A tecnologia financeira tornou a gestão das empresas mais ágil, eficiente e prática, independentemente do seu tipo, porte ou segmento.
Em maior ou menor grau, está ao alcance de todos, até de um micronegócio que acaba de nascer.
Há ferramentas e serviços para as mais diferentes tarefas: gestão de fluxo de caixa, escrituração contábil, análise de KPIs, integração de sistemas e muito mais.
Ao longo deste artigo, vamos entender melhor o conceito de tecnologia financeira e descobrir qual a sua importância no contexto das startups e empresas inovadoras.
Avance na leitura até o final!
O que é tecnologia financeira?
Tecnologia financeira é o conjunto de inovações tecnológicas criadas para otimizar as rotinas do setor financeiro, seja de startups, empresas de grande porte ou pessoas físicas.
São soluções pensadas para tornar o processo de gestão de capital mais prático, barato, assertivo e automatizado.
Abrangem, portanto, uma ampla gama de serviços, como sistemas de pagamento e transferência, empréstimos peer-to-peer, finanças descentralizadas ou gestão de despesas corporativas.
Entre as empresas inovadoras pautadas pela gestão ágil e enxuta, a tecnologia financeira pode revolucionar a gestão diária do fluxo de caixa ou subsidiar decisões sobre investimentos.
Constitui-se de ferramentas indispensáveis à produtividade.
Qual a importância da tecnologia na gestão financeira?
A tecnologia financeira tem papel essencial no sucesso dos negócios inovadores, especialmente no contexto da economia 4.0.
Imagine o funcionamento de uma empresa algumas décadas atrás: transações em dinheiro vivo e em cheque, controle manual de planilhas impressas e um batalhão de gente cuidando da burocracia resultante das operações.
É algo mais ou menos parecido com a nossa relação com o serviço bancário tradicional. Tudo muito demorado, burocrático e aquela sensação de perda de tempo e de dinheiro.
Na medida em que a tecnologia financeira ganha espaço, cheques e dinheiro são substituídos por PIX, controle manual dão lugar a ERPs integrados e trabalho manual repetitivo abre espaço para sistemas inteligentes que automatizam rotinas.
No fim das contas, sua empresa reduz despesas administrativas, torna-se mais eficiente financeiramente e libera bons profissionais para tarefas mais relevantes.
Além de reduzir custos, evitar perda de tempo e mitigar erros humanos, a tecnologia financeira torna a empresa mais competitiva e rentável, o que é muito bom para os negócios.
Por que investir em tecnologia financeira?
Investir em tecnologia financeira não é um luxo, mas uma necessidade, principalmente se seu modelo de negócio busca a inovação.
Dentre as principais razões para investir em ferramentas e soluções tecnológicas que tornem seu financeiro mais otimizado, podemos destacar:
1. Eficiência operacional
A automatização de processos é uma das principais ferramentas da tecnologia financeira.
Ao economizar tempo e recursos, permite que a equipe se concentre em tarefas estratégicas, como a melhoria da eficiência operacional.
2. Tomada de decisão baseada em dados
Por meio de tecnologias financeiras, é possível também analisar dados, criar relatórios e fornecer insights valiosos que orientam a tomada de decisões.
A contabilidade digital com inteligência de dados, como a oferecida pela Comece com o Pé Direito para startups e scale-ups, cumpre muito bem essa função.
3. Gestão ágil e enxuta
A tecnologia financeira permite ainda que as empresas se adaptem rapidamente às mudanças do mercado e aproveitem oportunidades de crescimento.
No ambiente de extremas incertezas no qual as startups nascem e crescem, para agir rápido é preciso ser eficiente e ter clareza dos processos.
4. Redução de riscos financeiros
A tecnologia financeira também elimina diversos riscos relacionados ao manejo das finanças, seja de um endividamento mal dimensionado ou riscos de fraudes.
Isso é possível graças aos sistemas de segurança avançados e ao monitoramento constante.
5 ferramentas de tecnologia financeira para a sua empresa
Agora que você sabe o que é e como funciona a tecnologia financeira aplicada aos negócios, confira algumas ferramentas que podem ajudar a gerir sua empresa com muito mais qualidade.
1. Cartões corporativos integrados
Os cartões corporativos integrados são uma maneira eficaz de gerenciar despesas de negócios.
Eles permitem que o gestor controle e monitore os gatos dos funcionários de maneira prática e simples.
Além disso, é possível definir limites, categorizar despesas e gerar relatórios detalhados, simplificando a conciliação financeira.
2. Integração de ERP
Um ERP financeiro integrado a outros sistemas da empresa ou ao sistema do escritório contábil também faz parte do arsenal de ferramentas financeiras.
Além de eliminar a necessidade de inserção manual de informações, oferece visibilidade em tempo real sobre finanças, vendas, investimentos e outras transações.
3. APIs com dados financeiros
As APIs (Application Programming Interfaces) também são ferramentas poderosas de tecnologia financeira que permitem aprimorar a análise e o planejamento.
Ao integrar APIs de dados financeiros aos sistemas, você obtém informações atualizadas e pode tomar decisões com muito mais assertividade.
4. Plataformas de análise financeira
As plataformas de análise financeira, por sua vez, oferecem uma ampla gama de ferramentas para avaliar o desempenho financeiro de um negócio.
Podem ser úteis ao monitoramento do fluxo de caixa, identificação de padrões e tendências, projeções orçamentárias e muito mais.
Um ótimo exemplo disso são os dashboards de Power BI, que hoje podem ser aplicados diretamente na gestão financeira e contábil de empresas que precisam visualizar dados complexos para tomar decisões.
5. Sistemas de pagamento online
Outra ferramenta indispensável à boa gestão são os sistemas de pagamentos online, especialmente para empresas que têm operações online, como startups.
A utilização de sistemas digitais, seguros e confiáveis não apenas oferece conveniência aos clientes, como garante agilidade e simplicidade às transações.
Dashboard financeiro para empresas de inovação
Se você tem um negócio inovador e está em busca de soluções em tecnologia financeira para otimizar sua gestão e crescer sem medo, conheça o BI com dashboard financeiro da Comece com o Pé Direito.
É uma ferramenta que apresenta, de maneira intuitiva e visualmente agradável, as principais análises dos dados financeiros do seu negócio.
Não se trata de atender às exigências regulatórias apenas — ao contratar nossos serviços de contabilidade consultiva com inteligência de dados, você tem acesso a:
- Análise da evolução da receita e do lucro líquido
- Cálculo do faturamento por região
- Monitoramento e controle do fluxo de caixa
- Análise de DRE (vertical e horizontal)
- Visualização dos principais indicadores, como CAC, LTV, MRR e ticket médio.
Nossa principal missão é facilitar a interpretação das informações contábeis e financeiras por meio de infográficos atualizados, além de projetar o futuro do negócio.
Conheça nossas soluções de Business Intelligence para contabilidade!