Consultoria fiscal: o que faz e quais os benefícios de contratar o serviço

consultoria fiscal0
Blog > Gestão Fiscal > Consultoria fiscal: o que faz e quais os benefícios de contratar o serviço

Interessado em contratar uma consultoria fiscal para a sua startup?

Esse, de fato, é um serviço especializado que pode ajudar muito no desenvolvimento do seu negócio, sobretudo na relação empresa-governo.

Afinal, além da carga tributária brasileira ser uma das maiores do mundo, pagar corretamente os impostos é um processo complicado e que envolve muita burocracia.

No universo das empresas inovadoras, em que o gestor não tem tempo a perder com rotinas e processos, a consultoria fiscal pode ser de grande valia.

Quer saber como funciona esse serviço? Continue a leitura!

O que faz a consultoria fiscal?

A consultoria fiscal é um serviço prestado por um consultor ou empresa de consultoria a organizações que necessitam de orientação técnica na condução dos seus processos fiscais e tributários. 

Trata-se de um leque de atividades desenvolvidas por um profissional com amplo conhecimento sobre o universo fiscal-tributário, cujo objetivo é subsidiar a tomada de decisão do empreendedor quanto às obrigações perante o governo.

De maneira geral, as empresas, incluindo as startups, têm dois tipos de obrigação tributária a cumprir:

  1. Obrigação tributária principal: consiste no pagamento do tributo ou penalidade pecuniária (multa) a partir de um fato gerador.
  2. Obrigação tributária acessória: consiste na prestação de informações ao Fisco para fins fiscalizatórios, como emissão de notas fiscais e escrituração de livros contábeis.

Como você percebeu, além de pagar os impostos decorrentes da atividade econômica conforme o regime de tributação, os empresários precisam enviar ao governo os comprovantes.

Acontece que o emaranhado de leis, tratados, convenções, decretos e normas complementares que formam a legislação tributária no Brasil mudam com muita frequência.

Isso dificulta muito a vida do contribuinte que deseja manter o seu negócio em dia, considerando que um deslize pode resultar em prejuízos que vão além de perdas financeiras.

Nesse contexto, entra o trabalho da consultoria fiscal, que tem como propósito diagnosticar a situação da empresa, estudar as melhores alternativas e indicar os caminhos a serem seguidos.

Vale ressaltar que o consultor fiscal, seja ele contador, advogado ou outro profissional com expertise na área, não coloca a mão na massa efetivamente.

Seu trabalho consiste em sugerir.

Cabe ao empreendedor avaliar e colocar em prática as orientações técnicas da consultoria fiscal conforme suas necessidades.

Essa definição é importante porque há muita confusão entre as atribuições do consultor e do assessor — esse, sim, um profissional que executa o trabalho efetivamente.

Para que serve a consultoria fiscal?

A consultoria fiscal, seja para startups, micro e pequenas empresas ou empresas de médio e grande porte, tem como objetivo manter a organização em conformidade com as normas tributárias vigentes.

O trabalho pode ser dividido em duas vertentes:

1 . Consultoria fiscal preventiva

2. Consultoria fiscal corretiva.

Na primeira hipótese (preventiva), a empresa contrata os serviços de consultoria fiscal para planejar os próximos passos.

A ideia é estruturar um sistema organizado de fluxos e processos, tornando a gestão fiscal o mais eficiente possível. 

A função da consultoria fiscal preventiva é garantir que a empresa não cometa equívocos, tanto no cumprimento das obrigações tributárias principais (pagamento dos impostos) quanto acessórias (envio de relatórios). 

São situações nas quais o consultor pode ser incumbido de fazer uma auditoria interna na empresa, como nos documentos contábeis e na apuração dos tributos. 

No caso da consultoria fiscal corretiva, algum erro já foi cometido e precisa ser reparado.

Imagine um exemplo hipotético de malha fina: a Receita Federal identificou, por meio do cruzamento de dados, alguma inconsistência nas informações reportadas por uma startup e exige uma correção nas obrigações acessórias. 

A principal função da consultoria fiscal nesse caso é analisar a situação e indicar como corrigir o erro dentro do prazo estipulado pela Receita Federal (geralmente curto), de forma a evitar prejuízos maiores, como multas e juros.

Perceba que essa não é a situação desejável.

Mesmo que o erro seja simples, como a digitação inadvertida de algum dado, nenhuma empresa se sente confortável em receber uma notificação.

Trata-se de caso clássico em que vale a referência ao ditado “é melhor prevenir do que remediar”.

Quais os benefícios da consultoria fiscal empresarial?

Mesmo que você tenha uma equipe responsável pelo departamento financeiro, a consultoria fiscal traz uma visão externa e descontaminada das rotinas do dia a dia da startup.

Além de ajudar a manter o negócio em dia com o Fisco, o consultor fiscal pode descobrir caminhos mais eficientes que reduzem o peso tributário.

Veja a seguir:

Planejamento tributário

Pode-se dizer que um dos principais focos do trabalho da consultoria fiscal e da contabilidade consultiva é o planejamento tributário. 

