Quer saber quais são os principais indicadores financeiros para monitorar a situação da sua startup?
Isso é sinal de que você pretende profissionalizar o seu negócio e preparar terreno para o crescimento exponencial, o que é ótimo.
Embora negligenciados por alguns empreendedores, os indicadores financeiros são instrumentos essenciais à gestão ágil e enxuta.
São como o painel de instrumentos de um veículo, sem o qual o motorista não tem as informações necessárias sobre as reais condições de funcionamento.
Para ajudar você a entender melhor o assunto, reunimos nos tópicos a seguir os principais indicadores financeiros apropriados aos negócios inovadores.
Siga a leitura e saiba como implementar, calcular e analisar cada um deles.
Quais os principais indicadores financeiros de uma startup?
Os principais indicadores financeiros para uma startup devem captar e mensurar todas as variáveis resultantes das transações e operações do negócio.
Por meio deles, o gestor tem condições de avaliar a saúde financeira da startup e tomar decisões em tempo hábil para promover ajustes quando necessários.
No ambiente corporativo tradicional, os principais KPIs são margem de lucro, margem de contribuição, ticket médio, retorno sobre investimento, entre outros.
No universo das startups, há outros indicadores mais apropriados, considerando o modelo de negócio e as possibilidades de crescimento exponencial.
A seguir, confira os principais indicadores financeiros para startups e como usá-los:
1. CAC
O CAC (Custo de Aquisição de Clientes) é um indicador que reúne todos os gastos para transformar os leads em clientes.
Campanhas de marketing, comissão de vendas e custos com marketplace são exemplos de desembolsos que devem ser considerados.
A fórmula de cálculo do CAC é:
- CAC = gastos com captação de clientes / número de clientes.
Imagine que você gastou R$ 10 mil em campanhas de marketing, comissões de vendas e outras despesas em determinada ação e captou 14,5 mil clientes.
Nesse caso, o resultado é:
- CAC = 10.000,00 / 14.500,00
- CAC = 0,69.
Ou seja, você gastou R$ 0,69 na aquisição de cada um dos clientes.
A lógica desse indicador é: quanto menor, melhor.
2. CAC Payback
O CAC Payback é um dos principais indicadores financeiros que mede o tempo de retorno de cada investimento feito na captação de clientes.
A fórmula de cálculo é:
- CAC Payback = CAC / Margem Bruta.
Quanto menor o indicador, melhor.
3. Ticket médio
Muito usado por empresas de segmentos tradicionais, o ticket médio também pode ser incorporado pelas startups, sobretudo se analisado em conjunto com outras métricas.
Sua fórmula de cálculo é simples:
- Ticket médio = faturamento do período / número de clientes do período.
Quanto maior o ticket médio, melhor para os resultados financeiros do negócio.
4. LTV ou CLTV
O Lifetime Value (LTV) ou Customer Lifetime Value (CLTV) é um dos indicadores financeiros essenciais para medir quanto cada cliente desembolsou durante o tempo em que se relacionou com a empresa.
Entre as fórmulas mais simples, você pode adotar a seguinte:
- CLTV = (valor do ticket médio) x (número de compras no período) x (tempo de relacionamento do cliente).
A lógica é: quanto maior o indicador, melhor.
5. Relação CAC/LTV
A relação CAC/LTV compara dois dos principais indicadores financeiros usados por empresas do ecossistema startup.
O CAC, como vimos, mede o custo de aquisição de cada cliente.
O LTV, por sua vez, mede quanto o cliente deixou de dinheiro na empresa durante o tempo em que manteve relações comerciais.
Imagine que você gastou R$ 1 na aquisição de cada cliente (CAC) e o LTV mostra que cada cliente deixou na sua empresa R$ 2 de lucro.
Nesse exemplo, seus clientes estão deixando mais dinheiro do que custam para serem capturados.
Ou seja, a relação CAC/LTV indica que o crescimento financeiro é saudável e sustentável no longo prazo.
6. MRR
O MRR, ou Receita Mensal Recorrente, é um indicador bastante usado por startups que oferecem software como serviço (SaaS).
O objetivo é calcular as receitas que dão previsibilidade de caixa, excluindo os recebimentos esporádicos.
O cálculo do MRR é simples: basta multiplicar a receita média de cada cliente pela quantidade de clientes assinantes.
Quanto maior, melhor para as finanças da startup.
7. Cash Burn Rate
O Cash Burn Rate (taxa de queima) estima em quanto tempo a startup consome seu caixa para manter as operações.
Usado em fases anteriores ao break even, serve também como parâmetro para projetar prazos para uma nova rodada de capitalização.
Para empresas que apresentam alguma receita, é possível usar também o Múltiplo de Burn, representado pela seguinte fórmula:
- Múltiplo do Burn = (Burn Rate) / (ARR incremental líquido).
Nesse caso, quanto menor o múltiplo, melhor.
8. Margem de lucro
Embora todo negócio tenha como um dos principais objetivos o lucro, a margem de lucro para uma startup, sobretudo em fases embrionárias, nem sempre é o indicador mais importante.
Em algum momento o negócio certamente precisará gerar lucro para seus sócios, mas nos primeiros estágios a preocupação é outra: ganhar tração e escalar.
Essa percepção parte da ideia de que as startups queimam muito caixa até o break-even, mas poderão devolver depois o capital multiplicado por muitas vezes.
Muitos investidores miram eventos de “exit”, como um M&A e um IPO, e não necessariamente os dividendos provenientes da distribuição de lucros futuros.
De toda forma, é importante ter uma projeção da margem de lucro esperada dos produtos e serviços comercializados.
Como acompanhar e analisar os principais indicadores financeiros da empresa?
Vimos até aqui os principais indicadores financeiros para startups, mas há outros que também podem ser adotados, como indicadores de produtividade, de qualidade e de eficiência.
Quanto ao acompanhamento e análise, algumas dicas são:
- Nunca tome decisões com base em um único indicador, por mais assertivo que pareça
- Assim como no exemplo do CAC/LTV, faça cruzamentos entre os principais indicadores financeiros e analise os resultados do ponto de vista qualitativo e quantitativo
- Os indicadores são alimentados por métricas absolutas, vinculadas aos fatos gerados a partir das operações da startup, portanto, são informações históricas
- Sempre que possível, crie cenários a partir das informações dos indicadores que permitam visualizar uma tendência por meio de análises preditivas.
Assim como o painel de instrumentos de um carro, os indicadores financeiros são essenciais na condução dos negócios, mas é preciso interpretá-los do jeito certo e em tempo hábil.
Nesse contexto, uma solução eficiente para o seu negócio são as ferramentas de business intelligence da Comece Com o Pé Direito.
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