Otimização de processos fiscais: como fazer e quais as vantagens?

0
Blog > Financeiro > Otimização de processos fiscais: como fazer e quais as vantagens?

A otimização de processos fiscais é um componente-chave na gestão estratégica de negócios, especialmente startups que buscam crescimento rápido e escalável.

A razão é simples de entender.

Conforme dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o Brasil lidera um ranking de 190 nações como o país mais complexo em termos de sistema fiscal-tributário.

As empresas gastam algo em torno de 1,5 mil horas de trabalho por ano com burocracia envolvendo o Fisco, de acordo com o levantamento.

Nesse contexto, otimizar os processos fiscais significa buscar meios de economizar tempo e recursos, usando ferramentas de gestão inteligente, como veremos a seguir.

O que é otimização de processos fiscais?

Otimização de processos fiscais é o aprimoramento das atividades relacionadas à área fiscal e tributária de uma organização, seja ela uma startup ou empresa consolidada. 

Envolve a revisão e reorganização de procedimentos, automação de tarefas repetitivas e implementação de tecnologias que contribuam com uma gestão mais eficiente. 

O objetivo é garantir a conformidade legal com foco na redução de custos e na profissionalização da gestão.

Afinal, otimizar significa criar condições mais favoráveis por meio do emprego de técnicas que selecionem as melhores alternativas visando atingir os objetivos do negócio.

Como fazer a otimização de processos fiscais?

A otimização dos processos fiscais envolve dois aspectos principais na relação empresa-Fisco:

  1. Cumprimento das obrigações principais: pagamento dos impostos, taxas e contribuições conforme o regime tributário escolhido
  2. Cumprimento das obrigações acessórias: envio de declarações, demonstrativos e relatórios ao governo sobre a atividade da empresa.

Ou seja, não basta pagar os tributos. 

É preciso comprovar, por meio das declarações acessórias, que o pagamento foi feito em conformidade com as determinações legais.

Nesse contexto, para fazer a otimização dos processos fiscais, você precisa:

  • Analisar todos os processos existentes, incluindo a revisão de documentos para um diagnóstico amplo e preciso
  • Usar softwares especializados em gestão fiscal capazes de automatizar cálculos, emitir relatórios e facilitar o cumprimento de exigências
  • Oferecer treinamento à equipe, de forma a mantê-la a par dos novos procedimentos e do funcionamento das ferramentas
  • Estabelecer uma cultura de monitoramento que ajude a identificar novas oportunidades de otimização.

Vantagens da otimização de processos fiscais

As vantagens da otimização de processos fiscais são diversas, tanto no âmbito fiscal quanto na gestão da empresa como um todo.

As principais são:

1. Economia de tempo e recursos

Processos otimizados significam menos tempo gasto em tarefas manuais, permitindo que a equipe se concentre em atividades estratégicas e relevantes.

2. Redução de erros e retrabalhos

A automação e a padronização de processos fiscais minimizam a possibilidade de erros humanos, o que garante relatórios e demonstrativos precisos e fidedignos.

3. Decisões baseada em dados

A otimização de processos fiscais permite também uma gestão mais data-driven, permitindo que o gestor tome decisões embasadas, antecipe desafios e se adapte em tempo hábil.

Por que otimizar os processos fiscais da startup?

Para as startups, a otimização de processos fiscais é ainda mais estratégica.

Afinal, são empresas que operam com recursos limitados e precisam maximizar a eficiência para garantir o crescimento sustentável.

A conformidade fiscal e tributária, mesmo na fase de ideação, evita problemas no futuro e consolida os alicerces da escalabilidade.

Para isso, você precisa de um parceiro contábil estratégico que conheça a realidade das empresas inovadoras.

A Comece é o principal player contábil do Brasil focado em negócios inovadores e oferece serviços completos de assessoria e consultoria contábil com inteligência de dados para você ir muito mais longe.

Conheça nossas soluções em contabilidade consultiva, business intelligence e muito mais!

Deixe uma resposta