Conhecido também como elisão fiscal (não confundir com evasão fiscal), é um conjunto de estratégias que tem como objetivo reduzir legalmente a carga de impostos sobre as empresas.

Quando bem fundamentado, o planejamento tributário traz impactos positivos imediatos para o caixa da empresa, ao promover o que poderíamos chamar de “desoneração fiscal”. 

As estratégias são diversas, desde a mudança de regime tributário a brechas ou incentivos da própria lei que possibilitem pagar menos impostos.

Para estruturar um bom plano tributário, o consultor fiscal precisa conhecer as regras e interpretá-las do jeito certo, considerando os prós e contras de cada estratégia, sempre dentro dos limites da legislação.

Segurança jurídica

Outro benefício essencial do trabalho de consultoria fiscal é a segurança jurídica para a empresa, considerando essencialmente o risco fiscal.

Se ela é orientada do jeito certo a cumprir com suas obrigações fiscais e tributárias, pode crescer sem medo de receber a indesejada notificação da Receita. 

No caso das startups, estar com o negócio regularizado e em conformidade com as leis vigentes e boas práticas tem outra vantagem: a participação nas rodadas de investimento

Afinal, mesmo que o modelo de negócio seja promissor, nenhum investidor assinará o cheque sem submeter a sua startup a um rigoroso processo de due diligence.

Recuperação de créditos tributários

O trabalho de consultoria fiscal também pode ser fundamental na identificação de impostos pagos indevidamente ou a maior resultantes de erros na apuração. 

Se a empresa pagou mais do que devia ao Estado, tem o direito de recuperar os créditos tributários mediante provas documentais. 

A consultoria fiscal pode fazer um levantamento dos últimos 60 meses de todos os recolhimentos tributários registrados. 

Caso haja algum crédito a recuperar, o processo de recuperação pode ocorrer de duas maneiras: 

1. Restituição tributária, em que o governo devolve o dinheiro ao contribuinte

2. Compensação tributária, por meio do qual é feito o abatimento em pagamentos de impostos futuros.

O consultor também avaliará qual das alternativas é mais indicada, considerando o tempo gasto e as burocracias inerentes ao processo. 

Em geral, a compensação tributária é mais simples de ser feita e, portanto, a mais adotada pelas empresas.

Consultoria fiscal especializada em startups: qual a vantagem?

No universo das startups, a consultoria fiscal especializada desempenha um papel essencial, principalmente considerando as especificidades do setor.

Vamos a um exemplo para facilitar a compreensão.

Imagine uma startup enquadrada como microempresa ou empresa de pequeno porte que pode optar pelo Simples Nacional, regime tributário simplificado que tem como objetivo reduzir a burocracia e facilitar a vida dos pequenos empresários.

Parece uma boa ideia, mas as startups também podem usufruir de benefícios fiscais exclusivos concedidos pela “Lei do Bem” (Lei n.º 11.196/2005).

As vantagens vão desde a isenção do IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados) à redução significativa da base de cálculo para o IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica) e CSLL (Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido).

Para se beneficiar dos incentivos tributários da “Lei do Bem”, contudo, a startup precisa aderir ao regime de tributação Lucro Real.

Como saber qual alternativa vale mais a pena?

Fazendo as contas e comparando, trabalho que a consultoria fiscal pode fazer.

Além do exemplo acima, há outras situações em que o trabalho do consultor pode ser muito útil, como nas isenções concedidas por estados e municípios, na escolha ou não do Inova Simples ou nos editais de financiamentos incentivados. 

Perceba que, com a consultoria fiscal, sua startup pode ganhar vantagem competitiva, economizar em impostos e alcançar mais rapidamente a escalabilidade.

No vídeo abaixo, trazemos mais um exemplo de situação na qual contar com a orientação de especialistas vale a pena: afinal, o que acontece quando uma empresa do Simples Nacional ultrapassa o limite de faturamento?

Contabilidade consultiva para a sua empresa

Mais do que emitir guias, escriturar livros ou processar obrigações acessórias, a contabilidade consultiva, da qual a consultoria fiscal faz parte, é uma importante parceira do empresário. 

Como empreendedor do universo startup, você sabe que não pode perder tempo com rotinas e processos que não fazem parte da atividade-fim do negócio.

Por outro lado, também não pode negligenciar as obrigações impostas pela legislação tributária, sob pena de comprometer o futuro da empresa.

A boa notícia é que existe uma solução prática, fácil e eficiente para isso: a Comece com o Pé Direito.

Como maior player do Brasil em contabilidade consultiva para empresas do hub de inovação, oferecemos pacotes completos de serviços criados estrategicamente para as startups e scale-ups.

Na Comece com o Pé Direito, você conta com abertura de empresas, soluções financeiras de BPO e BPM, Business Intelligence e muito mais.

Ao deixar com a gente as burocracias contábeis, fiscais, trabalhistas e financeiras, você tem mais tempo para focar no que realmente importa: o seu core business.

Fale conosco e saiba como podemos ajudar sua startup a decolar.

Deixe uma resposta