Dashboard de vendas: benefícios, principais indicadores e como criar um

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Precisando de um dashboard de vendas para monitorar a performance comercial do seu negócio em tempo real?

Essa, de fato, é uma ferramenta poderosa que reúne, em um único painel interativo, o panorama completo das operações.

Analogicamente, funciona como um “radar dotado de sensores” que direcionam o plano de metas e orientam a tomada de decisão.

Quer ver como funciona?

Ao longo deste artigo, descubra o que é, para que serve e como ter acesso a um dashboard de vendas de maneira fácil e prática, com a ajuda de especialistas.

O que é dashboard de vendas?

Um dashboard de vendas é um painel visual que apresenta dados relacionados às vendas de uma empresa de forma clara e objetiva por meio de gráficos, tabelas e outros recursos visuais fáceis de ler e interpretar.

Os dados que alimentam esses painéis são provenientes de diferentes fontes, como sistemas de CRM (Customer Relationship Management) ou ERP (Enterprise Resource Planning).

Tem como principal objetivo manter os gestores e equipes de vendas atualizados sobre os negócios fechados ou em andamento, além de identificar padrões e traçar tendências.

Um dashboard de vendas pode ser disponibilizado em diferentes formatos, seja via aplicativos para smartphones ou em uma TV corporativa. 

As informações apresentadas precisam ser de fácil compreensão, de modo que o usuário possa ler e assimilar a informação com uma “passada rápida de olhos”.

Para que serve um dashboard de vendas?

O principal propósito de um dashboard de vendas é fornecer uma visão holística e detalhada da performance de vendas de uma empresa em determinado período de tempo. 

Ao consolidar os dados-chave em um único painel e apresentá-los de maneira visualmente atrativa, ajuda o gestor a:

  • Avaliar o desempenho atual das vendas e compará-lo com as metas e períodos anteriores
  • Identificar padrões e tendências, facilitando a previsão de demanda e a elaboração de estratégias de vendas
  • Monitorar o progresso de campanhas de marketing e iniciativas de vendas
  • Identificar áreas de oportunidade e gargalos no processo de vendas
  • Facilitar a comunicação e o alinhamento entre diferentes equipes, como vendas, marketing e gestão.

Você pode configurar o dashboard de vendas de diferentes maneiras, de forma que os representantes possam acompanhar tanto o desempenho individual quanto coletivo

Caso os resultados não estejam dentro do esperado, as informações atualizadas em tempo real ajudam na identificação do problema e nos ajustes necessários.

O mesmo vale para o planejamento de metas. 

Com a análise de dados, é possível identificar cenários e traçar tendências que ajudam a criar um plano de crescimento factível.

Quais os principais indicadores de um dashboard de vendas?

Os principais indicadores de um dashboard de vendas podem variar de acordo com o modelo de negócio, objetivos e estratégias da startup.

A seguir, confira os mais comuns.

Taxa de conversão

A taxa de conversão é um KPI que mede o percentual de leads que se convertem em clientes efetivamente.

É um indicador de eficácia das estratégias de vendas e marketing. Quanto maior, melhor.  

Ticket médio

O ticket médio em um dashboard de vendas mensura o valor médio de vendas por transação.

Trata-se de um indicador que ajuda a entender o padrão de gastos dos clientes e pode ser útil para ajustar as estratégias de precificação e promoção.

Churn Rate

Churn rate é a taxa de cancelamento de clientes ou de perda de receita.

É um indicador importante para avaliar a satisfação do cliente, a qualidade do produto ou serviço e a eficácia das estratégias de retenção.

Diferentemente da taxa de conversão, quanto menor o churn rate, melhor.

ROI de marketing

ROI é o Retorno sobre o Investimento – nesse caso, investimento nas campanhas de marketing e publicidade.

Seu objetivo é avaliar a eficácia das atividades de marketing em gerar vendas e receita para a empresa.

Desempenho da equipe de vendas

Esse é um dos principais KPIs de um dashboard de vendas.

Pode incluir métricas como número de vendas, valor de vendas, taxa de conversão e tempo médio de fechamento de negócios.

