Contabilidade e finanças: entenda por que é uma boa integrar as áreas

contabilidade e finanças1
Blog > Contabilidade > Contabilidade e finanças: entenda por que é uma boa integrar as áreas

Contabilidade e finanças são áreas relacionadas no contexto da gestão de negócios, embora desempenhem funções ligeiramente diferentes.

De maneira geral, podemos dizer que uma não funciona sem a outra. 

Para que a contabilidade produza seus resultados e evidencie a realidade da empresa em suas demonstrações, precisará de acesso às movimentações financeiras que “oxigenam” a operação.

Assim, é fundamental que você integre contabilidade e finanças, preferencialmente de maneira automatizada, para que consiga satisfazer as exigências do Fisco e subsidiar seus planos de crescimento.

No texto a seguir, entenda a relação, as diferenças e os motivos para integrar as áreas no dia a dia da sua startup.

Qual a diferença entre contabilidade e finanças?

Embora contabilidade e finanças sejam conceitos relacionados, há diferenças importantes entre eles que precisam ser compreendidos.

A contabilidade é uma ciência que se concentra no registro, classificação, análise e interpretação de todos os eventos econômicos de uma entidade ou organização. 

É regida por princípios, normas e padrões criados por um arcabouço legal que disciplina o modus operandi dos negócios conforme seu porte, natureza jurídica e regime tributário.

Os contadores aplicam esse conjunto de normas na escrituração e elaboração de demonstrações financeiras, como balanços patrimoniais, DREs e DFCs.

As finanças, por outro lado, têm um foco mais específico: lidam estritamente com o manejo do dinheiro.

As finanças de uma empresa são reflexo de suas operações e investimentos, mas o recorte concentra-se na gestão de recursos financeiros.

Incluem, portanto, decisões de investimento, financiamento, orçamento, análise de risco e estratégias de alocação.

Perceba que a contabilidade é bem mais abrangente, atendendo tanto aos aspectos fiscais-tributários quanto gerenciais, além de oferecer uma abordagem histórica.

As finanças usam como base a performance histórica, mas focam no futuro.

Por que integrar contabilidade e finanças?

A interface entre contabilidade e finanças vai acontecer de uma forma ou de outra, seja por motivos gerenciais ou fiscais-tributários.

Sem finanças, simplesmente não é possível fazer contabilidade.

Vale lembrar que a contabilidade é a linguagem dos negócios que, em última instância, existem para gerar lucro financeiro.

Além do mais, o governo usa dos métodos da contabilidade para monitorar o fluxo financeiro das empresas e cobrar sua parte em impostos.

Assim, é melhor integrar a contabilidade às finanças, se possível, por meio de ferramentas de automatização, a fim de obter um raio-X fidedigno do negócio.

As vantagens da integração são diversas, como:

  • Visão holística da empresa, relacionando todos os aspectos operacionais ao financeiro: vale destacar que qualquer gargalo ou upside nas operações têm reflexo direto no caixa
  • Base de dados sólida para tomada de decisões, especialmente quando os relatórios contábeis são acompanhados de KPIs financeiros
  • Eficiência operacional: ao integrar contabilidade e finanças por meio de um sistema de gestão integrado ao ERP da contabilidade, você ganha tempo e tem acesso a informações sempre atualizadas
  • Redução de erros e inconsistências ocasionados, sobretudo, por lançamentos manuais
  • Cumprimento das obrigações regulatórias, levando em conta que com a integração contabilidade-finanças, há mais assertividade nas informações reportadas ao Fisco.

Especialmente em relação à contabilidade gerencial, vale destacar que, com os dados financeiros integrados aos registros contábeis, o empreendedor tem à disposição uma poderosa ferramenta de gestão.

Se tratados do jeito certo, esses dados se transformam em relatórios de BI de fácil leitura e compreensão, com análise de padrões, tendências e insights valiosos.

Quais os benefícios da gestão contábil e financeira integrada?

Agora que vimos a importância da integração entre contabilidade e finanças, confira a seguir alguns de seus principais benefícios.

Planejamento financeiro de curto, médio e longo prazo

A construção de planos financeiros exequíveis, inclusive como estratégia de captação de investimentos, certamente fica muito mais fácil com a integração contabilidade-finanças. 

Se a interface for automatizada por meio de ferramentas contábeis, melhor.

Controle de custos

Imagine como seria a gestão de custos em uma empresa com a contabilidade apartada das finanças.

Tomar decisões apenas com base em achismos não é inteligente.

Uma gestão eficiente dos gastos e despesas que impacte positivamente a lucratividade só é possível com uma contabilidade de custos detalhada.

Mais transparência perante os stakeholders

Quando a contabilidade reflete a realidade dos dados financeiros, a informação chega a todos os públicos de interesse de forma horizontal e simétrica.

Vale mencionar que a transparência é fundamental para conquistar a confiança dos investidores, principalmente em casos de negócios que precisam do capital deles para crescer e escalar.

Eficiência e produtividade

Do ponto de vista gerencial, ao integrar a contabilidade e finanças, o processamento contábil de contas acontece com muito mais fluidez.

Afinal, se uma operação é passível de ser automatizada sem prejuízos para o gerenciamento do negócio, não há motivos para fazê-la manualmente.

Assertividade no compliance fiscal

Mesmo que sua empresa seja optante por regimes simplificados de tributação, como o Simples Nacional, manter a contabilidade integrada às finanças torna as apurações tributárias muito mais ágeis.

Isso é ótimo, afinal, nenhum empreendedor fica feliz em gastar seu tempo com burocracias, quando poderia estar focado no core business.

Como integrar a gestão contábil e financeira da sua empresa?

Se você chegou até aqui, é porque compreendeu os benefícios da integração entre contabilidade e finanças, o que é um ótimo sinal.

A seguir, confira algumas etapas de integração da gestão contábil e financeira com foco na profissionalização e no crescimento exponencial:

  1. O primeiro passo é definir os objetivos da integração. Pode ser parte da estratégia para atrair investidores, redução de custos ou mudança de estágio
  2. Em seguida, você deve escolher as ferramentas adequadas de integração, como um ERP capaz de trabalhar em sincronia com o software do seu escritório de contabilidade
  3. Depois, estabeleça métricas de desempenho para aproveitar ao máximo o poder da integração. Alguns exemplos incluem margens de lucro, receita por região, folha de pagamento versus faturamento, etc
  4. Por fim, estabeleça canais de comunicação entre seu escritório ou equipe de contabilidade e o gestor de finanças. Reuniões regulares, relatórios compartilhados e sistemas de software colaborativos podem ser muito úteis nessa tarefa.

Como podemos ver, a contabilidade tem um papel muito mais estratégico para seu negócio do que simplesmente cumprir as regras fiscais e tributárias. 

Quanto integrada às finanças, fornece ao gestor informações e insights capazes de gerar um importante diferencial competitivo.

Se você gostou do artigo, conheça as soluções em contabilidade consultiva com análise de dados da Comece com o Pé Direito, empresa de contabilidade digital especialista em empresas inovadoras.

Um dos nossos diferenciais é o dashboard contábil e financeiro que ajuda você nas melhores decisões gerenciais.

Fale com a gente e saiba mais.

Deixe uma resposta