Conheça casos de fusões e aquisições bem-sucedidos no setor de tecnologia

casos de fusões e aquisições0
Blog > Empreendedorismo > Conheça casos de fusões e aquisições bem-sucedidos no setor de tecnologia

Casos de fusões e aquisições no setor de tecnologia são relativamente comuns, sobretudo envolvendo startups.

Trata-se de um setor dinâmico, encarregado de soluções para os mais diversos segmentos da economia, o que desperta muito interesse de grandes players do mercado.

Nem todas as operações de M&A são bem-sucedidas, claro, mas os exemplos de sucesso sem dúvida servem de inspiração para quem empreende e investe. 

Siga a leitura e conheça alguns casos de fusões e aquisições que deram certo.

4 casos de fusões e aquisições que deram certo

Os casos de fusões e aquisições envolvendo empresas de tecnologia são eventos corporativos que cumprem diferentes funções dentro do ecossistema inovador. 

Para as empresas envolvidas, são ótimas oportunidades de compartilhar recursos, sinergia, conhecimento e ampliar o market share. 

Para os investidores, notadamente aqueles que aportaram recursos no negócio desde o início, uma operação assim marca o fim de um ciclo e a realização dos lucros. 

A seguir, confira alguns exemplos exitosos de fusões e aquisições no mercado brasileiro:

1. Nubank e Easynvest

Em 2020, o Nubank, uma das fintechs mais populares do Brasil, adquiriu a Easynvest, uma das maiores corretoras de valores da época.

A operação de M&A permitiu ao Nubank expandir seus serviços de investimentos no Brasil, tanto no mercado de renda fixa quanto variável.

O valor da aquisição, divulgado posteriormente no prospecto do IPO da fintech, foi de R$ 2,3 bilhões, conforme o Valor Econômico.

2. Movile e iFood

A aquisição majoritária do iFood pela Movile também é um dos casos de fusões e aquisições de sucesso dentro do mercado de tecnologia.

A operação ajudou o iFood a se tornar uma das principais plataformas de delivery de alimentos do país, aproveitando a experiência e os recursos da Movile em tecnologia e logística.

Foi também uma oportunidade de “exit” para a Warehouse Investimentos, gestora nacional de venture capital que vendeu sua participação acionária.

3. Locaweb e KingHost

Em 2020, a Locaweb, provedora brasileira de serviços de hospedagem na web, adquiriu a KingHost, outra empresa do mesmo setor. 

A operação se tornou um case bem sucedido de fusões e aquisições ao fortalecer ainda mais a posição da Locaweb como líder no mercado de hospedagem na internet.

Até o final de 2022, a empresa havia feito 14 aquisições desde seu IPO na bolsa de valores.

4. Totvs e Bematech

Em 2015, a Totvs, empresa brasileira de software de gestão, adquiriu a Bematech, uma empresa de automação comercial

A operação de M&A permitiu à Totvs expandir sua oferta de soluções de software para o varejo, fortalecendo sua posição nesse mercado.

O valor total da aquisição foi de R$ 550 milhões.

Entenda a importância da due diligence em fusões e aquisições

Os casos de fusões e aquisições que deram certo, como os que vimos até aqui, geralmente têm algo em comum: um processo de due diligence bem elaborado. 

Trata-se de uma análise minuciosa e detalhada de todos os aspectos legais, financeiros, operacionais e comerciais da empresa-alvo antes do fechamento da operação. 

Por meio de uma due diligence bem conduzida, é possível:

  • Fazer um valuation assertivo da empresa adquirida ou incorporada
  • Identificar potenciais riscos e oportunidades
  • Minimizar surpresas pós-transação
  • Certificar-se de que a empresa-alvo cumpre com suas obrigações regulatórias e legais.

Se você está prestes a passar por uma due diligence visando um processo de fusões e aquisições ou aportes de capital, conte com a Comece com o Pé Direito

Oferecemos um processo exclusivo e multidisciplinar de auditoria nas informações do seu negócio, garantindo o preparo necessário para o “pente fino” da diligência prévia.

Clique aqui para saber mais!

Deixe uma resposta