Dashboard de marketing: o que é, qual a importância e como montar um?

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Precisando de um dashboard de marketing para otimizar suas campanhas e aumentar a captação de clientes para o seu negócio?

Essa, de fato, é uma ferramenta indispensável às empresas inovadoras, sobretudo na era pós-transformação digital.

Ter acesso aos dados certos no momento certo pode ser toda diferença entre o sucesso e o fracasso de uma estratégia, mesmo para startups que operam pelo modelo B2B.

Afinal, o dashboard de marketing funciona como uma bússola que orienta a tomada de decisões por meio de métricas e indicadores.

Se você quer saber como ter um dashboard de marketing personalizado, sem precisar construir uma estrutura inteira de TI, siga a leitura até o último tópico.

O que é dashboard de marketing?

Dashboard de marketing é um painel visual que centraliza e organiza as principais métricas de marketing de uma empresa.

Trata-se de uma ferramenta que reúne, de maneira intuitiva, gráficos, tabelas e outros recursos visuais que traduzem dados brutos em informações relevantes e fáceis de entender

Por meio de um dashboard, você acompanha o desempenho das suas campanhas de marketing, identifica oportunidades de otimização e toma decisões estratégicas com muito mais assertividade.

Todas as informações visuais são produzidas por meio de um avançado processo de análise de dados que considera, além de informações internas da empresa, dados do mercado e dos concorrentes.

Com um dashboard de marketing, você sabe exatamente quais estratégias estão gerando resultados e quais não estão.

Por que uma startup precisa de um dashboard de marketing?

Startups são negócios que não têm tempo (nem dinheiro) a perder.

O Chief Marketing Officer (CMO) não pode se dar ao luxo de investir numa estratégia com base no “achismo” ou simplesmente porque viu o concorrente fazendo.

Antes de tomar uma decisão, esse profissional precisa de ferramentas de business intelligence capazes de ajudá-lo a analisar padrões, identificar tendências e ir direto ao ponto.

Nesse contexto, um dashboard de marketing oferece diversos benefícios que impulsionam o crescimento e a otimização das estratégias, como:

  • Monitoramento em tempo real do progresso das campanhas em diferentes canais, como mídias sociais, e-mail marketing, website e anúncios
  • Identificação de pontos fortes e fracos por meio da análise de métricas de conversão, taxa de cliques, tráfego e outras informações
  • Otimização das campanhas de forma rápida e eficiente, ajustando as estratégias que não estão performando e investindo em ações com maior retorno
  • Alocação inteligente de recursos, priorizando as iniciativas com maior potencial de sucesso
  • Tomada de decisão baseada em dados.

Não por acaso, o marketing digital cresceu exponencialmente com a migração em massa da audiência dos canais analógicos para os canais digitais.

Com a orientação de um dashboard de marketing, é possível alcançar muito mais público gastando muito menos.

Quais métricas incluir no dashboard de marketing?

A escolha das métricas para o um dashboard de marketing depende basicamente dos objetivos da campanha e do modelo de negócio

Uma startup focada no consumidor final, por exemplo, pode usar métricas e indicadores ligeiramente diferentes de outra que tem como clientes pessoas jurídicas.

A seguir, confira as principais métricas que você pode configurar em seu dashboard de marketing.

Métricas de aquisição

Uma das primeiras informações a se observar em uma campanha de marketing é o fluxo de leads.

Para isso, você pode usar:

  • Tráfego por canal (mídias sociais, SEO, e-mail marketing, etc.)
  • Taxa de conversão de visitantes em leads
  • Custo por lead (CPL).

Métricas de engajamento

O engajamento também ajuda a entender se as estratégias estão ou não sendo eficientes. 

As principais métricas neste caso são:

  • Taxa de cliques (CTR) em e-mails e anúncios
  • Tempo médio de permanência no website
  • Número de visualizações de página
  • Taxa de engajamento nas redes sociais.

Métricas de conversão

As métricas de aquisição e engajamento até podem ser boas, mas se não forem convertidas em vendas efetivamente, algo está errado na estratégia.

As principais ferramentas para avaliar isso são:

  • Taxa de conversão de leads em clientes
  • Valor médio do pedido (AOV)
  • Retorno sobre o investimento (ROI)
  • Custo por aquisição (CAC).

O ROI e o CAC, inclusive, são métricas usadas também em outros aspectos do negócio, como em um dashboard financeiro ou no processo de captação de investidores.

Como montar um dashboard de marketing?

Para criar um dashboard de marketing que atenda às necessidades do seu negócio, você deve seguir um roteiro com as seguintes etapas:

  1. Defina suas metas e objetivos: o que você deseja alcançar com um dashboard de marketing? Quais informações precisa para tomar decisões inteligentes?
  2. Selecione as métricas que melhor representam seus objetivos: sempre que possível, use-as em contexto e faça cruzamentos para obter um resultado otimizado, como a relação CAC/LTV
  3. Escolha criteriosamente a ferramenta de criação do dashboard de marketing: existem diversas disponíveis no mercado, desde opções gratuitas a robustas e pagas
  4. Crie, personalize e compartilhe o dashboard de marketing.

Vale ressaltar que você pode criar uma estrutura própria de análise de dados, o que demanda tempo e recursos, ou escolher um caminho mais eficiente: a terceirização

Na maioria dos casos, delegar a função a um parceiro especializado é mais eficiente do que mantê-la dentro da própria startup.

Projetos de BI e dashboards personalizados para a sua empresa

Se você precisa de um dashboard de marketing ajustado à realidade do seu negócio, mas não quer investir em estrutura própria, a Comece tem a solução certa.

Principal hub de soluções para startups e scale-ups do Brasil, oferecemos projetos de BI sob medida para diferentes áreas do seu negócio, incluindo o marketing.

Aqui você conta com:

  • Desenvolvimento de dashboards personalizados
  • Integração com diferentes fontes de dados, conforme seus objetivos e metas
  • Treinamento da equipe para utilização do dashboard e muito mais.

Com um dashboard de marketing eficaz, você terá informações valiosas e atualizadas para tomar decisões embasadas e impulsionar o crescimento da sua startup. 

E o melhor: não precisa tirar o foco de sua equipe do que realmente importa: seu core business.

Gostou da ideia?

Então, agende um bate-papo com um de nossos especialistas e descubra como a Comece pode ajudar você neste e em outros aspectos do seu negócio. 

Além de soluções em business intelligence, oferecemos abertura de empresas, contabilidade consultiva, departamento de pessoal e RH e muito mais.

Nossa missão é ajudar o seu negócio a dar certo!

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