Business intelligence e analytics: entenda o que é e por que é essencial

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Sem ferramentas eficientes de business intelligence e analytics, uma startup dificilmente consegue nascer, crescer e escalar.

Trata-se de algo fundamental à gestão de empresas de tecnologia, especialmente em um contexto no qual “os dados são o novo petróleo”, frase cunhada pelo especialista Clive Humby.

A analogia, de fato, faz sentido. 

O petróleo em si é uma commodity, mas quando refinado, transforma-se em diferentes tipos de produtos essenciais à economia global que vão muito além do combustível.

Com os dados ocorre algo semelhante: são apenas “commodities” em seu estado bruto, mas quando passam pelo business intelligence e analytics, tornam-se ativos de alto valor.

Ao longo deste post, entenda o que significam esses conceitos e por que são essenciais a qualquer negócio, especialmente startups em fase de crescimento.

O que é business intelligence e analytics?

Business intelligence e analytics são estratégias que usam ferramentas avançadas de análise para garimpar bancos de dados com o propósito de extrair informações, gerar conhecimento e criar insights úteis à tomada de decisão.

Podemos comparar essas fontes de dados, tanto internas quanto externas à empresa, a uma mina de metais preciosos.

Para extrair e transformar os minerais em riqueza, você precisa de um plano – e de ferramentas.

O business intelligence e analytics tem a função de munir o analista de instrumentos capazes de explorar as fontes de dados, extrair o que é relevante e separar as “gemas das escórias”.

O que é business intelligence?

Para facilitar a compreensão, vamos por partes.

Business Intelligence (BI), ou inteligência de negócios em português, é o processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de dados relevantes para um negócio.

Seu objetivo é transformar dados brutos em informações valiosas (relatórios, gráficos e insights) que orientem a tomada de decisão.

Imagine uma startup que recebe diariamente uma grande quantidade de informações sobre vendas, marketing, estoque, etc. 

Sem uma ferramenta eficiente capaz de tratar e analisar esses dados, que só crescem na medida em que a digitalização aumenta, seria impossível tirar algum proveito.

Com as informações processadas e “traduzidas”, no entanto, os founders, gestores e investidores conseguem avaliar o desempenho da empresa e tirar suas conclusões.

O que é analytics?

O analytics, ou análise de dados em português, são técnicas estatísticas, de modelagem e até de Inteligência Artificial usadas para extrair insights valiosos de um conjunto de dados.  

É o braço operacional-analítico do business intelligence.

Com base em diferentes tipos de análises, como a preditiva, o analytics consegue identificar padrões e tendências, extraindo o máximo de valor dos dados.

A análise preditiva, vale destacar, é uma abordagem que utiliza algoritmos de machine learning e técnicas de mineração de dados para identificar padrões e fazer previsões sobre eventos futuros.

Qual a diferença entre business intelligence e analytics?

Como vimos, business intelligence e analytics são ferramentas complementares. 

O BI foca em dados do passado e do presente para criar relatórios, dashboards e insights sobre a performance do negócio.

Os principais indicadores e métricas de startups, como LTV/CAC, Churn, MRR, são calculados por meio das ferramentas de business intelligence. 

O analytics, por outro lado, usa as informações históricas para estimar o comportamento futuro do negócio – muito útil, portanto, na elaboração de planos estratégicos.

Juntos, business intelligence e analytics oferecem uma visão clara do passado da empresa (por onde passamos), do presente (onde estamos) e do futuro (para onde vamos).

Aplicações do business intelligence e analytics

Diversas áreas e processos de uma startup podem ser otimizados com as ferramentas de business intelligence e analytics.

Confira alguns exemplos.

Marketing

O business intelligence e analytics pode ser usado de diferentes maneiras nas estratégias de marketing

Você pode:

  • Monitorar o desempenho de campanhas em diferentes canais
  • Identificar quais estão gerando mais retorno
  • Otimizar estratégias
  • Segmentar o público-alvo com base em suas necessidades e preferências
  • Monitorar as oportunidades e ameaças para se manter competitivo no mercado.

Não por acaso, o marketing digital cresceu tanto nos últimos anos, elevando as big techs ao status de maiores empresas do mundo.

Vendas

No setor de vendas, uma startup pode usar o poder dos dados para prever a demanda por produtos e serviços ou otimizar preços para maximizar os resultados.

Pode ainda identificar os motivos pelos quais os clientes estão abandonando a empresa e tomar medidas para solucionar o problema.

A taxa de churn é um bom indicador para isso.

Finanças e investimentos

Em relação ao planejamento financeiro, o uso do business intelligence e analytics pode identificar oportunidades de reduzir custos, aumentar a eficiência e mitigar riscos financeiros.

