Casos de fusões e aquisições no setor de tecnologia são relativamente comuns, sobretudo envolvendo startups.
Trata-se de um setor dinâmico, encarregado de soluções para os mais diversos segmentos da economia, o que desperta muito interesse de grandes players do mercado.
Nem todas as operações de M&A são bem-sucedidas, claro, mas os exemplos de sucesso sem dúvida servem de inspiração para quem empreende e investe.
Siga a leitura e conheça alguns casos de fusões e aquisições que deram certo.

4 casos de fusões e aquisições que deram certo
Os casos de fusões e aquisições envolvendo empresas de tecnologia são eventos corporativos que cumprem diferentes funções dentro do ecossistema inovador.
Para as empresas envolvidas, são ótimas oportunidades de compartilhar recursos, sinergia, conhecimento e ampliar o market share.
Para os investidores, notadamente aqueles que aportaram recursos no negócio desde o início, uma operação assim marca o fim de um ciclo e a realização dos lucros.
A seguir, confira alguns exemplos exitosos de fusões e aquisições no mercado brasileiro:
1. Nubank e Easynvest
Em 2020, o Nubank, uma das fintechs mais populares do Brasil, adquiriu a Easynvest, uma das maiores corretoras de valores da época.
A operação de M&A permitiu ao Nubank expandir seus serviços de investimentos no Brasil, tanto no mercado de renda fixa quanto variável.
O valor da aquisição, divulgado posteriormente no prospecto do IPO da fintech, foi de R$ 2,3 bilhões, conforme o Valor Econômico.
2. Movile e iFood
A aquisição majoritária do iFood pela Movile também é um dos casos de fusões e aquisições de sucesso dentro do mercado de tecnologia.
A operação ajudou o iFood a se tornar uma das principais plataformas de delivery de alimentos do país, aproveitando a experiência e os recursos da Movile em tecnologia e logística.
Foi também uma oportunidade de “exit” para a Warehouse Investimentos, gestora nacional de venture capital que vendeu sua participação acionária.
3. Locaweb e KingHost
Em 2020, a Locaweb, provedora brasileira de serviços de hospedagem na web, adquiriu a KingHost, outra empresa do mesmo setor.
A operação se tornou um case bem sucedido de fusões e aquisições ao fortalecer ainda mais a posição da Locaweb como líder no mercado de hospedagem na internet.
Até o final de 2022, a empresa havia feito 14 aquisições desde seu IPO na bolsa de valores.
4. Totvs e Bematech
Em 2015, a Totvs, empresa brasileira de software de gestão, adquiriu a Bematech, uma empresa de automação comercial.
A operação de M&A permitiu à Totvs expandir sua oferta de soluções de software para o varejo, fortalecendo sua posição nesse mercado.
O valor total da aquisição foi de R$ 550 milhões.
Entenda a importância da due diligence em fusões e aquisições
Os casos de fusões e aquisições que deram certo, como os que vimos até aqui, geralmente têm algo em comum: um processo de due diligence bem elaborado.
Trata-se de uma análise minuciosa e detalhada de todos os aspectos legais, financeiros, operacionais e comerciais da empresa-alvo antes do fechamento da operação.
Por meio de uma due diligence bem conduzida, é possível:
- Fazer um valuation assertivo da empresa adquirida ou incorporada
- Identificar potenciais riscos e oportunidades
- Minimizar surpresas pós-transação
- Certificar-se de que a empresa-alvo cumpre com suas obrigações regulatórias e legais.
Se você está prestes a passar por uma due diligence visando um processo de fusões e aquisições ou aportes de capital, conte com a Comece com o Pé Direito.
Oferecemos um processo exclusivo e multidisciplinar de auditoria nas informações do seu negócio, garantindo o preparo necessário para o “pente fino” da diligência prévia.