Early stage startup: o que é e quais os principais desafios dessa fase?

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Você sabe o que é early stage startup e por que essa fase é decisiva para o sucesso dos negócios inovadores?

Trata-se de um estágio cheio de desafios, mas fundamental para o alinhamento entre o problema, a solução e o mercado.

No early stage, a startup ainda está iniciando a sua trajetória, cujo objetivo é o crescimento exponencial.

Siga a leitura para saber mais.

O que é uma early stage startup?

Early stage startup é o estágio inicial de uma empresa inovadora, fase que compreende tanto o período de ideação quanto o início de operação, dependendo do método de classificação adotado.

Uma startup em early stage está em busca do problem-solution fit (encaixe entre problema e solução), bem como o product-market fit, que é o alinhamento entre a solução e o mercado.

Em geral, é nessa fase que o empreendedor mais precisa de recursos para alavancar o negócio, o chamado capital de risco (venture capital) ou capital semente.

No early stage, é comum as startups começarem com recursos dos chamados FFFs (Family, Friends and Fools), de investidores-anjo ou de incubadoras/aceleradoras.

Também é aqui que acontece o teste de mercado por meio do MVP (Minimum Viable Product), instrumento usado para medir e avaliar as percepções do público-alvo.

Quando começa a operação, uma startup early stage se transforma em um negócio efetivamente, com clientes pagantes, níveis intermediários de faturamento e estrutura razoavelmente definida.

A partir daí, está pronta para decolar.

Quais os estágios de crescimento de uma startup?

O early stage startup, como vimos, é o estágio inicial de uma empresa inovadora que, para escalar e valer o investimento, ainda precisa passar por outras etapas.

Na medida em que o negócio cresce e ganha a adesão do mercado, chama mais atenção dos investidores, que se sentem mais confiantes em fazer aportes maiores.

Não há uma regra, mas uma startup em fase de crescimento rumo à maturidade geralmente mira dois objetivos principais:

1. O IPO (Initial Public Offering): abertura de capital na bolsa de valores

2. Um M&A (Mergers and Acquisitions): processo de fusão ou aquisição.

Em ambas as hipóteses, pode-se dizer que a startup conseguiu consolidar seu modelo de negócio.

Vamos então aos principais estágios de crescimento dessas empresas inovadoras:

Early stage startup

O early stage startup, como vimos, é o embrião, onde tudo começa. 

Alguns especialistas classificam essa fase como “vale da morte”, devido à quantidade de empresas que sucumbem aos desafios antes de alcançarem a fase operacional.

Devido aos ajustes que precisam ser feitos entre a solução, o problema e o mercado, a startup queima muito caixa no early stage, o que geralmente demanda sucessivas rodadas de captação.

Também é neste estágio que as startups costumam pivotar com frequência, dependendo dos resultados dos testes de hipóteses feitos por meio do MVP.

Growth stage startup

O growth stage startup, ou estágio de crescimento, é a fase intermediária, quando o negócio começa a escalar, de fato.

A esta altura, a empresa já passou pelo teste de mercado, tem um market share considerável e faturamento em tendência de alta. 

As novas rodadas de investimento, geralmente das Séries A em diante, visam ao aumento da base de clientes e à escalabilidade (crescimento de receita superior ao crescimento dos custos).

No growth stage, a startup pode colocar em prática estratégias de fusões e aquisições ou até de internacionalização, dependendo dos seus objetivos e metas — e dos recursos levantados.

Late stage startup

O late stage startup, ou estágio final, geralmente é marcado pelo “exit” dos investidores que participaram do projeto desde o início. 

Ocorre quando a empresa alcança a “velocidade de cruzeiro”, etapa em que as taxas de crescimento diminuem, bem como os riscos inerentes ao investimento

Não há uma regra, mas é no late stage que a startup faz o IPO ou participa de um processo de fusões e aquisições com outras corporações. 

Quando isso acontece, os investidores vendem sua participação societária, embolsam o lucro e voltam a procurar novos projetos com potencial de escalabilidade.

Quais os principais desafios de uma early stage startup?

Os desafios de uma early stage startup estão relacionados sobretudo ao posicionamento da empresa no mercado.

Dentre os principais, podemos destacar:

Ajuste da solução ao mercado

Uma startup em early stage precisa aprimorar sua ideia de acordo com as reais necessidades do cliente, o que pode implicar em ajustes de trajetória ou em uma pivotagem completa.

Para encontrar o product-market fit, o empreendedor deve entender o cliente e avaliar o tamanho do mercado, a fim de descobrir se o problema é mesmo relevante. 

Captação de recursos

A captação de recursos nas rodadas de investimento tem importância fundamental na estruturação do negócio até o break-even point, mas não é uma missão fácil.

Considerando que o mercado de investimento em negócios inovadores ainda é incipiente no Brasil, convencer os investidores de que investir em sua startup vale o risco exige preparo e dedicação.

Estruturação do negócio

Como o early stage startup ainda é uma fase inicial, outro desafio é contratar equipes e montar uma estrutura que garanta o crescimento exponencial.

Algumas startups se inscrevem em editais de incubadoras e aceleradoras, outras preferem fazer parte de ambientes de coworking a fim de otimizar custos.

No fim das contas, o principal desafio acaba sendo a escassez de capital, uma realidade presente em qualquer projeto de investimento.

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