O que é equidade na governança corporativa e qual a sua importância?

equidade governança corporativa0
Blog > Gestão > O que é equidade na governança corporativa e qual a sua importância?

Já ouviu falar em equidade na governança corporativa?

Trata-se de um dos pilares que sustentam a gestão em seus mais diferentes níveis, independente do tamanho ou segmento do negócio.

Sua função é garantir justiça e transparência às decisões empresariais, algo essencial para o crescimento sustentável e escalável.

Quer saber mais?

Então, siga a leitura e descubra como equidade na governança corporativa pode elevar seu negócio a outro patamar.

O que é equidade na governança corporativa?

Equidade na governança corporativa é um dos quatro princípios que regem a gestão de negócios, cuja finalidade é garantir tratamento justo e igualitário aos stakeholders.

De maneira geral, envolve a relação dos C-levels com os sócios/acionistas, investidores, colaboradores, clientes, fornecedores e comunidade em geral. 

Uma empresa que preza pela equidade na governança corporativa trata com imparcialidade seus diferentes públicos de interesse.

Ao garantir acesso igualitário a informações e oportunidades sem brechas para privilégios indevidos, constrói reputação positiva e relacionamentos duradouros.

Qual a importância da equidade na governança corporativa?

Especificamente no contexto das startups, a equidade na governança corporativa é relevante por várias razões.

Os principais são:

Atração e retenção de talentos

Startups competem por talentos com empresas de todos os tamanhos (e lugares), logo, garantir um ambiente de trabalho justo e igualitário torna-se um diferencial.

Aumento da confiança dos investidores

Investidores buscam startups com gestão profissional e práticas transparentes.

A equidade na governança corporativa demonstra o compromisso com a responsabilidade e o crescimento sustentável, o que facilita o acesso ao venture capital.

Imagem e reputação

Uma startup com boa reputação no mercado é mais propensa a atrair clientes, parceiros e talentos

A prática da equidade na governança corporativa contribui para a construção de uma imagem positiva, reforçando seus valores e compromisso com a ética.

Redução de riscos e conflitos

A equidade na governança corporativa ajuda a prevenir também conflitos de interesse e litígios, garantindo que todos os stakeholders sejam tratados de forma justa e transparente

Exemplo de equidade em uma empresa

Um exemplo prático de equidade na governança corporativa é a implementação de políticas de remuneração justas e transparentes.

Você pode garantir, por exemplo, que os salários sejam baseados em critérios objetivos, como desempenho e responsabilidades – sem espaço para discriminação de gênero, raça ou religião. 

Outros exemplos são:

  • Criação de um conselho de administração com membros de diferentes origens e experiências
  • Código de ética que proíbe a discriminação e o nepotismo
  • Transparência nas relações com todos os stakeholders.

Se você quer entender mais sobre a importância da Governança Corporativa em startups, ouça o nosso podcast com o CFO, da Conta AzulMarcos Perillo.

Quais os demais princípios governança corporativa?

Além da equidade na governança corporativa, há outros três princípios que embasam o direcionamento das decisões e da gestão profissional.

São eles:

  • Transparência: envolve a divulgação das informações relevantes aos stakeholders de forma forma clara e transparente – não apenas os balanços obrigatórios por lei
  • Responsabilidade corporativa: a startup deve ser responsável por suas ações e decisões e prestar contas aos stakeholders
  • Accountability: empresas que prezam pela boa governança corporativa prestam conta de suas atividades de maneira compreensiva e no tempo certo. 

Temos um artigo completo sobre todos os princípios da governança corporativa e como aplicá-los em startups.

Aproveite para conhecer também os serviços contábeis e financeiros da Comece especialmente para empresas do hub da inovação.

Afinal, uma contabilidade responsável também faz parte das atribuições da boa governança!

Deixe uma resposta