O core business deve ser o foco de atenção de todo gestor de startup que pretende crescer exponencialmente e alcançar a escalabilidade.
As atividades secundárias, como as rotinas burocráticas pouco relevantes, não devem consumir tempo e energia de quem tem decisões importantes a tomar.
Isso não significa, é claro, negligenciar aspectos corriqueiros, mas necessários ao bom funcionamento do negócio.
Trata-se de focar no que realmente importa.
Ao longo deste artigo, você vai entender porque o core business deve receber atenção especial e como gerenciar o tempo de maneira organizada e eficiente.
O que é core business?
Core business é a atividade principal de uma empresa, definida como o cerne de seu modelo de negócio e responsável pela maior parte do faturamento e dos resultados.
Também conhecido como “negócio principal”, representa o foco estratégico da organização dentro do seu nicho de mercado.
O core business de uma startup geralmente é definido pelo produto ou serviço mais relevante de sua “prateleira de soluções”.
Uma empresa de tecnologia, por exemplo, pode ter seu core business na produção de software, enquanto o de uma empresa de varejo pode ser produtos de moda.
Essa atividade principal também representa, via de regra, a maior parte da alocação dos investimentos, tanto financeiros quanto humanos e estruturais.
As atividades secundárias, por outro lado, são chamadas de “non-core business” e incluem os produtos menos relevantes e as atividades de suporte complementar.
Em geral, são operações passíveis de terceirização, que podem ser feitas de diferentes maneiras por meio de estratégias de BPO.
Qual a diferença entre core business, missão, visão e valores?
Os conceitos de core business, missão, valores e visão são correlacionados, mas existem algumas diferenças entre eles que devem ser consideradas.
Vamos às explicações:
- Core business: como vimos, trata-se da atividade principal de uma empresa, aquela que constitui o foco do seu modelo de negócio
- Missão: trata-se de uma declaração concisa que define o propósito fundamental e a razão de ser da organização. A missão descreve o que a empresa faz, para quem e como faz
- Valores: representam os princípios e crenças fundamentais que orientam o comportamento e a cultura organizacional da startup. São as convicções que norteiam as decisões e ações de todos os membros da equipe
- Visão: é a declaração inspiradora que descreve as expectativas futuras do negócio, ou seja, onde a empresa quer chegar. A visão de uma startup geralmente é ambiciosa e desafiadora.
Enquanto o core business consiste no principal serviço ou produto que uma empresa tem para oferecer, a missão, visão e valores são elementos que fazem parte do propósito e da estratégia da organização.
Exemplos de core business
Para facilitar ainda mais o entendimento, vamos a alguns exemplos reais de core business de startups e empresas consolidadas, tanto no Brasil quanto no exterior.
Airbnb
O core business da Airbnb é conectar pessoas que desejam hospedar-se temporariamente em algum lugar a proprietários que tenham imóveis disponíveis para alugar.
Fundada em agosto de 2008 em São Francisco, Califórnia (EUA), a startup tem um valor de mercado de US$ 80 bilhões (junho de 2023).
Uber
O principal negócio da Uber é transportar pessoas por meio de uma plataforma digital que conecta motoristas particulares a passageiros.
Além do transporte de pessoas, a empresa americana, fundada também em São Francisco, Califórnia, tem outras atividades secundárias, como entrega de encomendas.
SpaceX
Fundada em 2002 por Elon Musk, a SpaceX tem como core business a exploração espacial, com objetivos bem ousados, como a colonização de Marte.
A empresa desenvolve lançadores de foguetes e espaçonaves com o objetivo de tornar as viagens pelo espaço mais acessíveis.
Nubank
Inicialmente uma empresa de pagamentos, o Nubank, um dos principais bancos digitais brasileiros, tem como core business a simplificação da experiência bancária.
Sem taxas e sem filas, oferece diversos serviços financeiros por meio do app, incluindo cartões de crédito, contas bancárias, investimentos e empréstimos.
Coursera
No âmbito da educação digital, o core business da Coursera é o encurtamento da distância entre alunos e as principais instituições de ensino do mundo.
Por meio de uma plataforma de aprendizagem online, a edtech americana oferece cursos, especializações e programas de iniciação em mais de 200 instituições renomadas.
Brex
O core business da Brex são pacotes de serviços financeiros focados em startups e executivos, como emissão de cartões de crédito corporativos e soluções de gerenciamento de despesas.
Reúne em um só lugar cartões globais, reembolsos, viagens e pagamento de contas.
Apple
No caso da Apple, seu core business é o desenvolvimento de produtos eletrônicos, como iPhones, Macs e iPads, além de serviços relacionados.
Seu valor de mercado se aproxima dos US$ 3 trilhões.
Amazon
O negócio principal da Amazon é o comércio eletrônico, incluindo venda de produtos físicos, mas também streaming de mídia e serviços em nuvem (AWS).
O valor de mercado da gigante de Jeff Bezos é de cerca de US$ 1,3 trilhão.
Embraer
A brasileira Embraer tem como principal negócio a fabricação de aeronaves comerciais, executivas e militares.
É a terceira maior fabricante global de jatos comerciais e líder no segmento de aviões de até 130 assentos.
Por que é importante ter foco no core business?
O foco no core business é fundamental, especialmente no universo das startups, que se propõem a oferecer soluções inovadoras para dores ainda não solucionadas.
Trata-se de um grande desafio, levando em conta que uma empresa em crescimento precisa lidar com questões trabalhistas, regulatórias, tributárias e financeiras.
Não é incomum encontrar sócios-fundadores sufocados por tarefas que poderiam ser delegadas a terceiros, quando deveriam estar focados no que realmente importa.
