Como vender uma startup: tudo que você precisa saber

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Pesquisando sobre como vender uma startup?

Esse é um assunto complexo, que envolve diversas etapas e processos, mas que acontece com certa frequência no universo das empresas inovadoras.

Não que todo empreendedor de startup tenha como objetivo vender sua empresa.

Mas dependendo da circunstância, a venda é uma boa opção de “exit”, evento que marca a saída (com lucro) dos sócios de um projeto que deu certo

Continue a leitura e conheça as principais etapas do processo de venda de uma startup, bem como alguns pontos de atenção.

Como vender uma startup

Para saber como vender uma startup, você precisa ter em mente que um processo de M&A (Fusões e Aquisições) depende da vontade de dois agentes principais:

  1. Sell-side (lado da venda): envolve todas as pessoas diretamente relacionadas à venda da startup, incluindo os sócios, seus assessores, consultores, etc.
  2. Buy-side (lado da compra): envolve os potenciais compradores de uma startup, como outras empresas, fundos de participações (venture capital ou private equity), investidores-anjo, etc. 

Não existe uma regra quanto ao passo a passo, mas podemos elencar as principais etapas de um processo de venda de startup da seguinte maneira:

Pesquisa e preparação

Para entender como vender uma startup, o primeiro passo é fazer uma pesquisa sobre as condições de mercado

O objetivo é descobrir se o cenário macro está favorável a operações de M&A dentro do segmento no qual você atua. 

Caso positivo, pode ser viável a contratação de um assessor de M&A para começar a preparação interna, como organização de documentos e prospecção de potenciais compradores.

Valuation

A etapa do valuation (avaliação de empresas) é uma das mais importantes quando o assunto é vender uma startup.

Isso porque os indicadores usados em valuation de empresas consolidadas não são os mesmos aplicados a um negócio potencialmente escalável.

Em situações assim, é normal o vendedor puxar o preço para cima e o comprador, para baixo, considerando as expectativas de cada um e os elementos pouco objetivos que são levados em conta.

No sell-side, seja ponderado e adote indicadores compatíveis ao tipo de negócio, como unit economics (economia de unidade), lifetime value (LTV) e burn rate (eficiência de capital).

Negociação

A fase da negociação se desdobra em outras subfases que vão além da discussão sobre o quanto vale o ativo. 

Como vendedor, você precisa preparar materiais informativos que descrevam os principais aspectos do negócio.

Em um primeiro momento, compartilhe apenas um teaser com informações básicas.

Se a negociação avançar, entregue ao potencial comprador um info memo, material completo com dados sobre drivers de crescimento, situação financeira, estratégia de mercado, etc.

Mas atenção: os dados completos devem ser compartilhados somente após a assinatura do termo de confidencialidade.

Na fase de negociação, um instrumento que também pode ser útil (e resolver impasses de valuation) é o ernoult, que condiciona o pagamento de uma parcela da compra ao desempenho futuro da startup.

Due diligence

Antes de vender a startup efetivamente, você ainda precisa passar pela due diligence, diligência prévia que tem como objetivo avaliar a conformidade da empresa.

Ativos, passivos, fluxo de caixa, níveis de endividamento, organização contábil e aspectos legais são examinados em detalhes durante o processo.

É muito importante que você desenvolva em sua startup uma política de due diligence de modo a evitar surpresas durante uma transação de M&A.

Afinal, qualquer problema detectado que não tenha sido reportado por você durante a negociação pode pressionar o preço de venda ou inviabilizar a operação.

Fechamento do contrato

Tudo de acordo, a fase final é a de assinatura do contrato de aquisição de ações (ou Share Purchase Agreement), com todos os detalhes da transação.

Valor da venda, condições de pagamento e seus respectivos prazos devem constar no documento que marca o encerramento da venda da startup.

3 pontos a observar antes de vender sua startup

Agora que você sabe o passo a passo de como vender uma startup, confira alguns pontos que merecem atenção antes de decidir por uma operação de M&A:

1. Não crie uma startup pensando em vendê-la

A venda pode até ser o principal objetivo de um investidor ou fundo venture capital, mas não do empreendedor. 

Você deve criar uma empresa que resolva um problema relevante de seus clientes, em quem deve estar o foco das atenções.

Uma eventual venda com lucro será consequência de um negócio bem construído. 

2. Reflita sobre os reais motivos da venda

Se você está interessado em saber como vender uma startup, pense sobre os reais motivos.

Qual o seu interesse?

Aproveitar um momento oportuno de mercado aquecido?

Ou a decisão tem como pano de fundo questões familiares, problemas societários ou com clientes?

É preciso cuidado para não se arriscar em uma operação prematura ou pelos motivos errados.

3. Pense sobre o que fazer depois

Antes de vender uma startup, planeje seus próximos passos.

Mesmo que você receba dinheiro o suficiente para garantir sua aposentadoria, é importante ter em mente o que virá depois. 

Pode ser um ano sabático, a criação de uma nova empresa ou uma mudança de carreira.

Muitos empreendedores desistem de vender uma startup na última hora ao descobrirem que aquele negócio representa para ele muito mais do que um ativo precificado.

Quando vender uma startup?

Essa é uma pergunta para a qual não existe uma resposta exata.

Você pode decidir vender uma startup por diversos motivos que vão além de um “exit” bem sucedido, como: dificuldade de liquidez, alavancagem, desentendimento entre sócios ou falta de sinergia com o mercado.

Em condições normais, transações do tipo geralmente ocorrem a partir do growth stage, quando o negócio já passou pelos testes de mercado e está em fase de tração e escala.

Cabe mencionar que quando a startup começa a se destacar no mercado, os potenciais compradores podem surgir com diferentes intenções, como:

  • Eliminar a concorrência
  • Adquirir tecnologias complementares
  • Melhorar seu posicionamento no mercado
  • Lucrar com operações subsequentes, como um IPO.

Por onde começar a venda de uma startup?

O processo de como vender uma startup você já conhece agora.

Mas por onde começar?

Um dos primeiros passos é garantir a organização contábil e financeira que facilite o processo de due diligence. 

Nesse contexto, a Comece com o Pé Direito pode ser parceira estratégica do seu negócio. 

Além dos serviços básicos de assessoria contábil e compliance fiscal, oferecemos contabilidade consultiva focada em empresas do hub de inovação.

Na Comece com o Pé Direito, você tem um pacote completo de soluções para o seu backoffice que abrange serviços de Business Intelligence, BPO financeiro e muito mais.

Com os processos em dia, você estará preparado para avançar na negociação de venda de sua startup sem se preocupar com operações de rotina.

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