Open innovation: entenda como a inovação aberta ajuda sua startup

open innovation0
Blog > Inovação > Open innovation: entenda como a inovação aberta ajuda sua startup

Pensando em adotar a open innovation em sua startup e se valer do conhecimento compartilhado?

Essa é uma estratégia comum entre empresas inovadoras que se propõem a oferecer soluções eficientes para problemas relevantes.

Trata-se de uma abordagem estratégica, capaz de contribuir com o desenvolvimento e aprimoramento de diferentes tipos de produtos, serviços e soluções.

Mas como implementar a open innovation do jeito certo? Como compartilhar ideias e informações sem “entregar” o segredo do modelo de negócio?

A seguir, entenda como as startups podem incorporar a inovação aberta em seus processos e se valer do conhecimento disponível para crescer e escalar.

O que significa open innovation?

Open innovation (inovação aberta, em português) é um conceito popularizado pelo professor Henry Chesbrough que envolve a colaboração e o compartilhamento de ideias e insights com parceiros externos em busca da inovação.

Trata-se de uma abordagem que contrasta com o modelo tradicional de inovação fechada, baseada nos recursos internos para o desenvolvimento de novos produtos, serviços ou tecnologias. 

Esse intercâmbio de ideias, tecnologias e conhecimentos proporcionado pela open innovation pode ocorrer de várias maneiras, incluindo parcerias estratégicas, crowdsourcing, incorporação de feedbacks de clientes ou operações de M&A.

A ideia fundamental por trás da inovação aberta é sustentada pela tese de que, ao acessar fontes externas de conhecimento, uma organização pode acelerar o processo de inovação, reduzir custos e mitigar riscos

Vale ressaltar que adotar a open innovation não significa abandonar completamente a inovação interna, pelo contrário. São iniciativas diferentes, mas complementares.

Qual o objetivo da open innovation?

O principal objetivo da open innovation é otimizar o processo de inovação, aproveitando-se dos recursos disponíveis fora do ambiente corporativo. 

Por meio de contribuições externas, sua startup pode:

  • Acelerar o desenvolvimento de produtos e serviços, resultando em importante vantagem competitiva
  • Reduzir custos com pesquisa e desenvolvimento (P&D), promovendo uma alocação mais eficiente dos recursos financeiros
  • Aproveitar-se da expertise externa (um dos princípios do crowdsourcing é de que “várias cabeças pensam melhor do que uma”)
  • Mitigar riscos relacionados aos desafios da inovação, ao integrar diferentes parceiros em torno de um projeto
  • Fomentar a colaboração por meio de ecossistemas de inovação amplos e complementares
  • Focar nas necessidades do cliente ao incorporar feedback no processo de inovação, principalmente nas fases iniciais do desenvolvimento de produtos e soluções.

Por tudo isso, a open innovation pode criar um ambiente colaborativo, eficiente e ágil inclusive dentro da empresa, ao estimular sugestões e contribuições de equipes de diferentes departamentos.

Quais são as características da open innovation?

A open innovation, como vimos, tem como objetivo envolver a colaboração de parceiros externos, como universidades, outras empresas, clientes e até concorrentes. 

Esse processo colaborativo pode ocorrer de diversas formas — de projetos conjuntos de pesquisa a co-criação de produtos.

O funcionamento da inovação aberta pode variar dependendo do setor, do modelo de negócio da startup ou dos objetivos específicos do projeto.

Alguns elementos, no entanto, são comuns em implementações bem-sucedidas, como:

  1. Identificação dos desafios e oportunidades, incluindo áreas como desenvolvimento de produtos, processos internos, eficiência operacional ou resolução de problemas específicos
  2. Seleção de parceiros e colaboradores, como outras startups, universidades, especialistas individuais ou clientes
  3. Uso de plataformas de open innovation que conectam os atores envolvidos (quem precisa de ideias com quem tem boas ideias para compartilhar)
  4. Sessões de brainstorming, como workshops e hackathons
  5. Desenvolvimento colaborativo de protótipos e produtos, podendo envolver a co-criação de soluções, compartilhamento de recursos e conhecimentos
  6. Avaliação de resultados integrados à estratégia geral do negócio, seja o lançamento de novos produtos ou expansão para novos mercados.

Quais cuidados devem ser tomados ao adotar a open innovation

Embora a open innovation ofereça uma série de benefícios às empresas e startups, é importante ressaltar os riscos envolvidos, especialmente em relação à proteção de segredos industriais e estratégicos. 

Se você pretende compartilhar conhecimentos e ideias com parceiros externos, precisa se cercar de cuidados para evitar situações, como:

  • Vazamento de informações sensíveis
  • Concorrência desleal
  • Perda do controle sobre propriedade intelectual
  • Riscos de ataques cibernéticos
  • Dependência excessiva da expertise de terceiros, etc.

Para evitar situações como essas, a dica é adotar estratégias de gestão de riscos, incluindo acordos contratuais sólidos, análise cuidadosa dos parceiros e avaliação dos dados que pretende compartilhar.

Como adotar a inovação aberta no seu negócio?

Como vimos até aqui, a open innovation pode ajudar startups a alcançarem a escalabilidade com muito mais rapidez se adotada do jeito certo. 

Uma das maneiras de estabelecer acordos estratégicos em um processo sinérgico de compartilhamento de ideias é estar dentro do ecossistema. 

O Brasil conta com diversos pólos tecnológicos que estimulam a inovação em seus mais diferentes níveis e fazer parte deles pode ser um bom começo.

Você pode usar também as plataformas online de inovação aberta que conectam pessoas e organizações sem a barreira espaço-tempo, o que abre ainda mais o leque da open innovation.

Pode, ainda, usar métodos conhecidos em teste de hipóteses, como o MVP, para captar as ideias e percepções de seus próprios clientes.

Para que a open innovation funcione, no entanto, você precisa focar no que realmente é importante: seu core business

Não é inteligente perder tempo com rotinas e burocracias que, embora sejam importantes, não são estratégicas. 

No contexto contábil, financeiro e de RH, a boa notícia é que todas as demandas do seu negócio podem ser terceirizadas a um parceiro contábil especializado

A Comece é o principal provedor de serviços contábeis do Brasil especializado em startups e scale-ups e tem a solução certa para o seu negócio. 

Além das rotinas de escrituração contábil, demonstrativos e declarações acessórias, oferecemos abertura de empresas, Business Intelligence, departamento pessoal e RH, contabilidade consultiva com soluções sob medida e due diligence.

Mais do que conhecimento específico, aqui você tem o suporte necessário para tomar decisões baseadas em dados, graças à análise de indicadores e aos nossos dashboards financeiros.

Ficou interessado nos benefícios que uma contabilidade especializada em empresas inovadoras pode proporcionar ao seu negócio? Então, marque um horário com um de nossos especialistas e saiba como podemos ajudar.

Deixe uma resposta