Quais são os tipos de inovação e como inovar na startup

tipos de inovação1
Blog > Inovação > Quais são os tipos de inovação e como inovar na startup

Descobertas raras e inventos altamente tecnológicos fazem parte dos tipos de inovação, mas é importante você ter em mente que esse conceito vai além. 

No ecossistema startup, a inovação pode estar na configuração de um produto, na maneira como um serviço é ofertado ou na sutileza da experiência do cliente.

O objetivo é um só: criar vantagens competitivas difíceis de serem copiadas como estratégia de “proteção natural” à chamada concorrência perfeita.

Algumas inovações acontecem nos bastidores, sem alardes, como a melhoria de algum processo operacional.

Outras são percebidas de imediato pelo cliente.

Ao longo deste artigo, conheça alguns tipos de inovação e descubra como usá-los para modelar sua startup e alcançar a escalabilidade.

10 principais tipos de inovação

Os tipos de inovação, principalmente dentro das startup, podem ser categorizados de diferentes maneiras.

Fala-se muito em inovação disruptiva, um termo apropriado pelo marketing, mas nem toda inovação causa ruptura ou promove mudanças relevantes no fluxo dos mercados. 

Nesse contexto, a empresa de consultoria Doblin, que faz parte do grupo Deloitte, desenvolveu um estudo que classifica as principais iniciativas inovadoras em 10 grupos.

São eles:

  1. Modelo de lucro: como a startup ganha dinheiro
  2. Rede: conexões com outras organizações no processo de criação de valor
  3. Estrutura: processo de alinhamento de talento e ativos
  4. Processo: métodos ágeis e eficientes para a realização de determinado trabalho
  5. Performance do produto: funcionalidades eficazes e diferenciadas
  6. Sistema de produto: oferta de serviços e produtos complementares
  7. Serviço: suporte, assistência e aprimoramentos da oferta
  8. Canal: meios pelos quais o serviço ou produto chega ao cliente
  9. Marca: representação das ofertas e negócios
  10. Experiência do cliente: interações e envolvimento do cliente com o produto, marca ou serviço.

Para chegar a essa conclusão, a empresa de consultoria avaliou cerca de 2 mil inovações promovidas por empresas de diferentes setores.

Para facilitar a aplicação prática nas startups, esses 10 tipos de inovação podem ser agrupados em três grandes categorias:

1. Configuração

A configuração de um produto ou serviço engloba o modelo de lucro, as conexões com outras organizações, a estrutura e o processo (itens 1 a 4 da lista acima). 

A ideia é estruturar o modelo de negócio de maneira que seja possível entregar o máximo de valor ao cliente e gerar, ao mesmo tempo, o máximo de resultado para a startup e seus investidores.

2. Oferta

Os tipos de inovação que fazem parte da categoria oferta (5 e 6) tem a ver com a performance e a qualidade do produto, bem como os serviços agregados. 

Trata-se de uma inovação direcionada, visando ao aprimoramento de produtos e serviços com o objetivo de mantê-los no mercado ou aumentar seu market share.

3. Experiência

Por fim, as inovações focadas na experiência do usuário (7 a 10) envolvem suporte, canal de vendas, fortalecimento da marca e envolvimento com os clientes. 

Conforme o estudo da Doblin, os tipos de inovação dessa categoria são as mais sujeitas a interpretações do público, o que exige cuidado e atenção dos gestores em avaliar os feedbacks.

Perceba que, independentemente do tipo de inovação, o objetivo de uma startup é se destacar da multidão e criar sua própria demanda.

A inovação, portanto, pode até ser radical ao inventar algo totalmente inusitado, mas na maioria dos casos será parte integrante de um processo de evolução e aperfeiçoamento.

Outras classificações para a inovação

Além dos tipos citados acima, a inovação também pode classificada da seguinte maneira:

Incremental

Trata-se de um tipo de inovação marginal, em que ocorre o aperfeiçoamento de um produto ou serviço já existente.

A inovação incremental é muito comum nos lançamentos de aparelhos eletrônicos, como os smartphones.

Experimental

A inovação experimental tem como propósito captar as reações do cliente, avaliar feedbacks e reunir sugestões a fim de obter dados que ajudem a moldar o produto/serviço. 

Nas startups, a inovação experimental pode ser feita, por exemplo, através do MVP (Minimum Product Viable).

Aberta

O objetivo da inovação aberta (open innovation) é admitir novas ideias e sugestões no processo de criação ou aperfeiçoamento de produtos e serviços.

Dependendo do objetivo, podem ser convidados a participar do processo colaboradores de outros setores, clientes, fornecedores ou até o público em geral por meio do crowdsourcing (terceirização para a multidão).

Disruptiva

A inovação disruptiva, termo muito comum no ambiente das startups, está relacionada à quebra de paradigmas

Disrupção significa interromper o curso normal de um processo, algo, por exemplo, que as fintechs fizeram com os setores bancário e de investimentos

Como inovar na sua startup

A inovação, como você percebeu, não precisa estar relacionada a uma descoberta extraordinária ou a algum invento totalmente radical. 

Pode ser algo sutil, de bastidor, mas com impacto substancial na forma como a solução é apresentada ao cliente. 

Sendo assim, confira a seguir algumas dicas de como inovar na sua startup:

Valide suas hipóteses

Um dos primeiros passos é a validação do seu modelo de negócio

Essa fase é importante para evitar investimentos desnecessários em uma ideia aparentemente boa, mas sem o respaldo do público. 

Esteja aberto aos feedbacks

Avalie com atenção os feedbacks recebidos do público, processe as informações e use-as a favor do seu negócio. 

Há diferentes meios para isso, como as ferramentas de big data e de Business Intelligence que mapeiam o comportamento do público e capturam insights.

Não tenha medo de pivotar

A resposta do público não foi o que você esperava?

Não hesite em mudar os rumos da sua startup e pivotar, aproveitando a base já construída.

Muitas startups que hoje são gigantes da tecnologia mudaram totalmente de rota ao identificarem oportunidades melhores.

Conte com a parceria da Comece com o Pé Direito

Para ajudá-lo a explorar as potencialidades da inovação tecnológica, conte com a parceria estratégica da Comece com o Pé Direito.

Assumimos suas demandas contábeis e oferecemos contabilidade consultiva em diversas áreas para você ter tempo e condições de pensar as estratégias do seu negócio.

Somos uma empresa de contabilidade online especializada em startups, entendemos como ninguém as necessidades das empresas de base tecnológica.

Ficou interessado?

Agende um bate-papo com um de nossos especialistas e saiba como podemos descomplicar os processos burocráticos da sua startup!

Deixe uma resposta