Você pode usar os dados também para definir como e quando investir os recursos captados, visando o melhor custo de oportunidade e o crescimento em escala.

Recursos Humanos

Uma startup pode se valer dos dados ainda para formar e gerir sua equipe

As principais aplicações das soluções de BI nesse contexto envolvem:

  • Identificação dos melhores candidatos no processo de recrutamento e seleção
  • Análise de turnover, visando entender os motivos pelos quais os colaboradores estão deixando a empresa.

Esses, claro, são apenas alguns exemplos.

Você pode usar o business intelligence e analytics em diversas outras situações, como atendimento ao cliente, compliance fiscal-regulatório, operações, etc.

Vantagens de usar business intelligence e analytics na empresa

A principal vantagem do business intelligence e analytics para as empresas é o embasamento para a tomada de decisões.

A gestão data-driven, como vimos, não abre espaço para “achismos”.

Mas esse é um aspecto geral.

Em termos mais específicos, podemos citar outras vantagens, como:

  • Comparar o desempenho da empresa com os principais benchmarks de mercado (ou algum concorrente importante)
  • Identificar estratégias de aumentar a receita sem aumentar os custos na mesma proporção (escalabilidade)
  • Otimizar a estrutura de custos
  • Detectar falhas, erros ou inconsistências e corrigi-las em tempo hábil
  • Estabelecer metas e planos com base em dados e premissas condizentes com a realidade.

Por que business intelligence e analytics são essenciais em uma startup?

Para startups que buscam o crescimento exponencial, o business intelligence e analytics têm função ainda mais estratégica em comparação a empresas convencionais

Afinal, por meio da análise inteligente dos dados, sua startup pode estabelecer indicadores que monitoram:

  • A performance de vendas, levando em conta os produtos mais rentáveis e os canais mais eficientes
  • O comportamento do cliente, suas preferências e necessidades
  • As oportunidades e os desafios do mercado 
  • O retorno sobre o investimento, dentre outros aspectos.

Na medida em que a startup muda de fase, o fluxo de transações e operações naturalmente aumenta, podendo envolver, inclusive, a internacionalização.

Para garantir o crescimento sustentável em conformidade com os planos estratégicos, você vai precisar do monitoramento em tempo real proporcionado pelos dashboards e relatórios de BI.

Outro aspecto relevante do business intelligence e analytics diz respeito à captação de recursos.

Uma startup que usa métricas e indicadores que “conversam com o caixa” certamente tem mais atenção do investidor em uma eventual rodada de investimento.

Além de demonstrar profissionalismo da gestão, pode aumentar o valuation em um processo de due diligence.

Como implementar business intelligence e analytics na sua empresa?

As vantagens do business intelligence e analytics, como vimos, são indiscutíveis e indispensáveis a uma empresa de tecnologia com planos de escalar e se tornar um unicórnio.

Como você vai implementar isso no seu negócio, no entanto, depende do estágio e das necessidades do dia a dia.

De maneira geral, o passo a passo consiste em:

  1. Definição dos objetivos: pode ser a otimização de processos internos, melhoria da eficiência operacional ou aumento das vendas
  2. Escolha da melhor ferramenta de BI e analytics: você deve levar em conta fatores como facilidade de uso, capacidade de interconexão e escalabilidade
  3. Integração da ferramenta com as fontes de dados: durante o processo de implantação do BI e analytics, selecione criteriosamente os bancos de dados que servirão de base para todo o processo
  4. Dashboards e relatórios personalizados: aqui, pense em funcionalidades que atendam às necessidades específicas do seu negócio.

Você pode considerar também a terceirização do serviço a uma empresa especializada ao invés de investir em uma estrutura própria.

Além de economizar recursos, você conta com a parceria de profissionais especializados e não desvia o foco de tarefas mais estratégicas e relevantes.

Contabilidade com dados e projetos de BI personalizados

Agora que você sabe a importância de business intelligence e analytics para sua startup, pode estar se perguntando: “Como ter acesso a essas soluções de maneira prática e eficiente?”

Como vimos no tópico anterior, dependendo do estágio do seu negócio, o melhor caminho é a terceirização.

Nesse caso, a Comece tem a solução certa para sua startup.

Somos o principal player de serviços contábeis e financeiros do Brasil focado em empresas inovadoras e digitais.

Além de contabilidade com inteligência de dados, oferecemos projetos de business intelligence personalizados para diferentes áreas do seu negócio, como marketing, vendas, RH, entre outras.

Assim, você não precisa criar um departamento de TI e direcionar equipes exclusivamente para cuidar da análise de dados.

Gostou da ideia? 

Então, agende um bate-papo com um de nossos especialistas e saiba como podemos ajudar sua startup a decolar!

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