Liderança de times remotos: conheça os desafios e veja 5 dicas

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A liderança de times remotos ainda é um desafio relevante no contexto da gestão de pessoas, mas em escala menor do que foi em um passado não muito distante.

De maneira geral, dois fatores contribuíram para a evolução do modo de gerir equipes, mesmo nas empresas tradicionais:

  1. O surgimento de soluções tecnológicas que permitem a execução de diversos tipos de trabalho à distância
  2. A pandemia de covid-19.

Nos tópicos a seguir, conheça os principais obstáculos da liderança de times remotos, além de algumas dicas que ajudarão você a obter resultados melhores.

Quais os desafios da liderança de times remotos?

A liderança de times remotos, principalmente em startups e empresas de tecnologia, certamente demanda mais habilidade dos gestores.

Isso se dá por vários motivos, não apenas pela conveniência de adotar o home office algumas vezes por semana. 

Empresas inovadoras, focadas em desenvolver modelos de negócios disruptivos, precisam de talentos que nem sempre são fáceis de encontrar

Em determinadas situações, é preciso mapear o Brasil inteiro (ou até o exterior) em busca de um profissional com a qualificação necessária para um projeto específico. 

Nesse contexto, os principais desafios são:

Selecionar profissionais qualificados (e autogerenciáveis)

Um dos desafios mais relevantes da liderança de times remotos talvez seja encontrar profissionais com perfil técnico e autogerenciável, capazes de produzir bem a distância.

Afinal, sem um líder por perto, o colaborador pode ter a sensação de que não está sendo monitorado — e isso pode prejudicar seu desempenho. 

Estabelecer uma comunicação eficiente e assertiva

A comunicação entre equipes remotas também pode ser prejudicada se o gestor não souber usar adequadamente as ferramentas disponíveis.

É preciso cuidado para evitar mal-entendidos, falta de clareza ou desconexão entre os membros da equipe.

Mensurar a produtividade

Outro aspecto importante à boa liderança de times remotos é a criação de métodos capazes de mensurar a produtividade de maneira eficaz.

Softwares de rastreamento de tempo, indicadores de desempenho e feedback 360 são ótimas ferramentas, mas nem sempre funcionam como deveriam. 

Motivar e engajar

A ausência de interação presencial também pode impactar a motivação e o engajamento dos membros da equipe.

A falta de reconhecimento e de feedback imediato pode desestimular a produtividade e reduzir a qualidade do trabalho.

Como liderar times remotos? 5 dicas essenciais

Liderar times remotos, como vimos, é uma missão desafiadora, mas para o seu negócio escalar, não há outro jeito: você precisará lidar com o distanciamento geográfico de equipes.

Para ajudar você a manter a sinergia do time, independente de onde estejam os integrantes, confira as dicas a seguir:

1. Comunicação clara e regular

A comunicação efetiva, clara, objetiva e sem margens para erros é a principal dica para liderar times remotos.

Você pode utilizar plataformas de mensagens instantâneas, videoconferências e e-mails de maneira estratégica para manter os profissionais informados e atualizados.

Nesse aspecto, muita atenção: mais do que ferramentas digitais avançadas, o tom da mensagem precisa ser adequado a cada situação para “não sobrar nem faltar”.

2. Alinhamento de metas e expectativas

Em um ambiente remoto, é fundamental que os líderes estabeleçam metas claras desde o início e alinhem as expectativas com sua equipe. 

Isso inclui prazos e padrões de desempenho e qualidade.

3. Promova a conexão social, mesmo a distância

A ausência de interações presenciais pode resultar em uma atmosfera de trabalho impessoal, mas isso também tem solução.

Como líder, você pode promover atividades sociais virtuais, como happy hours online, jogos e discussões informais. 

São iniciativas que ajudam a construir relacionamentos saudáveis, resultando em uma cultura organizacional positiva.

4. Ofereça suporte tecnológico adequado

A tecnologia desempenha um papel fundamental na liderança de times remotos.

Portanto, garanta que sua equipe tenha acesso às ferramentas certas para realizar suas tarefas.

Você pode adotar plataformas de colaboração, softwares de gerenciamento de projetos e sistemas de videoconferência que otimizam tempo e facilitam o trabalho.

5. Incentive a autonomia e a proatividade

A liderança de times remotos não se resume em supervisionar, mas também em capacitar os membros da equipe para que eles se tornem autogerenciáveis.

Nesse aspecto, incentive a autonomia e a iniciativa e permita que seus colaboradores assumam responsabilidades.

Vantagens do BPO de RH

O BPO de RH (Business Process Outsourcing) pode ser uma solução vantajosa para startups que precisam lidar com equipes multidisciplinares em geografias diferentes.

Dentre as principais vantagens, podemos destacar:

  • Terceirização da gestão de processos de admissão
  • Controle de ponto eletrônico
  • Gestão de benefícios
  • Processamento da folha de pagamento
  • Emissão de guias tributárias
  • Consultoria especializada para gestores de RH e muito mais.

Serviços como esses são oferecidos por empresas contábeis que dominam as nuances do ecossistema inovador.

E nesse aspecto, a Comece com o Pé Direito é especialista. 

Somos o principal player do Brasil especializado em contabilidade consultiva com inteligência de dados e BPO de RH para startups e scale-ups.

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