Interessado em aplicar o business intelligence com Power BI em seu negócio?
Essa, de fato, é uma decisão inteligente.
Afinal, com a transformação digital e a produção de dados em volume cada vez maior, nenhuma empresa cresce e escala sem uma gestão data-driven eficiente.
Mas como usar o poder dos dados para ganhar vantagem competitiva?
Como o business intelligence com Power BI pode ajudar?
Se você tem dúvidas como essas, avance na leitura e descubra como aplicar na prática a inteligência de negócios.
Business intelligence com Power BI: por que usar a ferramenta?
O uso do business intelligence com Power BI é bastante popular entre empresas de diferentes setores, portes e segmentos por uma série de razões.
Vale ressaltar que as soluções de BI tem como objetivo captar, tratar e transformar dados em seu estado bruto em informações gerenciais de alto valor para a gestão.
Especialmente no universo das startups, a tomada de decisão baseada em dados é muito mais assertiva do que com base em “achismos” – por mais que o empreendedor tenha bom “feeling” e visão de negócios.
Sem um conjunto de ferramentas que transformem os “dados commodities” em ativos refinados, no entanto, os dados simplesmente não têm serventia.
Por isso, o business intelligence com Power BI é uma das soluções mais procuradas por empresas e organizações.
A seguir, confira suas principais vantagens.
Integração com diversas fontes de dados
Ferramenta desenvolvida pela Microsoft, o Power BI pode se conectar a uma ampla variedade de fontes de dados, incluindo serviços na nuvem, tabelas, arquivos locais e aplicativos online.
Além de ampliar as possibilidades de análise de dados, permite reunir diversas informações e insights em um único painel, simplificando o processo de tomada de decisões.
Visualizações interativas e personalizadas
O business intelligence com Power BI proporciona também diversas opções de visualização, como gráficos, tabelas e mapas interativos.
Essas funcionalidades permitem criar dashboards personalizados que atendam às necessidades específicas de cada usuário.
Atualizações em tempo real
O Power BI permite que os dados sejam atualizados automaticamente em tempo real, garantindo que os insights sejam sempre precisos.
Em ambientes cada vez mais dinâmicos, como o das empresas de inovação, em um curto espaço de tempo tudo pode mudar – e o gestor precisa estar a par dos acontecimentos.
Integração com o ecossistema Microsoft
Como o Power BI é parte do ecossistema Microsoft, a ferramenta pode trabalhar em sincronia com outros programas, como Excel, SharePoint e Office 365.
Essa integração facilita a incorporação do BI em fluxos de trabalho existentes e a colaboração entre equipes, o que pode otimizar muito o trabalho.
Power BI ou Excel: o que usar no projeto de business intelligence?
Embora o Excel seja uma ferramenta versátil e também utilizada para análise de dados, o business intelligence com Power BI oferece recursos específicos que o tornam mais adequado para projetos complexos e em larga escala.
O Excel até pode ser usado, mas em análises simples e tarefas individuais.
Quando se trata de grandes volumes de dados ou criação de visualizações avançadas, pode não ser a solução ideal.
O Power BI, por outro lado, foi projetado para lidar com análises robustas e oferece recursos avançados de modelagem de dados, visualização e compartilhamento.
Cabe mencionar ainda que existem diversas outras ferramentas de BI disponíveis no mercado, como Google Data Studio, IBM Cognos Analytics, Oracle Analytics Cloud e SAS Business Intelligence.
O business intelligence com Power BI é apenas uma das soluções mais conhecidas.
Como criar um projeto de business intelligence no Power BI?
Criar um projeto de business intelligence com Power BI envolve diversas etapas – e conhecimento específico sobre a ferramenta e análise de dados.
Do ponto de vista conceitual, o passo a passo se resume em:
1. Definição do projeto de BI
O primeiro passo para implementar o business intelligence com Power BI em seu negócio é definir o projeto.
Pode ser que você queira analisar a situação econômico-financeira da sua startup.
Ou a performance do departamento de marketing e vendas.
Pode ser que queira, ainda, implementar métricas e KPIs que monitorem o faturamento versus rentabilidade em diferentes períodos de tempo.
A determinação dos objetivos e metas ajudará a orientar o design do modelo de dados e a seleção das visualizações mais adequadas.
2. Coleta e preparação dos dados
O próximo passo é coletar os dados necessários e prepará-los para análise.
Esse é um processo que envolve a limpeza de dados, a integração de fontes diferentes e a transformação de dados brutos em formatos adequados para análise.
3. Modelagem dos dados
Uma vez que os dados estejam preparados, é hora de projetar o modelo de dados no Power BI.
Essa etapa envolve a criação de relações entre as tabelas, a definição de medidas e a criação de hierarquias para facilitar a navegação e análise.
O Power BI tem uma infinidade de recursos e ferramentas capazes de criar projetos robustos para diferentes tipos de demanda.
4. Criação das visualizações de dados
Com o modelo de dados pronto, o passo seguinte é criar as visualizações de acordo com os objetivos propostos.
Experimente diferentes tipos de gráficos e layouts para encontrar a melhor maneira de apresentar os insights aos usuários.
Lembre-se de que um projeto de BI eficiente não é aquele que tem informações demais, mas o suficiente para oferecer um panorama geral da performance do negócio.
5. Disponibilize os dashboard e relatórios
Uma vez que o dashboard esteja pronto, é hora de publicá-lo e compartilhá-lo com os usuários de interesse.
Isso pode ser feito de forma segura, controlando as permissões de acesso e garantindo que apenas as pessoas certas recebam os relatórios.
Projetos de business intelligence e dashboards personalizados para o seu negócio
O business intelligence com Power BI, como vimos, é uma solução interessante para criar projetos de BI capazes de nortear tomada de decisão e impulsionar o seu negócio.
Se você está em busca de uma solução assim para a sua organização, o Power BI certamente é uma opção interessante.
Criar os próprios projetos e gerir uma estrutura de BI, no entanto, custa dinheiro e demanda tempo – algo escasso, sobretudo entre as startups.
Nesse caso, a terceirização dos projetos de business intelligence a uma empresa especializada, como a Comece, é a decisão mais inteligente.
Oferecemos soluções de análise de dados para diversas áreas do seu negócio, como financeira, contábil-fiscal, pessoal, marketing e vendas.
Descubra projetos personalizados de Power BI para a gestão de negócios inovadores!
Se precisar de ajuda, é só falar com um de nossos especialistas.