Análise geográfica

Esse KPI mostra a distribuição das vendas em diferentes regiões geográficas, como países, estados ou cidades.

Dentre outras informações relevantes, você pode analisar o crescimento de vendas por região, a participação de mercado por região ou a densidade de clientes.

Análise de canais de vendas

Outro KPI que pode ser configurado no dashboard de vendas é a análise de canais.

Dentre outras informações, você pode monitorar a taxa de conversão por canal, o custo de aquisição de clientes por canal ou o tempo médio do ciclo de eventos.

Vale ressaltar que esses são apenas alguns exemplos de indicadores que podem ser incluídos em um dashboard de vendas.

A escolha dos mais adequados dependerá dos objetivos estratégicos da sua startup e do setor em que atua.

Como criar um dashboard de vendas?

Você pode ter acesso a um dashboard de vendas de duas maneiras: criando um do zero por meio de ferramentas de BI ou terceirizando o projeto a uma empresa especialista.

Em determinados casos, pode ser viável sustentar uma equipe de TI responsável por criar a alimentar as demandas de business intelligence

Em outros, a terceirização pode ser uma solução mais inteligente. 

De toda forma, enumeramos a seguir as principais etapas de criação de um dashboard de vendas.

  1. Antes de começar, identifique os objetivos que deseja alcançar com o dashboard de vendas
  2. Em seguida, escolha as métricas e KPIs que serão incluídos no painel, garantindo que estejam alinhadas com os objetivos do negócio 
  3. Explore diferentes ferramentas de visualização de dados, como gráficos de barras, linhas, pizza e mapas para representar as informações de forma clara e compreensível
  4. Evite a sobrecarga de informações e mantenha o design do dashboard limpo e intuitivo, priorizando a clareza e a facilidade de leitura e interpretação.

Por fim, garanta que o dashboard esteja sempre atualizado com dados em tempo real, de forma a garantir a precisão das informações e a orientação correta na tomada de decisões. 

Quais as ferramentas para criar um dashboard de vendas?

Existem várias opções de software para criar dashboards de vendas e de outros departamentos de sua empresa, como:

  • Microsoft Power BI: plataforma de business intelligence da Microsoft que permite criar dashboards interativos e visualizações de dados eficazes
  • Tableau: ferramenta de visualização de dados conhecida por sua facilidade de uso e recursos avançados de visualização
  • Google Data Studio: software gratuito do Google que permite criar dashboards personalizados usando dados de várias fontes, como Google Analytics, Google Ads, Planilhas Google
  • Sisense: plataforma de BI que oferece recursos avançados de visualização de dados e análise preditiva, capaz de lidar com grandes volumes de dados.

Essas são apenas algumas das opções disponíveis no mercado.

Antes de escolher um software para criar seu dashboard de vendas, faça testes e avalie as alternativas para encontrar a que melhor atenda às suas necessidades.

Especialistas em BI para melhorar suas vendas

Vimos até aqui que você pode criar seu próprio dashboard de vendas usando diferentes ferramentas de análise de dados, mas isso demanda investimento em uma estrutura mínima de BI.

Dependendo do porte e volume de transações do seu negócio, no entanto, a terceirização pode ser mais eficiente em termos de custo-benefício. 

Na Comece, principal hub de soluções contábil-financeira e de inteligência de dados para startups e scale-ups, desenvolvemos projetos de BI sob medida para o seu negócio.

Para o seu departamento de comercial, nossos especialistas desenvolvem um dashboard completo com os principais indicadores, como:

  • Desempenho de Vendas
  • Churn Rate
  • Comportamento de Compra
  • Análise de Preços e Descontos
  • Vendas por produto e categoria
  • Previsão de Venda
  • Desempenho Equipe de Vendas
  • Análise de Cross-Sell e Up-Sell
  • Análise Geográfica e de Canais de Vendas, e muito mais.

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Qualquer dúvida, agende um bate-papo com um de nossos especialistas.

Nossa missão é ajudar o seu negócio a dar certo!

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