Talvez esteja aí uma das principais causas do alto índice de mortalidade precoce de startups que nascem com uma proposta de valor interessante, mas não conseguem ganhar tração.
A seguir, confira algumas razões pelas quais você não deve tirar o foco do seu core business:
- Especialização e competência: ao se concentrar no core business, uma startup pode se especializar em determinado nicho, tornando-se referência no seu segmento
- Eficiência operacional: ao direcionar recursos, investimentos e esforços para o core business, o foco é ajustado nas operações com maior potencial de retorno em detrimento de operações menos estratégicas
- Construção de marca: concentrar-se no core business permite também que a startup construa e fortaleça sua marca em torno de sua área de especialização, criando uma identidade sólida perante os clientes e demais stakeholders.
- Crescimento exponencial no longo prazo: ao dominar o core business, você tem condições de crescer e escalar, além de identificar novas oportunidades dentro de sua área de especialização.
Uma organização focada e empenhada em executar sua proposta de valor certamente tem mais condições de reduzir custos e maximizar resultados.
Além de estabelecer uma marca sólida e no mercado, tem mais chances de obter vantagem competitiva frente aos concorrentes.
Como identificar o core business da sua empresa?
A identificação do core business consiste no principal elemento do plano de negócios.
Trata-se de identificar um problema que aflige um público relevante para o qual ainda não haja solução e transformá-lo em oportunidade de negócio.
O core business, portanto, precisa estar claro antes mesmo de o empreendedor pensar em registrar a empresa.
Surge a partir de uma ideia de negócio, que pode ser validada ou não a partir dos testes e pesquisas de mercado, notadamente através do MVP.
Identificar o core business de uma empresa envolve uma análise cuidadosa de suas atividades, recursos, competências e proposta de valor.
As principais etapas desse processo são:
- Avaliação da oferta de produtos ou serviços, de forma a identificar aqueles que são fundamentais para o sucesso do negócio
- Análise da vantagem competitiva, considerando pontos fortes e fracos na comparação com os concorrentes
- Análise da demanda (e do tamanho) do mercado, que precisa ser grande o suficiente para justificar o investimento de tempo e dinheiro
- Avaliação da rentabilidade das principais linhas de negócios da startup, principalmente usando indicadores financeiros
- Feedback constante dos clientes, sobretudo quando se trata de soluções que podem mudar repentinamente, seja por interferências internas ou mercadológicas.
Ao analisar o core business da sua startup, lembre-se de que o mercado é dinâmico e que pivotar faz parte desse universo.
Muitas empresas nascem e chegam a crescer um pouco, mas morrem logo depois por não tomarem o cuidado de revisar e ajustar sua definição de core business.
Estratégias para aumentar o foco no core business
Agora que você sabe o que é e como definir o core business do seu negócio, confira a seguir algumas estratégias que ajudarão a manter o foco na atividade que mais importa.
Simplifique suas operações
O primeiro passo para aumentar o foco no core business é identificar as atividades que não estão diretamente relacionadas à operação principal e verificar se é possível simplificá-las.
Você pode fazer isso eliminando excessos, aglutinando funções, automatizando tarefas ou terceirizando-as a empresas especializadas.
Defina metas e indicadores
Outra estratégia que pode ajudar você a focar no seu core business é a definição de metas e indicadores.
Você pode criar uma meta de longo prazo e outras de curto e médio prazo, os chamados milestones – os investidores gostam disto.
Os indicadores vão monitorar o desempenho operacional do seu negócio e informar, até em tempo real, o status do cumprimento das metas.
Priorize a alocação de recursos
Outra estratégia capaz de ajudar você a focar no core business tem a ver com a alocação dos recursos, tanto financeiros quanto não financeiros.
Direcione o capital monetário, humano e tecnológico para as atividades mais importantes da sua empresa em ordem de relevância.
Investimento em pesquisa e desenvolvimento de produtos-chave e nas equipes que lidam diretamente com o core business são exemplos.
Terceirize as funções “non-core business”
Na mesma linha da simplificação das operações, a terceirização é uma ótima estratégia para ajustar o foco no core business.
Ao delegar funções pouco relevantes a empresas especialistas no assunto, você desonera sua equipe para cumprir as metas e ganha tempo para pensar em estratégias de valor.
Nesse contexto, procure parcerias com outras empresas que possam complementar e fortalecer o seu core business.
Além de aumentar o foco na atividade principal, sua empresa reduz a estrutura de custo e se torna muito mais competitiva e eficiente.
Como a terceirização do back office ajuda a reforçar o core business?
A terceirização do back office, ou seja, a contratação de serviços de suporte administrativo e operacional, pode ajudar a fortalecer o core business do seu negócio de diferentes maneiras.
Uma delas certamente é a redução de custos.
Ao contratar um prestador de serviços para cuidar do administrativo, contábil e financeiro você reduz gastos, por exemplo, com equipe administrativa interna e infraestrutura.
O back office terceirizado também permite ganho de escala, um aspecto relevante, sobretudo dentro do ecossistema startup.
À medida que sua empresa cresce, você pode demandar mais do terceirizado.
Outra grande vantagem é o acesso à expertise dos melhores profissionais do mercado.
Ao terceirizar o back office, você conta com equipes dedicadas e treinadas para lidar com tarefas específicas sem precisar desenvolver internamente tais habilidades.
Experimente o BPO financeiro e de RH na sua startup
Viu como o foco no core business é fundamental para o crescimento do seu negócio?
Se depois de ler este texto, você chegou à conclusão de que precisa simplificar as rotinas da sua empresa e focar no que realmente importa, temos uma ótima notícia.
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