Healthtech: o que é, como funciona, importância e exemplos

healthtech0
Blog > Empreendedorismo > Healthtech: o que é, como funciona, importância e exemplos

Pensando em abrir uma healthtech e inovar na área da saúde?

Um estudo da IPC Maps mostra que somente em 2022 esse mercado movimentou R$ 348,3 bilhões no Brasil.

Para entender como as healthtechs estão revolucionando a saúde e como você pode se aproveitar desse movimento, leia este texto até o final! 

O que é healthtech?

Healthtech é uma startup especializada em inovações na área da saúde, especialmente em relação ao uso de tecnologias para melhorar serviços e produtos.

O termo é derivado da junção das palavras “healthcare” (saúde, em inglês) e “technology” (tecnologia).

Em geral, são startups cujo modelo de negócio busca desenvolver aplicativos, dispositivos médicos, plataformas online e softwares que otimizam processos e proporcionam mais qualidade de vida.

Um aplicativo de agendamento de consulta, por exemplo, é um tipo de healthtech, assim como um marketplace que une médicos e pacientes.

Conforme levantamento da plataforma Distrito, feito em 2023, há mais de 2 mil healthtechs em atividade no Brasil e na América Latina

Como funciona uma healthtech?

O funcionamento de uma healthtech envolve tecnologia avançada, como inteligência artificial, aprendizagem de máquina e análise de dados aplicada ao setor de saúde

A lógica é a mesma aplicada a outras empresas “techs”, como fintechs, legaltechs e construtechs: um empreendedor atento às oportunidades resolve testar e validar uma solução tecnológica para um problema relevante ainda não solucionado.

No contexto das healthtech, essas soluções podem incluir o desenvolvimento de aplicativos que monitoram a saúde dos usuários ou soluções de telemedicina que facilitam a relação médico-paciente.

Qual a importância das healthtechs?

As healthtechs desempenham um papel fundamental na revolução da saúde em todos os sentidos, proporcionando benefícios não apenas aos usuários finais, mas também aos profissionais envolvidos.

Por meio de soluções tecnológicas, é possível, por exemplo, melhorar o acesso à saúde em regiões remotas ou subatendidas.

Também se pode melhorar a eficiência dos serviços de saúde, resultando em redução de custos, agilidade no atendimento e otimização de rotina nas unidades de atendimento.

Para quem pretende investir ou abrir em uma healthtech, trata-se da possibilidade de obter ganhos exponenciais na medida em que o negócio contribui com a revolução do setor.

Exemplos de healthtechs no Brasil e no mundo

Alguns exemplos de healthtechs aqui e no exterior demonstram como o setor de saúde tem espaço para empreendedores com ideias inovadoras.

Healthtechs no Brasil

  • Dr. Consulta: plataforma brasileira que oferece consultas médicas e exames a preços acessíveis em diversas especialidades
  • Memed: healthtech que dispõe de um sistema de prescrição digital, facilitando a vida dos médicos e dos pacientes.

Healthtechs no mundo

  • Babylon Health (Reino Unido): plataforma de saúde virtual que permite consultas com médicos, triagem de sintomas e orientações por meio de aplicativo
  • Teladoc Health (EUA): uma das maiores plataformas de telemedicina do mundo, conecta pacientes a médicos e especialistas para consultas em qualquer dia e horário.

Como fazer a gestão financeira de uma healthtech?

A gestão financeira em uma healthtech, ou de qualquer outra startup, precisa ser feita com profissionalismo, mirando o crescimento exponencial no longo prazo. 

Isso não quer dizer, entretanto, que você precisa de um departamento financeiro com CFO e equipe dedicada.

Com o BPO financeiro da Comece com o Pé Direito, você delega as funções contábeis-financeiras a especialistas e foca no que realmente importa: seu core business.

Para saber como funciona, agende um bate-papo com um de nossos especialistas!

Deixe uma resposta