Power BI na contabilidade: conheça as vantagens e veja dicas para usar

power bi contabilidade0
Blog > Inovação > Power BI na contabilidade: conheça as vantagens e veja dicas para usar

O Power BI na contabilidade, se usado do jeito certo, pode elevar o seu negócio a outro nível por meio do uso estratégico da inteligência de dados.

Por meio de um raio-X completo da empresa, proporciona uma visão clara sobre “onde estamos” e “para onde estamos indo”.

Desenvolvido pela Microsoft, o Power BI é uma das principais ferramentas de business intelligence usadas por diversos tipos de empresas — especialmente startups.

A seguir, descubra por que os novos modelos de negócio precisam de uma gestão moderna e como o Power BI pode ajudar nesse processo.

Por que usar o Power BI na contabilidade?

O uso do Power BI na contabilidade se justifica por diferentes razões, sendo a principal delas a tomada de decisão baseada em dados.

Desde que parametrizada corretamente, a ferramenta é capaz de coletar, organizar e analisar grandes volumes de dados de forma rápida e eficiente.

Para startups imersas no ambiente digital-tecnológico, esses dados podem revelar informações valiosas, como:

  • Performance da rentabilidade
  • Faturamento por região
  • Ticket médio
  • Margens de lucro por produto
  • Capital de giro
  • Índices de liquidez e muito mais.

Com o Power BI na contabilidade, informações complexas e densas são transformadas em relatórios e dashboards simples de compreender.

Aplicações do Power BI na contabilidade

As aplicações do Power BI na contabilidade são diversas e podem abranger, desde a análise de fluxo de caixa a decisões de investimentos

A seguir, confira as principais:

Análise de KPIs financeiros

Uma das funções primordiais do Power BI na contabilidade é o monitoramento da performance financeira por meio de dashboards interativos e atualizados.

Em startups, você pode escolher métricas e indicadores específicos para cada modelo de negócio, como CAC, LTV, Burn Rate, dentre outros.

Análise de fluxo de caixa

O Power BI pode ajudar também o CFO a entender melhor o fluxo de caixa, identificando padrões e tendências ao longo do tempo.

Vale ressaltar que garantir níveis saudáveis de “oxigenação” é fundamental para a saúde financeira, sobretudo em negócios que queimam muito caixa.

Previsão financeira

O Power BI possui recursos avançados ainda de análise preditiva, por meio da qual é possível criar modelos de previsão financeira com base em dados históricos.

O Runway, indicador que mostra quanto tempo sua startup sobrevive com os recursos em caixa, é bastante útil nesse caso.

Análise de investimentos

O Power BI na contabilidade pode contribuir também com a decisão de alocação de investimentos.

Vimos que os dados contábeis podem revelar informações valiosas sobre esse contexto, como produtos mais rentáveis ou regiões mais promissoras.

Um plano de investimento visando aumento do market share e, consequentemente, o ganho exponencial, deve levá-las em consideração.

Como usar o Power BI na contabilidade?

Para usar o Power BI na contabilidade e promover uma gestão data driven em sua startup, primeiro você precisa instalar e parametrizar a ferramenta.

Trata-se de um processo que exige conhecimento técnico sobre as diretrizes de funcionamento do business intelligence e sobre as funcionalidades do próprio Power BI.

De maneira geral, o passo a passo consiste em:

  • Baixar e instalar o Power BI: é possível fazer o download por meio do site da Microsoft ou pela loja de aplicativos do Windows
  • Conectar o Power BI às fontes de dados: pode ser o ERP da sua startup ou planilhas com os dados contábeis relevantes
  • Desenvolver dashboards e relatórios: nessa fase, a ideia é deixar as informações da forma mais interativa e intuitiva possível com a ajuda de gráficos, tabelas e outros recursos visuais.

Os passos enumerados aqui, claro, são básicos e dão uma ideia geral de como funciona o Power BI na contabilidade.

Se você não tem um profissional de TI na sua empresa, o melhor caminho, talvez, seja terceirizar seus projetos de BI, como veremos mais adiante. 

Como criar um dashboard contábil com Power BI?

O dashboard contábil é o grand finale de um projeto de Power BI na contabilidade.

É nele que ficam dispostos os KPIs, os gráficos e demais recursos visuais para o usuário final.

Para criar um dashboard, primeiro é preciso cumprir todas as etapas anteriores, como vimos.

Em seguida, você deve:

  • Definir os objetivos do dashboard: quais informações você deseja mostrar e para quem
  • Selecionar os KPIs: quais métricas e indicadores merecem destaque no painel
  • Escolher os gráficos e tabelas
  • Configurar os filtros.

Dica importante: ao formatar o dashboard contábil, utilize cores, fontes e layouts que sejam visualmente atraentes e transmitam a mensagem desejada.

Contabilidade consultiva com análise de dados

Criar um projeto de Power BI para a contabilidade, como você pode ver, demanda tempo e expertise técnica para configurar a ferramenta do jeito certo. 

Dependendo do nível de necessidade do seu negócio, pode ser que você precise contratar um profissional de TI full time para assumir a responsabilidade.

Há, no entanto, outra opção bem mais vantajosa: a terceirização de seus projetos de BI a uma empresa especialista no assunto.

A Comece, principal hub de soluções contábeis e financeiras para startups do Brasil, oferece soluções de business intelligence sob medida para o seu negócio.

Assim, você não precisa tirar o foco do que realmente importa: seu core business.

Gostou da ideia?

Então marque um bate-papo com um de nossos especialistas e saiba mais!

Deixe uma resposta