startups que deram certo ao oferecer uma variedade de opções para diferentes perfis de clientes.

Outro destaque é a simplicidade do aplicativo e a flexibilidade de planos e preços adaptáveis às diferentes necessidades.

7. 99

No âmbito da mobilidade urbana, a 99 também deu muito certo ao criar uma plataforma que conecta passageiros a motoristas

Além do alcance geográfico, oferece uma interface intuitiva e fácil de operacionalizar, tanto para o usuário quanto para o condutor. 

Oferece diferentes opções de transporte, como carros particulares, motocicletas, bicicletas e até patinetes elétricos.

8. Buser

Pode-se dizer que o Buser, startup brasileira fundada em 2017, revolucionou a viagem de ônibus no Brasil.

Diferentemente dos serviços de ônibus tradicionais, a empresa adota um modelo de compartilhamento no qual os usuários podem reservar assentos em ônibus fretados por meio do aplicativo.

Ao agrupar passageiros com destinos semelhantes, a startup oferece preços mais baixos em comparação com as demais empresas de transporte intermunicipal/interestadual.

9. Slack

O Slack é uma plataforma de comunicação e colaboração para equipes que também deu muito certo no Brasil. 

Ganhou popularidade ao oferecer uma alternativa eficiente aos e-mails e mensagens internas tradicionais.

Ao simplificar a comunicação empresarial e melhorar a colaboração, a Slack mostrou como uma ferramenta moderna pode garantir bons resultados e reduzir ruídos.

10. Stripe

Ainda no mercado financeiro, outra startup que deu certo foi a Stripe, empresa de pagamentos online que facilita transações comerciais via internet.

Ganhou destaque ao simplificar o processo de pagamento e oferecer uma experiência agradável aos usuários, removendo obstáculos desnecessários das transações.

O que fazer para a sua startup dar certo?

Nos exemplos acima de startups que deram certo, vemos algo em comum: soluções inovadoras para problemas conhecidos.

Em cada case, é nítida a intenção dos empreendedores de remover gargalos importantes em setores representativos da economia, como bancário/financeiro, transporte, habitação, saúde, entre outros.

A descoberta de uma possível solução para um problema que aflige determinado público, no entanto, é apenas o começo.

Para fazer parte da lista de startups que deram certo, você deve ir além e adotar práticas e estratégias capazes de sustentar seu negócio no longo prazo. 

Nesse contexto, confira algumas dicas que podem ajudar:

  • Valide suas hipóteses: um dos primeiros passos é realizar pesquisas de mercado e fazer um bom MVP. Isso ajuda a refinar sua ideia frente às necessidades reais do mercado
  • Monte uma equipe de qualidade: embora seja um desafio contratar profissionais talentosos, sobretudo em um ambiente de pouca mão de obra qualificada, você precisará deles para enfrentar os desafios que virão
  • Foque na experiência do cliente: ofereça um produto ou serviço de alta qualidade e esteja sempre aberto a feedbacks. Lembre-se do customer development
  • Busque recursos na hora certa: avalie suas necessidades de capital e busque fontes adequadas, como fundos de venture capital, plataformas de crowdfunding, investidor-anjo, entre outras
  • Adapte-se às mudanças: no universo inovador, pivotar às vezes é preciso. Portanto, esteja disposto a se adaptar a novas circunstâncias e às mudanças do mercado
  • Construa parcerias estratégicas: para ajudar você a gerir o seu negócio com eficiência, conte com parceiros de impacto, como a Comece Com o Pé Direito.

Como principal player contábil especializado em empresas inovadoras, oferecemos soluções completas para você profissionalizar a gestão do seu negócio e ir mais longe.

Com a Comece Com o Pé Direito, você tem:

  1. Contabilidade para startups com consultoria fiscal, financeira e trabalhista
  2. Abertura de empresas conforme os melhores enquadramentos jurídicos
  3. BPO e BPM financeiros
  4. Business Intelligence 
  5. Departamento Pessoal e de RH
  6. Due Diligence e muito mais.

Fale com a gente e saiba como podemos ajudar o seu negócio a entrar para o rol das startups que deram certo.

Deixe uma resposta